quinta-feira, 1 de julho de 2010

A farsa da "vistoria conjunta"


Há dias na vida que, sem terem nada de importante, nos mostram muito bem a realidade em que vivemos.

Hoje, foi um deles... o dia em que o Arquitecto da CML, a trabalhar na Gestão Urbanística, é "obrigado" por decisão superior, a participar numa farsa intitulada "vistoria conjunta" com a fiscalização!!!

Para quem não trabalha no Urbanismo de Lisboa e não conhece a estrutura camarária esta conversa parece estranha... e, na verdade, tudo isto é estranho, até para quem por aqui vai "trabalhando"...

A realidade é difícil de explicar e ainda mais difícil de perceber, mas vou tentar...

A Câmara de Lisboa, a nível do Urbanismo, organizou-se em termos funcionais, e há uns anos atrás, com uma divisão, em termos territoriais, da Cidade em quatro partes (Divisões) em que cada uma das Divisões tinha equipas multifuncionais que faziam Gestão e Fiscalização Urbanística!

O modelo estava errado e o Arquitecto da CML nunca o aceitou muito bem... mas, quem manda são os políticos...

Com a chegada dos novos dirigentes e a subida ao poder da Madre Superiora de Carnide, o modelo foi alterado, apesar de oficialmente se manter tudo na mesma... uma ilegalidade que até hoje ainda não consegui perceber porque é que ninguém reparou... nem funcionários, nem técnicos, nem requerentes, nem promotores, nem oposição... ninguém!!!

Ninguém reparou que há vários anos o Urbanismo de Lisboa vive e é gerido na maior das ilegalidades com nomes e funções trocadas e sem qualquer sentido!

As quatro divisões de Gestão que tinham equipes multidisciplinares para fazerem Gestão e Fiscalização passaram a Duas Divisões de Gestão e Duas Divisões de Fiscalização! Os nomes mantiveram-se mas as funções mudaram!!!

E, como se não bastasse, inventaram a figura das vistorias conjuntas!!!

A paranóia da corrupção atingiu o seu máximo: "como a fiscalização é corrupta e temos que a controlar, vamos ordenar vistorias "conjuntas" com técnicos da Gestão e técnicos da Fiscalização!"

Bom... não vou escrever mais... a estupidez atingiu limites inimagináveis: antes a organização era má e não funcionava porque havia equipes multidisciplinares e meses depois mudam-se pessoas e serviços... mente-se à opinião pública, falsificando funções, e para terminar, ordenam-se "vistorias conjuntas" com os mesmos técnicos que as faziam anteriormente...

Enfim... a "vistoria conjunta" com a fiscalização, que o Arquitecto da CML fez hoje, correu bem e deu para falar e lembrar muitas outra vistorias que eu fiz com a simpática Engenheira da CML que foi, durante vários anos, minha colega da tal equipe multidisciplinar.

1 comentário:

Numerobis disse...

O mais engraçado é que o comentário dos mais altos responsáveis pela gestão urbanística a esta situação é:
- Se alguém se queixar logo se vê...