quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Uma noite singular do Arquitecto

São de veludo as palavras
Daquele que finge que ama
Ao desengano levo a vida
A sorte a mim já não me chama

Vida tão só
Vida tão estranha
Meu coração tão mal tratado
Já nem chorar me traz consolo
Resta-me só o triste fado

A gente vive na mentira
Já nem dá conta do que sente
Antes sozinha toda a vida
Que ter um coração que mente

(Rodrigo Leão/Ana Vieira)

Ser "Cáustico"

Estava eu a ver o Telejornal, da uma da tarde, quando deu a notícia das afirmações de Belmiro de Azevedo à Revista Visão.

Aparecia a foto de Belmiro de Azevedo com a legenda: "CÁUSTICO"!

Não deixei de sorrir...há uns dias atrás o Blog "LISBOA SOS" chamava "Cáustico" ao Arquitecto da CML!

Eu pensava que cáustico era qualquer coisa próxima de corrosivo (ver aqui o significado) mas pelos vistos quem diz verdades e chama as coisas pelos seus verdadeiros nomes também é cáustico.

Bom, pelos vistos já somos três em Portugal: O Belmiro de Azevedo; o Arquitecto da CML e o Alberto Gonçalves da revista Sábado.

O Plano da Matinha em discussão


A notícia já era esperada. Neste momento torna-se bastante conveniente dar a voz ao Povo. Há alguém neste País mais sabedor e conhecedor das questões urbanísticas do que a populaça?

Especialistas? Técnicos? Urbanistas? Arquitectos? Para quê? O Povo é que sabe da coisa!!!

Veja-se as palavras do Dr. Santana Lopes: "Gosto de construção em altura!". Há outros que não! Gostam mais de construção baixinha! E...ainda há aqueles que gostam mais de bacalhau com grão! E outros ainda de praticarem sexo! Há gostos para tudo!!!

Repare-se que a notícia é tão elucidativa que o Arquitecto responsável nem tem nome... "é o filho do Arquitecto Manuel Salgado!" Será que o homem não tem identidade própria?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uma notícia para pensar

É inacreditável!

Vale a pena ler esta notícia e...os comentários também!

«O gabinete do chefe de Estado-maior da Armada não quis comentar "questões de natureza operacional".»

A isto chama-se "dever de lealdade, confidencialidade e urbanidade"!

Claro que, segundo outros, chama-se "incompetência, descoordenação ou eventualmente desonestidade com ocultação de provas"! Depende só do ponto de vista...

É Portugal no seu melhor!

Falar sobre a Liberdade


"A liberdade de expressão não é um valor absoluto"! É desta forma que este artigo do DN é iniciado.
Ouvir um Advogado falar de "valores" é sempre uma anedota interessante! Enfim, não é um Advogado qualquer...é do escritório ABBC. (O fundador era gago!)
Eu até entendo o que o indivíduo quer dizer: "não existem valores absolutos! A existir algum, só se for o valor dos meus honorários!"
Nós entendemos...
Mais à frente, um outro advogado que apesar de pertencer a uma "das maiores sociedades de Advogados" preferiu o anonimato "por questões de segredo profissional"!
Que parvoíce...!!!
Digam lá que estes "tipos" não têm jeito para contar anedotas...
Vale a pena ler o artigo. Não pela sua profundidade, mas sim pela boçalidade e ligeireza com que estes assuntos são analisados pelos "juristas" da nossa praça.
É, na verdade, confrangedor ver jornalistas, advogados e juristas a falarem de liberdade, desta forma, três décadas e meia depois do 25 de Abril de 74.
No tempo em que eu era um jovem pré universitário era comum ouvir dizer que o Curso de Direito era o Curso dos burros, (estúpidos e ignorantes). Eu ouvia essas coisas e não gostava! Considerava que eram ofensivas de todos aqueles que optavam por seguir a área do Direito. Mas, passados todos estes anos e perante a experiência de vida, começo a ter sérias dúvidas se esses dizeres de origem popular, não tinham mesmo razão de ser...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Arquitecto Camarário V


O Arquitecto camarário e os camarários não Arquitectos
No final de 2009 houve uma "profunda" alteração no estatuto dos funcionários públicos. Todos os licenciados passaram a ter uma carreira remuneratória única, sendo intitulados como Técnicos Superiores da Função Pública!
Mas, - há sempre um "mas" - esta aparente igualdade não se aplica aos Arquitectos camarários!
Enquanto todos os outros licenciados são remunerados de igual forma, os Arquitectos camarários têm que pagar "do seu bolso" a quota à Ordem dos Arquitectos! E se não o fazem são ameaçados com penhoras de bens e processos disciplinares por não estarem a cumprir a Lei! O facto de ser Arquitecto da autarquia significa para a Ordem dos Arquitectos que aquele Arquitecto está a praticar actos de Arquitectura e a usar o titulo de Arquitecto, logo, tem que ser "membro do clube" e pagar as quotas!
A Autarquia, por seu lado, não quer saber disso para nada! Isso é um problema dos Arquitectos e da Ordem, eles que o resolvam.
Mas o que se passa com os outros licenciados autárquicos?
Na Câmara de Lisboa existem inúmeras especialidades e licenciados em muitíssimas áreas. Não as conheço todas, mas uma coisa eu sei: a generalidade dos licenciados a trabalharem na Autarquia não são obrigados a pagar qualquer quota, seja a quem for, para o fazerem!
Mas, vejamos o caso específico dos licenciados em Engenharia. De todos os Engenheiros Civis a trabalharem na Autarquia e a assinarem documentos com o título de Engenheiro, quantos estão inscritos na Ordem dos Engenheiros? Eu conheço vários que não estão! E mais, conheço alguns que nunca estarão porque simplesmente não podem estar! Mas, todos eles ganham o mesmo que os Arquitectos...
Vejamos o caso dos licenciados em Direito. Conheço muitos, a que chamamos Juristas e que simplesmente não pertencem à Ordem dos Advogados e na maioria dos casos nem podem pertencer! Mas, todos eles ganham o mesmo que os Arquitectos...
Já me esquecia...temos também os licenciados em Direito que devido às suas funções na Câmara são obrigados a pertencerem à Ordem dos Advogados! São os Advogados que representam a Câmara em Tribunal! A estes, a Câmara paga "uma espécie de compensação" (de valor equivalente às quotas da Ordem dos Advogados), segundo as palavras da Sra. Vereadora no Público de 18 de Novembro, devido à sua exclusividade (que se veio a saber na mesma notícia que era falsa).
Gostaria também de falar nos licenciados em Medicina, mas não tenho elementos que sustentem qualquer afirmação. Julgo, no entanto, que também deve ser um caso bem interessante em termos comparativos com os outros licenciados.
Enfim, sem dúvida, o Arquitecto é o parente pobre desta grande família dos licenciados da Câmara. Nós somos os únicos que estamos inibidos de exercer a nossa profissão em acumulação de funções e também os únicos que têm que pagar para trabalhar.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Delito de Opinião


Há uns tempos atrás, quando ia tomar um café, a meio da manhã, com uma colega Engenheira, ela decidiu falar-me do "Arquitecto da CML":
"Ó Arquitecto, já viu o que aquele colega anda a escrever no Blog? Não sei quem é, mas lá que os tem no sítio, tem! É preciso ter coragem para escrever aquelas coisas!"
Eu fiquei um pouco atrapalhado e sem palavras...a Senhora Engenheira é uma pessoa toda "certinha", obediente e bem educada. Mas, ela continuou:
"Sim! É verdade! É preciso "ter tomates" – peço desculpa - para escrever aquelas coisas!"
Eu nem queria acreditar no que estava a ouvir...e muito menos sabia como responder. Disfarcei, desvalorizei o assunto e a conversa derivou rapidamente para outros temas mais próximos da nossa realidade quotidiana.
A conversa passou, mas eu fiquei a pensar.
"Que medo é este de emitir opinião?"
Eu pensava que o chamado "delito de opinião" tinha terminado, em Portugal, a 25 de Abril de 1974!
Mas, pelos vistos, não terminou!
Na função pública, a propósito da fidelidade ao serviço e à instituição e da evidente necessidade de sigilo profissional, criou-se a mentalidade de que os funcionários são uns invertebrados sem direito a emitirem opinião!
Não!
Muito sinceramente, nem que tenha que alegar "objecção de consciência", o "Arquitecto da CML" não vai pactuar com a mentira e falsidade!
A minha religião não me permite pactuar com gente desta! Pessoas que mentem descaradamente...pessoas que intoxicam a opinião pública com mentiras...pessoas que não assumem o que fazem...pessoas que tomam decisões erradas e que tentam por todos os meios desviar as atenções...
Não! Nós vivemos numa Democracia onde o Direito à Opinião e à livre expressão de ideias é um direito inalienável e não deverá ser, em situação alguma, um acto de coragem!
Também neste campo das ideias, e na forma da sua expressão, se está a tornar urgente uma clarificação política, pois começam a ser muitos os "oprimidos" que vivem diariamente com o "medo" de dizerem aquilo que pensam!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Aprender a Viver em Democracia

Esta notícia do Público e do Jornal I, deixou-me algo apreensivo!

Será que o "Arquitecto da CML" também está a precisar de um curso de ética?

Eu não sei o que os Pilotos da TAP andaram a escrever no Facebook...mas, parece-me que não agradou muito ao patrão.

No fundo estes Pilotos têm sorte em viverem na actualidade. Se fosse no tempo do Numerobis já tinham sido atirados aos crocodilos...se fosse no tempo da Inquisição já estavam na fogueira...se fosse no tempo do Hitler já estavam numa câmara de gás...se fosse no país de Mao já tinham ido parar a um campo de reeducação...se fosse na antiga União Soviética já estavam na Sibéria, enfim, como vivem aqui e agora, num país democrático, vão somente fazer um pequeno Curso de Ética.

Na verdade, quando leio ou ouço, histórias deste género, que cada vez estão a surgir com mais frequência, mais fico convencido que se está a tornar urgente dar uma formação à classe dirigente deste País sobre Democracia, Liberdade e Ética.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A (Des)Ordem dos Arquitectos

Há uns dias atrás recebi em casa o “pasquim” da Ordem dos Arquitectos! Junto do referido vinha este pequeno panfleto que aqui publico.
(Clicar na imagem para ampliar)


Como de costume, achei interessante! Um concurso público para um Projecto de Arquitectura!!!

Pois,... é pena é que eu, devido a ser Arquitecto da Câmara de Lisboa, não possa concorrer a estas coisas...

Não sei se é provocação...mas lá que parece, parece! A Ordem dos Arquitectos sabe que eu não posso exercer a profissão fora da Câmara e continua a insistir e a enviar-me mensalmente “papelada” a falar em concursos, em prémios e noutras “coisas boas” a que eu não tenho acesso!

Mas, para meu espanto, hoje deparo-me com esta notícia no Público...

Enfim,...a Ordem envolve-se em cada coisa...é inacreditável!

Mas, como se não bastasse, aconselho seriamente o visitante e leitor a visitar o Blog 5DIAS.Net.

Um comentador chamou a atenção para estes textos e na verdade...há coisas que ainda me surpreendem.

Esta Empresa Pública, chamada “Parque Escolar”, foi criada para promover as obras no parque escolar, faz adjudicações directas de projectos de Arquitectura sem concursos a tudo o que é amigo e conhecido...incrível! E mais incrível ainda é vermos que muitos dos Arquitectos envolvidos “na coisa” fazem parte dos órgãos de Direcção e gestão da Ordem dos Arquitectos! Inacreditável!

Afinal parece que não é só a CML que precisava duma Sindicância...pelo que me é dado observar, há outros locais onde a Sindicância seria bem mais útil, como por exemplo, esta Empresa Pública e, porque não, a Ordem dos Arquitectos...ou será a Desordem dos Arquitectos?

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Arquitecto Camarário IV


O Arquitecto camarário e o não camarário
Há uns tempos atrás, falava eu com uma colega que tem um pequeno Atelier de Arquitectura, aqui em Lisboa:
"Temos que alterar esta situação da Ordem! Repara naquilo que nos estão fazer na Câmara! Pagam mal, perseguem-nos, pressionam-nos, não nos deixam trabalhar cá fora e ainda por cima obrigam-nos a pagar quotas à Ordem! A Ordem ignora-nos e agora chegou ao cumulo de vir com ameaças de penhoras de bens sobre aqueles que não pagam as quotas! Esta situação não é justa nem sustentável, temos que fazer qualquer coisa! Além de tudo isto ainda somos descriminados: olha para os Advogados. A esses a CML paga as quotas da Ordem dos Advogados!"
Perante isto a colega olhou-me e disse: "Na verdade, tens razão, contudo tens que perceber que nós que exercemos a profissão fora da Câmara também temos muitas razões de queixa sobre vocês pois há muito trabalho que nos é "roubado" por colegas que trabalham nas Câmaras!"
E a conversa prolongou-se com argumentos de parte a parte.
Na verdade, todos teremos as nossas razões! Mas só temos uma Ordem dos Arquitectos!
Os interesses dos arquitectos camarários são em muitos casos diferentes e mesmo opostos aos dos Arquitectos não camarários.
A evolução do exercício profissional da Arquitectura, nas Autarquias, levou à criação da imagem de que os Arquitectos camarários "têm a faca e o queijo na mão! Eles é que decidem...eles é que podem acelerar ou atrasar um processo..." Este facto aliado aos ridículos ordenados pagos pela função pública, levou ao desenvolvimento duma situação generalizada de tráfico de influências, cunhas e compadrios, tão característica do nosso povo.
Estou convencido que esta situação terá tendência para melhorar, não devido aos ridículos planos de boas práticas e de combate à corrupção, mas sim, devido, principalmente, à melhoria da legislação urbanística e do seu enquadramento com definição de regras cada vez mais claras e transparentes através dos Planos Directores e dos Planos de Pormenor.
É certo, porém, que se não houver uma alteração do Estatuto do Arquitecto camarário e da sua relação com a Autarquia e a Ordem, a sua imagem para os colegas não camarários vai continuar a ser de um concorrente e inimigo que está ali, não para ajudar, mas sim, para "fiscalizar", incomodar, e prejudicar a sua acção e o seu trabalho. Não deixaremos de ser elementos "castradores" dos nossos colegas!
Eu sonho com outra realidade! Uma realidade, em que o exercício da profissão de Arquitecto, é um direito dos Arquitectos camarários e não camarários, realizado em Liberdade, com honestidade e responsabilidade!
É difícil, mas é um sonho possível!!!

Um Homem e uma Obra

Um homem e uma Obra que todos devíamos conhecer!

George Orwell é hoje recordado no Jornal I!

Aconselho a leitura a todos os visitantes.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Arquitecto camarário III


O Arquitecto camarário e a Câmara Municipal

Há cerca de um ano atrás, 86 Arquitectos da Câmara de Lisboa, descontentes com a sua situação profissional fizeram uma exposição ao Sr. Provedor de Justiça manifestando as razões do seu descontentamento.
Estes Arquitectos não acreditavam que fosse possível alterar a sua situação através do diálogo com a Ordem e com a Câmara. Desta forma recorreram a uma Autoridade externa e independente de forma a esta poder intervir e pressionar a Ordem dos Arquitectos e a Câmara Municipal no sentido de ser reposta alguma dignidade e justiça na carreira de Arquitecto camarário.
Infelizmente, a resposta foi no sentido de "falarmos" primeiro com a Presidência da Câmara, e curiosamente, a missiva antecipava o que veio a acontecer: "se não obtiverem resposta...deverão colocar novamente a questão à Provedoria de Justiça!"
No Jornal "O Público" de 18.11.2009, o Bastonário da Ordem afirmava:
"Sobre quem paga a quota isso é uma questão a discutir com a entidade empregadora".
Pois! Pois! Tudo isto seria verdade se a "entidade empregadora" estivesse disponível para falar com os seu empregados!
Durante um ano, foram enviadas três cartas à Presidência da Câmara! Não houve resposta!!!
A Ordem dos Arquitectos segundo o Jornal "O Público" de dia 18 de Novembro, já enviou duas cartas à Presidência da Câmara para falar do assunto mas também não obteve resposta!
É este o País onde vivemos e é esta a nossa realidade!
A Câmara Municipal impõe aos seus Arquitectos directivas da Ordem dos Arquitectos (de legalidade duvidosa), descrimina os Arquitectos em relação a outros Técnicos Superiores e "enfia a cabeça na areia à espera que a tempestade passe"!
Na minha opinião, todos poderão ter as suas razões e também divergências de opinião: A Ordem, a Câmara e os Arquitectos camarários!
Mas há uma verdade de que tenho a certeza: "A Câmara não tem razão, nem justificação, para não falar com os seus Arquitectos nem com a sua Ordem!!!"
Esta atitude dos responsáveis camarários poderá ser admissível, aceitável ou compreensível, num regime de Ditadura, mas num regime Democrático, é inadmissível, inaceitável e incompreensível!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Arquitecto camarário II


O Arquitecto camarário e A Ordem dos Arquitectos

Segundo a opinião da Ordem dos Arquitectos um licenciado em Arquitectura que exerça a sua profissão numa Câmara Municipal tem que estar "obrigatoriamente" inscrito na Ordem dos Arquitectos e ter as suas quotas em dia, ou seja, ser Membro efectivo da Ordem.
E porquê?
Esta opinião da O.A. é baseada em duas situações previstas nos Estatutos da Ordem:

1ª - Os Estatutos da Ordem referem que o Título de "Arquitecto" só pode ser usado por membros efectivos da Ordem dos Arquitectos! Todos os licenciados em Arquitectura que não forem Membros efectivos da Ordem não podem usar o título de "Arquitecto" mas sim "Lic. em Arquitectura"!

2ª - Os Estatutos da Ordem fazem um referência explícita e uma descrição exaustiva, do que são considerados "actos de Arquitectura" reservados exclusivamente aos Arquitectos com plenitude de direitos. E na descrição feita (de forma errada) considera como actos de Arquitectura próprios da profissão a emissão de pareceres sobre Projectos de Arquitectura.
Perante estas duas situações, a O.A. considera que qualquer Arquitecto a trabalhar numa Câmara Municipal tem que ser Membro efectivo da Ordem!

Para o Presidente da Ordem, João Rodeia, a questão é simples:

"Quem pratica actos próprios da profissão de arquitecto tem de estar inscrito e pagar as quotas. Se um arquitecto não pratica esses actos, porque está afecto a outros serviços, não tem de estar inscrito, ou pode pedir a suspensão. Sobre quem paga a quota isso é uma questão a discutir com a entidade empregadora".
(no Jornal O Público de 18.11.2009)

Esta é a análise feita pelo Bastonário da Ordem! Qualquer "Zé Pacóvio" acabado de chegar à Cidade não faria uma análise mais simples!

Perante isto, que podemos nós dizer?

Será assim tão simples e linear a situação profissional dos Arquitectos Camarários? Não! NÃO!!!

A situação não é assim tão simples!!!

Infelizmente a situação é bem mais complexa.
É lamentável que o Bastonário demonstre tanta ignorância sobre o que é uma Autarquia e principalmente o que é a Câmara de Lisboa!

É lamentável que o Bastonário demonstre tanto desprezo e desinteresse pelos membros da Ordem a que preside!

A verdadeira realidade do Arquitecto na Câmara de Lisboa é completamente diferente da expressa pela Ordem dos Arquitectos. As Câmaras mudaram...a legislação urbanística mudou radicalmente...o estatuto do funcionário público mudou...e as pessoas que estão à frente da Ordem parece que pararam no tempo, olhando para a Câmara de Lisboa e para os seus Arquitectos como se vivêssemos há trinta anos atrás!

A Câmara de Lisboa tem ao seu serviço mais de trezentos Arquitectos – mais de 60.000 €/ano em quotas para a Ordem! Na sua esmagadora maioria, estes Arquitectos, devido às funções que desempenham, não estão a praticar qualquer acto de Arquitectura, mesmo considerando as definições enumeradas nos Estatutos da Ordem.

Hoje, mesmo em termos de carreira, já não são chamados e remunerados como Arquitectos, mas sim como Técnicos Superiores, em igualdade com todos os outros licenciados da função pública!
Perante esta situação, como é possível que a Ordem obrigue, de forma indiferenciada, a que um qualquer licenciado em Arquitectura seja membro efectivo da Ordem só por trabalhar para uma Câmara Municipal? E se este não paga a quota a Ordem ameaça-o com penhoras de bens...

É impressionante a falta de respeito, destes dirigentes, para com os Arquitectos camarários que têm vindo a participar, ao longo dos anos, no financiamento da Ordem, da qual nada recebem em troca!

É impressionante a falta de seriedade intelectual, demonstrada por estes dirigentes, na discussão deste assunto!

E Esta ?

Não se assustem...Estas imagens não são, nem de Bagdad, nem do Haiti!

Estas imagens são de Lisboa, junto ao Estádio Universitário, Campo Grande, Segunda Circular!

Na verdade parece uma coisa diferente, mas não! É somente uma rua cujos habitantes e proprietários são funcionários da CML,...incluindo-se entre eles o Director Municipal da Reabilitação Urbana!
(Para ampliar basta clicar na imagem)











O Arquitecto Camarário I


Hoje não houve tempo, nem cabeça, para escrever! Mas, amanhã será um novo dia!
A partir de amanhã e durante a semana, esperamos vir a ter tempo e cabeça para escrever um conjunto de textos de análise e reflexão sobre a situação profissional dos Arquitectos camarários.
Vamos falar da relação da Ordem dos Arquitectos com os Arquitectos camarários, das quotas da Ordem, da existência da Ordem e da sua utilidade e legalidade, da incompatibilidade e exclusividade, dos actos de Arquitectura, da carreira profissional do Arquitecto camarário, enfim...destas questões e de outras que venham a ocorrer.
Iremos tentar abordar estas questões de forma sistemática, simples e objectiva!
Solicito a todos os visitantes Arquitectos e não só, que me comuniquem sugestões e opiniões para o seguinte e-mail: oarquitectodacml@gmail.com.
A vossa participação é fundamental e essencial.
É evidente que há demasiadas "coisas" erradas nesta profissão! Cada vez mais se torna urgente falar e escrever sobre elas!
O Medo e o Silêncio não são solução!!!

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Nova Moda: Encaminhar...

Não será novidade, mas está na moda: Encaminhar...como resposta! Assunto encerrado e resolvido! Veja aqui o que aconteceu à Alta de Lisboa.

Aos Arquitectos da CML aconteceu o mesmo há já um ano atrás...

Pelo menos sabemos que não é só connosco...

Estrategix foi dispensado

É inacreditável e não é perceptível para nós, humanos! Mas, parece que é verdade!
Estrategix (segundo o grande Numerobis), que devia ter sido dispensado em Janeiro de 2008, foi dispensado na passada Sexta-feira – dois anos depois!

Não temos pena! O Ser não presta!

No entanto, ficamos a pensar: "Será que quem faz isto é melhor?"

Temos muitas dúvidas! Isto na realidade, é um "mundo cão" em que "cada um tenta comer o outro antes que o outro o coma a ele".

Este triste e antipático Ser (Estrategix – segundo o grande Numerobis) fez todos os favores...favoreceu...prejudicou...foi obediente e servil...abnegado, interessado e interesseiro...prepotente para os subordinados...subserviente para os superiores, e por fim...é dispensado!

É certo que um Ser estúpido e arrogante não merece melhor sorte...mas, nós temos outra perspectiva...

Acreditamos que Estrategix (segundo o grande Numerobis), é o fruto desta diabólica máquina em que se tornou a CML! Estou convicto que ele, Estrategix (segundo o grande Numerobis), não é verdadeiramente o culpado desta situação!

O grande problema está nesta máquina burocrática e interesseira, chamada CML, que, infelizmente, continua a fabricar, todos os dias, novos Estrategix (segundo o grande Numerobis)...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Uma peça trágico-cómica em exibição na Capital

A CML está a tornar-se numa peça teatral trágico-cómica de mau gosto.

Trágica pelo impacto que tem na nossa vida do dia a dia, cómica pela parvoíce e estupidez que diariamente emana para a opinião pública e finalmente de mau gosto devido aos temas que escolhe para exercer a sua "autoridade", provocando pessoas como eu, que sou Católico.

Caros amigos visitantes, leiam o artigo do Público, e digam-me sinceramente: "Que pessoas são estas? O que é que pretendem?"

É a "gentinha" desta, que eu, como funcionário, tenho que obedecer e transmitir a opinião institucional, inibindo-me da minha opinião pessoal?

É isto que está no manual das Boas práticas do combate à corrupção!

Tenham paciência...mas não contem comigo!!!

O texto publicado, e as afirmações feitas, mereciam outro tipo de análise e crítica mas, sinceramente, já não tenho paciência para tanta estupidez e ignorância...
Julgo que, este tipo de pessoas, (que fazem afirmações destas para os jornais) deveriam candidatar-se às Novas Oportunidades do Engª Sócrates!
Pensando bem, e tendo em conta que isso também é uma aldrabice, o melhor é ficarem quietinhos, gozarem a vida e se possível inibirem-se de emitirem opiniões pessoais conforme os funcionários da CML (segundo o código de conduta).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Notícias Com Graça

Não! Hoje, não vou escrever sobre o colega Manuel Graça Dias, mais conhecido, neste Blog, por Manuel Dias sem Graça.

Hoje, decidi escrever sobre uma notícia do Público, onde o nosso Presidente, Dr. António Costa veio anunciar a sua intenção de até final de 2010 realizar a reforma...desculpem, enganei-me...não é realizar, é apresentar uma proposta de Reforma Administrativa para a Cidade de Lisboa!

Para tal a Câmara começou pela "constituição de uma equipa de missão para elaborar a proposta de reorganização estrutural e funcionamento de serviços da autarquia"!

Reorganização estrutural dos serviços da Câmara e reforma administrativa da Cidade! É o chamado "dois em um"!

E é aqui, neste preciso momento que entra a "graça", que muito sinceramente, não sei se a tem porque não conheço a Senhora, ou seja, a Vereadora Graça Fonseca vai ter a tutela destas reformas.

Esta notícia deixa-me contente, alegre e feliz...finalmente, alguém me ouviu! Há mais de vinte anos que eu ando a dizer a Directores e Vereadores que a Reforma Administrativa da Cidade é um passo fundamental para a sua organização, planeamento e gestão.

Foi preciso chegar o Dr. António Costa para dar uma resposta aos meus anseios e desejos! (infelizmente não a todos, mas enfim...)

Acreditem, que quando ouvi o Dr. António Costa prometer isto na campanha eleitoral, quase me convenceu a votar nele. Infelizmente não acreditei e portanto não votei nele! Estava enganado e já estou arrependido!

Por outro lado, gostei muito de saber que vai ser "constituída uma equipa de missão"! Isto quer dizer que vamos ter missionários a trabalhar no assunto! Eu, como sou católico, sempre tive um grande apreço por este tipo de pessoas! E para não pensarem que isto é só gozo (desculpem os risos) eu vou fazer aqui uma confidência: "Eu até fui casado por um Padre missionário"!

E por fim, deixo aqui os meus mais sinceros votos de êxito para esta inovadora (já tenho lágrimas de tanto rir) iniciativa! Espero que esta prometida reestruturação dos serviços corra um pouco melhor que as outras, incluindo aquelas que o Dr. António Costa tem vindo a fazer de forma ilegal para colocar... desculpem, mas esta parte não tem graça e na verdade estou a exagerar!

Boa sorte para os Missionários!!!

Ficamos a aguardar as reformas...desculpem (já é a 3ª vez que me engano e peço desculpa!).

Ficamos a aguardar as propostas de reformas administrativas, estruturais e outras que tais...

É só mais um pequeno caso

Este caso do evento da Red Bull é só mais um pequeno sinal daquilo que há muito tempo se está a passar na Câmara de Lisboa!

Por aqui temos vindo a denunciar várias situações e iremos continuar a fazê-lo!

O caos e a desorganização interna ultrapassou os limites aceitáveis há muito tempo e em várias áreas: do Urbanismo ao Planeamento; da Gestão do Património à Gestão Financeira; da relação com os privados à relação com as Empresas Municipais...enfim, um mundo de confusões e mal entendidos fruto da incompetência e irresponsabilidade generalizada ao nível dos políticos que têm governado e governam esta casa!

Enfim! O povo lá sabe...e vai ser o povo residente e utente da Cidade que vai pagar a factura. Os funcionários já a estão a pagar...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os riscos que uma pessoa corre...(sem saber)


Na verdade uma pessoa está sempre a aprender. Somente pelo facto de estar vivo, ser Arquitecto e trabalhar na CML uma pessoa corre riscos que nem imagina!
Vejam só o que eu descobri na minha última visita ao Psiquiatra...
O Dr. descobriu e identificou que eu estava de forma "muito frequente" a correr o risco de "Ausência de cultura de serviço público de excelência"! Digam lá que não é espectacular uma pessoa descobrir uma coisa destas? Ainda por cima sem estar à espera.
Fiquei preocupado com o assunto e perguntei-lhe como é que podia sanar este "risco identificado".
E vejam só o que ele me receitou.
Entre outras coisas aconselhou-me o seguinte: "Potenciar a inovação e a interacção com os diferentes stakeholders (ex: modernização administrativa, mecanismos de participação e monitorização externa, benchmarking de licenciamento a um nível intermunicipal, rating de qualidade de serviços prestados e de serviços empreendedores)."
Claro..., como já calcularam...nunca mais visitei o referido Psiquiatra e fiquei neste estado "meio abrutalhado" e ignorante que se constata pelos textos que por aqui vou rabiscando mais ou menos diariamente.

Um Estranho Plano


"O Arquitecto da CML" teve, hoje, acesso ao "PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO OS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS".
É um triste Plano!
É um triste Plano em todos os sentidos!
Este Plano revela inconsciência, irresponsabilidade, incompetência e mesmo desonestidade!
Não é clara nem transparente a forma como foi elaborado e basta ver o site da CML para se perceber o caos instalado e o trabalho feito à pressa e de forma descuidada. Não é de todo aceitável que a prática da realização e elaboração do Plano seja em tudo contrária ao proposto no seu conteúdo.
Não consigo perceber porque é que o Plano não foi imediatamente colocado à disposição dos visitantes do site da CML!
Antes pelo contrário, é colocado um pedido de desculpas porque parece que nem sabiam (por lapso) que o Plano já tinha sido entregue no Tribunal de Contas. E para provar que estão a falar verdade colocam em anexos os dois ofícios da entrega do documento...não será tudo isto um pouco ridículo demais?
Mas, ultrapassando estas questões formais, o documento em si não deixa de ser revelador. Quem o fez ou é ingénuo ou é parvo! Ou será somente ignorante? Não sei! Sinceramente, julgo que não seja nada disto...concerteza deve ser inteligente, astuto, intelectualmente evoluído e deve pensar que todos nós somos estúpidos, parvos, ignorantes e intelectualmente inferiores! Não há paciência!!!
Quando um grupo significativo de pessoas Inteligentes e Dirigentes "pensa" que se alteram comportamentos e formas de estar e viver por Decreto Lei ou Regulamento ou Plano de Prevenção...algo está errado.
Quando esse mesmo grupo de pessoas (que faz estes Planos) é o principal responsável e provocador das irregularidades e corrupção existente...algo está muito errado!
O cinismo tem limites! E este documento é um dos documentos mais cínicos que eu vi até hoje!
Não vou escrever aqui, hoje, sobre o conteúdo deste Plano! Vou aguardar a sua publicação para posteriormente, eventualmente, fazer uma análise mais detalhada. Não quero de forma alguma "revelar informação para o exterior sem prévia autorização". Eu desejo e tenho como intenção "salvaguardar a confidencialidade da informação nos termos legalmente previstos".
É certo que "a transparência na difusão da informação, transmitindo a posição institucional com isenção e objectividade, abstendo-se de emitir opinião individual" é só uma obrigação enquanto funcionário público e dentro do meu horário de trabalho! Mas aqui o Plano esqueceu-se da minha LIBERDADE como pessoa e cidadão porque eu pago impostos e tenho o direito constitucional a ter OPINIÃO INDIVIDUAL!
Por fim, é incrível, como é que um documento destes tenha esquecido a Direcção Municipal que maiores riscos corre em termos de corrupção!!! Terá sido esquecimento? Não sei não!
E a troca de nomes dos Dirigentes?
Não! Definitivamente, não há paciência para estes Santos de pau carunchoso!!!

As Boas Práticas

Hoje, é daqueles dias que se calhar era melhor não escrever nada!

Depois daquilo que aqui escrevi ontem, deparei-me hoje, no Correio da Manhã, com esta notícia:
(Clicar na imagem para ampliar)

Ainda não percebi muito bem...mas isto até parece uma provocação! Será que esta gente quer que os funcionários da CML, e os Arquitectos em particular, percam a cabeça?

Esta gente, que nunca cá trabalhou, vem ensinar-nos "boas práticas"? Desta forma?

"O Arquitecto da CML" leva para casa ao fim de um mês de trabalho mil e tal euros!!!

"O Arquitecto da CML" é enxovalhado diariamente nos jornais como sendo corrupto!!!

"O Arquitecto da CML" é acusado diariamente de tudo o que está mal na Cidade!!!

"O Arquitecto da CML" é obrigado a pagar quotas à Ordem dos Arquitectos apesar de exercer a profissão em exclusividade para a CML!!!

"O Arquitecto da CML" é ameaçado com penhoras de bens por não pagar as quotas à Ordem, apesar de não poder exercer a sua profissão em proveito próprio!!!

Mas que querem estes "chicos espertos"???

Eles ganham mais!

Eles podem acumular funções!

Eles não são Arquitectos nem conhecem a profissão!

Eles vêm dar lições de moral e comportamento a quem deu a sua vida à Instituição chamada CML e á Cidade onde nasceu!

Tenham vergonha na cara!!!

"Boas práticas" seria terem respondido às cartas que "Os Arquitectos da CML" vos enviaram!!!

"Boas práticas" passava por não se encontrarem em funções antes do regime de funcionamento, da Comissão criada, ser aprovado!

"Boas práticas" passava por terem um pouco mais de vergonha e respeito por quem trabalha!!!

O Silêncio

O "Silêncio vale ouro" diz o povo!

E nós, na Função Pública, e em particular na Câmara da Capital do Reino, fazemos coro: "O SILÊNCIO VALE OURO"!!!

Que bom é ser funcionário público...que bom é ser Arquitecto da Capital do Reino!

O Silêncio vale ouro diz o povo, e digo eu também, que sou Arquitecto da Capital do Reino!

Educação e Corrupção


Há uns dias atrás, sabe lá Deus porquê, perguntei ao meu filho – que entrou este ano para a Universidade – quais as disciplinas e respectivos créditos. Ele, prontamente, ligou o computador e mostrou-me a informação.
Fiquei admirado ou não tanto.
Aquilo que vi e o leitor também pode ver em http://www.unl.pt/guia/2009/fe/c-482 é a "prova" daquilo que aqui escrevi, sobre a corrupção, em 18 de Outubro de 2009:
"O nosso ensino (e também as nossas famílias) não está vocacionado para a formação ética e moral das próximas gerações."
As três cadeiras do 1º Semestre com menor crédito (1/3 das restantes) são: "Competências pessoais"; "Ética e Responsabilidade Social" e "Pensamento Crítico"!
Este é o valor que a Universidade dá à ética, à moral e ao pensamento crítico!
Estou convencido que, sem formação ética e moral e sem espírito crítico não é possível combater a corrupção.
Neste momento uma das primeiras gerações oriundas deste "défice moral e ético" chegou ao poder e começamos a sentir os primeiros efeitos.
Não sendo, por natureza, um pessimista, estou convencido que tempos ainda mais difíceis se aproximam e que as nossas liberdades individuais, cada vez mais, vão ser postas em causa, por causa da nossa incompetência na formação dos nossos "rebentos"...
Como referi, no texto acima citado, não é só esta a causa da "corrupção", tão convenientemente falada pelos nossos políticos actuais...mas irá ser, sem dúvida, em termos de médio e longo prazo, uma das suas principais causas.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Alberto Gonçalves é assim...ainda me consegue surpreender..

Como todos sabemos o nosso Parlamento aprovou hoje, à hora do almoço, "o casamento gay"!!!

Eu que tenho opinião sobre o assunto, perante a situação social actual, julgo ser conveniente não falar do assunto! Além disso, este Blogue não se dedica a este tipo de questões.

No entanto, não resisti a partilhar com os visitantes deste espaço uma pequena reflexão...

Hoje, assisti ao acontecimento histórico e de inegável "avanço civilizacional", que foi a aprovação do casamento entre casais homossexuais pela RTP1. À porta da Assembleia da República onde se deu o evento, junto às escadarias, um enorme grupo, de (10 a 12) raparigas jovens, festejava o grandioso acontecimento com "Champanhe"!!!

No final da peça jornalística, duas jovens, perante a câmara, davam um "beijo na boca" de forma apaixonada. E, por fim, o pivot afirmou e esclareceu que as duas jovens eram actrizes, estavam a representar porque nenhum casal homossexual se tinha disposto a "fazer a cena"...

Agora, ao fim do dia, visualizei este texto/video de Alberto Gonçalves...

Afinal, que raio de País é este?

Em quem é que podemos acreditar? Será que isto é tudo "um faz de conta"? Será que este País só trabalha para as câmaras de Televisão?

E por fim, e por mera curiosidade, gostava de saber "Quem é que pagou, e quanto, às actrizes que deram o beijo apaixonado em frente das câmaras à frente da Assembleia da República?"

Será que passaram recibo? Pagaram o IVA? Estão credenciadas para o exercício da actividade?

Será que têm as quotas da Ordem em dia?

Não sei não...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os Sem Abrigo

Quem visita este Blogue já percebeu que este assunto me interessa. Sobre ele escrevi aqui no dia 25 de Dezembro.

Hoje vejo esta notícia no Público!

Não percebo...sinceramente, não percebo!

Está muito frio e vão permitir que os sem abrigo se recolham nas instalações do Metro!

É caso para dizer: Venha o frio durante os outros 364 dias do ano!!! Talvez assim as autoridades deste País encontrassem abrigo para estes seres humanos!

Quero só deixar uma pergunta: A que temperatura é que se dá abrigo a quem o não tem? 4º C, 0 º C, -5º C ou será ainda menos? Sinceramente, eu tento perceber...mas sou mesmo estúpido!

Não consigo perceber esta porcaria de sociedade onde vivo...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A propósito da insatisfação...

Para os colegas do elevador, aqui fica a mensagem de António Variações...

Coisas estranhas ou talvez não...

Não sei se é verdade, mas dizem que tem mais de 2064 anos...

O que é que se passa no Campo Grande 25?

Hoje, fiz quatro viagens de elevador nas instalações da CML.

À chegada,...na saída para almoço,...na vinda de almoço,...e na saída ao final da tarde!
Nunca tal me tinha acontecido...

Não é assustador, mas fez-me pensar...afinal, que se passa nesta casa?

Logo de manhã, à chegada, partilhei o elevador com três homens que se dirigiam para o 2º andar – o andar onde estão os gabinetes dos Vereadores – tinham bom porte, vestiam bem e via-se à distância que eram gente com dinheiro ou "importância"...não eram da casa! Com toda a certeza vinham para uma reunião ao mais "alto" nível...

Durante a longa espera – um dos elevadores (como de costume) estava em manutenção – fui "obrigado" a ouvir a conversa entre os "engravatados"...

E que conversa...histórias do edifício...mal feito...inadequado...adaptado...não foi construído para isto...o negócio com a Ferrovial...ilegalidades em cima de ilegalidades...e por fim riam-se e diziam com ar trocista: "Coitados dos desgraçados que têm que trabalhar aqui!"

À saída, no segundo piso, não resisti em dizer-lhes: "Já nos habituámos...!"

Mas, o pior, ou mais triste, foram as outras três viagens de elevador...não é que em todas elas me deparei com colegas, que não sei onde trabalham nem o que fazem mas, que tinham a característica comum de estarem a criticar e a dizer mal das suas chefias e dos serviços onde trabalham?

Afinal...o que é que se está a passar nesta casa?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Políticos, Vereadores e Responsáveis ou será Irresponsáveis?


A notícia já não é nova. Aconteceu no início do Mês de Dezembro de 2009 e quem tiver curiosidade pode encontrá-la aqui.
Resumindo, um Vereador da Câmara de Odivelas despistou-se às 5.30 h da manhã quando conduzia um Audi A4 da Autarquia! Não! Não ia para a Autarquia trabalhar...segundo a notícia, vinha da Discoteca e dirigia-se para casa!
Abordado pela GNR foi detectado que se encontrava alcoolizado...reagiu mal...desentendeu-se com os Guardas e dois deles tiveram que receber tratamento hospitalar (Será verdade?).
Passou um Mês e deparamos com esta notícia!
Não dá para acreditar! Afinal quem é que é mais irresponsável? O Vereador alcoolizado que se despistou de madrugada ou estes senhores que têm a "pouca vergonha" de tomar decisões destas?
Eu pensava que em caso de acidente se fosse detectado álcool no condutor o Seguro já não assumia qualquer responsabilidade! Não é assim? Então e neste caso do Sr. Vereador quem é que assume os danos na viatura da Autarquia?
Por fim, constatamos que o Sr. Vereador afinal não vinha da Discoteca...mas antes pelo contrário: "o autarca regressava a casa depois de se ter deslocado a uma iniciativa em representação da presidente da Câmara". Será que a iniciativa era na Discoteca?
Enfim, é o nosso País e estes são os nossos representantes...estamos em Portugal...

PS: Também em Dezembro ocorreu um grave acidente com viaturas do Estado na Av. da Liberdade. Nenhuma regra de segurança foi cumprida, foi colocada em risco a vida dos transeuntes e a urgência assinalada era falsa. Ainda estou para ver como é que a questão vai ser resolvida em termos patrimoniais e de responsabilidade civil...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Prendas de Natal

Houve tempos em que o Presidente da CML por altura do Natal oferecia aos funcionários uma pequena lembrança: "Uma prenda de Natal"!

Mas, os tempos mudaram e o Presidente também. O nosso actual Presidente é pessoa séria! E é ateu com muita honra! Ele próprio, mesmo em cerimónias religiosas, faz questão de o afirmar!

Eu gosto de pessoas assim! Firmes, convictas e coerentes! Prendas para os funcionários? No Natal? Os funcionários estão cá é para trabalharem e para atingirem os objectivos definidos no SIADAP!

Eu estou de acordo com o Sr. Presidente! Era muito feio os Srs. Presidentes andarem a oferecer prendas aos funcionários com o dinheiro da Autarquia! Agora é diferente!

E se não fosse assim, como é que o Sr. Presidente podia oferecer uma prenda de Natal no valor de 9,5 milhões de euros à EPUL?

Há prendas e prendas...

SIADAP, a quanto obrigas...

No final do Mês de Novembro recebemos o nosso recibo de vencimento reforçado com o 13º Mês! Nada mau! Mas este ano ele vinha acompanhado com outro presente...a 1ª "nota" do famoso SIADAP!

Pela primeira vez os nossos Digníssimos Chefes tiveram a honra e gentileza de nos darem a nossa primeira "nota" no âmbito do SIADAP!

A "nota" comunicada no final de Novembro de 2009 era referente ao nosso desempenho durante o ano de 2008! Isto é que foi pensar!!! 11 meses a reunir e reflectir sobre o desempenho de cada um de nós! Pela minha parte só posso agradecer tanta consideração...

Eu, por mero desinteresse sempre estive de fora destas coisas da "avaliação". Constatei agora que os Dirigentes máximos da função pública juntamente com os Sindicatos e outros inteligentes, decidiram inventar uma escala de avaliação deveras interessante: Cinco níveis que começam no –1 e sobem até ao 3!

Pelos vistos os níveis 2 e 3 têm "quotas"! Os outros níveis não...Isto de ser empenhado e trabalhador não pode ser para todos, mas somente para aqueles que se enquadram nas quotas pré estabelecidas.

Na verdade, e agora a sério, fico triste quando vejo este País a funcionar desta forma. Tantas horas gastas...tanta reunião...tanto "trabalho"...para sair este autêntico "aborto" que é o SIADAP?

Porquê tanta mentira? Que avaliação é esta? O que tem ela de diferente da que já era feita?

Enquanto este País continuar a ter dirigentes desta laia não terá qualquer hipótese de evoluir de forma sustentada aproximando-se dos nossos parceiros europeus.

Pelo que tenho visto à minha volta, julgo que o SIADAP não é o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública mas sim o índice de Subserviência Instalado e A Desenvolver na Administração Pública.

Espero que existam excepções, mas por aquilo que vejo a regra geral é: quanto mais subserviente maior a "nota"!

Pobre Portugal...pobre CML...

Um Feliz 2010


Em primeiro lugar, quero desejar a todos os colegas, leitores e visitantes um feliz ano de 2010! Eu sei que as perspectivas não são as melhores...mas, mesmo assim...um bom ano para todos vós!
Durante os últimos dias decidi retirar-me para um daqueles poucos locais onde ainda não há telemóvel e internet...foi bom!
Amanhã, não vai ser tão bom, pois irei voltar ao telemóvel, à Internet, à CML e a todas as questões relacionadas com os Arquitectos camarários.
A vida não pode ser só prazer e a vida de Arquitecto camarário não o é de certeza...
Infelizmente, não conheço nenhum colega (camarário) que manifeste prazer na sua actividade profissional! Será isto normal? Julgo que não...
Por aqui, iremos continuar a remar contra a maré...
Pela dignificação e valorização da profissão de Arquitecto ao serviço das Autarquias!!!