sábado, 24 de julho de 2010

As tertúlias do "Arquitecto da CML"...


Há uns tempos atrás estava eu numa das minhas "tertúlias" com os colegas da Câmara de Lisboa quando um antigo dirigente desta casa, sabendo a minha verdadeira identidade e aquilo que por aqui vou escrevendo, me disse: "Tu andas mesmo a pedi-las! Até parece que queres que te ponham na rua, mas, eu acho, que tens alguma na manga!"

Na verdade, não tenho nada na manga! A única coisa que tenho na manga é a verdade e a frontalidade!

A verdade da razão que nos assiste! A verdade de não querer ser tratado abaixo do respeito mínimo que se deve ter por qualquer cidadão!

Se é certo que muitos têm medo das consequências da verdade e da frontalidade... eu não tenho!
Nasci assim!!!

Por vezes, penso um pouco (mesmo muito pouco) nestas coisas, e... tenho a sensação que esta "loucura" de ser frontal e verdadeiro assusta e intimida muita gente.

Infelizmente, estes cobardes que nos governam e dirigem nem coragem têm para enfrentar a frontalidade e a verdade!!!

Como eu gostaria, de estar cara a cara, em Tribunal, para me explicarem aquilo que têm feito aos Arquitectos Camarários... mas não!!! Eles não querem!

Uma cambada da cobardes e oportunistas que têm medo (ou será terror?) de pessoas frontais!!!

Não sei, nem estou interessado em saber, se é esta a razão porque permitem que o "Arquitecto" continue a patrocinar e incentivar as "tertúlias" que diariamente ocorrem e causam escândalo... até quando???

Será que têm medo? Será terror? Ou será, simplesmente, incompetência? Não sei, e não tenho opinião!

Não estará na altura de me explicarem, bem como a todos os Arquitectos da CML e das outras Câmaras do País o porquê da forma como nos estão a tratar? Ou será mesmo necessário organizar uma "tertúlia" a nível nacional?

Uma coisa eu sei! Nas próximas semanas não vou pensar nestes estranhos seres que julgam que governam este País e que julgam que têm poder e que mandam nisto e naquilo!

Nas próximas semanas o "Arquitecto" vai "pastar caracóis" para outras bandas!

Boas férias, boas tertúlias, e até breve...

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Contra a corrente


Há dias enviaram-me um e-mail com este texto...achei interessante, e aqui fica para quem tiver paciência de o ler, e quiser pensar, e reflectir um pouco...

"A carta que se segue foi escrita pelo padre salesiano uruguaio Martín Lasarte, que trabalha em Angola, e endereçada a 6 de Abril ao jornal norte-americano The New York Times. Nela expressa a sua perplexidade diante da onda mediática despertada pelos abusos sexuais de alguns sacerdotes a par do desinteresse que o trabalho de milhares religiosos suscita nos meios de comunicação.

Eis a carta.

Querido irmão e irmã jornalista:
Sou um simples sacerdote católico. Sinto-me orgulhoso e feliz com a minha vocação. Há vinte anos vivo em Angola como missionário. Sinto grande dor pelo profundo mal que pessoas, que deveriam ser sinais do amor de Deus, sejam um punhal na vida de inocentes. Não há palavras que justifiquem estes actos. Não há dúvida de que a Igreja só pode estar do lado dos mais frágeis, dos mais indefesos. Portanto, todas as medidas que sejam tomadas para a protecção e prevenção da dignidade das crianças será sempre uma prioridade absoluta.
Vejo em muitos meios de informação, sobretudo em vosso jornal, a ampliação do tema de forma excitante, investigando detalhadamente a vida de algum sacerdote pedófilo. Assim aparece um de uma cidade dos Estados Unidos, da década de 70, outro na Austrália dos anos 80 e assim por diante, outros casos mais recentes...
Certamente, tudo condenável! Algumas matérias jornalísticas são ponderadas e equilibradas, outras exageradas, cheias de preconceitos e até ódio.
É curiosa a pouca notícia e desinteresse por milhares de sacerdotes que consomem a sua vida no serviço de milhões de crianças, de adolescentes e dos mais desfavorecidos pelos quatro cantos do mundo Penso que ao vosso meio de informação não interessa que eu precisei transportar, por caminhos minados, em 2002, muitas crianças desnutridas de Cangumbe a Lwena (Angola), pois nem o governo se dispunha a isso e as ONGs não estavam autorizadas; que tive que enterrar dezenas de pequenos mortos entre os deslocados de guerra e os que retornaram; que tenhamos salvo a vida de milhares de pessoas no Moxico com apenas um único posto médico em 90.000 km2, assim como com a distribuição de alimentos e sementes; que tenhamos dado a oportunidade de educação nestes 10 anos e escolas para mais de 110.000 crianças...
Não é do interesse que, com outros sacerdotes, tivemos que socorrer a crise humanitária de cerca de 15.000 pessoas nos aquartelamentos da guerrilha, depois de sua rendição, porque os alimentos do Governo e da ONU não estavam chegando ao seu destino.
Não é notícia que um sacerdote de 75 anos, o padre Roberto, percorra, à noite, a cidade de Luanda curando os meninos de rua, levando-os a uma casa de acolhida, para que se desintoxiquem da gasolina, que alfabetize centenas de presos; que outros sacerdotes, como o padre Stefano, tenham casas de passagem para os menores que sofrem maus tratos e até violências e que procuram um refúgio.
Tampouco que Frei Maiato com seus 80 anos, passe casa por casa confortando os doentes e desesperados.
Não é notícia que mais de 60.000 dos 400.000 sacerdotes e religiosos tenham deixado sua terra natal e sua família para servir os seus irmãos em um leprosário, em hospitais, campos de refugiados, orfanatos para crianças acusadas de feiticeiros ou órfãos de pais que morreram de Aids, em escolas para os mais pobres, em centros de formação profissional, em centros de atenção a seropositivos... ou, sobretudo, em paróquias e missões dando motivações às pessoas para viver e amar.
Não é notícia que meu amigo, o padre Marcos Aurelio, por salvar jovens durante a guerra de Angola, os tenha transportado de Kalulo a Dondo, e ao voltar à sua missão tenha sido metralhado no caminho; que o irmão Francisco, com cinco senhoras catequistas, tenham morrido em um acidente na estrada quando iam prestar ajuda nas áreas rurais mais recônditas; que dezenas de missionários em Angola tenham morrido de uma simples malária por falta de atendimento médico; que outros tenham saltado pelos ares por causa de uma mina, ao visitarem o seu pessoal. No cemitério de Kalulo estão os túmulos dos primeiros sacerdotes que chegaram à região... Nenhum passa dos 40 anos.
Não é notícia acompanhar a vida de um Sacerdote ? Normal? Em seu dia a dia, em suas dificuldades e alegrias consumindo sem barulho a sua vida a favor da comunidade que serve. A verdade é que não procuramos ser notícia, mas simplesmente levar a Boa-Notícia, essa notícia que sem estardalhaço começou na noite da Páscoa. Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce.
Não pretendo fazer uma apologia da Igreja e dos sacerdotes. O sacerdote não é nem um herói nem um neurótico. É um homem simples, que com sua humanidade busca seguir Jesus e servir os seus irmãos. Há misérias, pobrezas e fragilidades como em cada ser humano; e também beleza e bondade como em cada criatura...
Insistir de forma obsessiva e perseguidora em um tema perdendo a visão de conjunto cria verdadeiramente caricaturas ofensivas do sacerdócio católico na qual me sinto ofendido.

Só lhe peço, amigo jornalista, que busque a Verdade, o Bem e a Beleza.
Isso o fará nobre em sua profissão.

Em Cristo,

Pe. Martín Lasarte, SDB."

O "Rato" que a "Montanha" pariu


Conforme prometido.... aqui fica o "rato" que a "montanha pariu"!
Demorou quase seis meses... mas é reconfortante!!!
 
"PROVEDORIA DE JUSTIÇA
Exmo. Senhor
..........
 
8.Julho.2010
 
V.Comunicação: 30.01.2010
 
Assunto: Despacho nº 87/P/2006; Câmara Municipal de Lisboa; Obrigatoriedade de inscrição em ordem ou associação profissional; pagamento de quotas.
 
Com referência ao processo identificado em epígrafe, aberto na sequência da queixa que Vª Exª dirigiu ao Provedor de Justiça, relativa ao assunto igualmente aí mencionado, cumpre-me primeiramente lamentar não ter sido devidamente sinalizada tal abertura, como aliás é uso, por lapso cometido do qual se pede desculpa.

Esclareço que, como preceitua a lei, foi oportunamente inquirida a Câmara Municipal de Lisboa a respeito da situação relatada. Tendo recentemente sido recebida a respectiva resposta, mas levantando-se dúvidas quanto ao alcance de algumas afirmações, em termos que permitissem considerar como estabelecida a prática da autarquia em causa e conhecidos os respectivos fundamentos, foi de novo inquirida a entidade visada na queixa.

Estes esclarecimentos adicionais, que agora se pediram, são essenciais para a dilucidação cabal da situação exposta por Vª Exª, em termos que permitam a esta Instituição tomar uma posição.

Uma vez alcançada essa posição de fundo, será a mesma dada a conhecer a Vª Exª.

Com os melhores cumprimentos

O Coordenador

(Assinatura)"
 
Chamo a atenção para o facto da "dilucidação cabal" ser mesmo verdade! Não é gralha!

Os Arquitectos da Câmara de Lisboa e todos os outros que prestam serviço nas autarquias deste País vão ficar à espera da "dilucidação cabal" da situação actual... e vamos esperar sentados... enfim, vamos ver se ainda é nesta década que a "posição de fundo" chega ao nosso conhecimento... pois a verdade, verdadinha, é que alguns Arquitectos que assinaram a primeira petição ao Senhor Provedor de Justiça já faleceram! E, a esses, julgo que o Senhor Provedor já não vai fazer Justiça nem dar resposta.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A Montanha pariu um rato

É uma expressão popular: "A montanha pariu um rato!"

No momento em que a nossa imprensa vibra imenso com as propostas de revisão constitucional do PSD, os Arquitectos da CML recebem uma resposta, que mostra, de forma bem clara, o regime "democrático e justo" em que vivemos...

Amanhã, à noite, irei publicar aqui a "meia-resposta" (envergonhada) do Provedor de Justiça de Portugal á queixa apresentada pelos Arquitectos da CML!!!

É uma resposta triste e curta!
Neste País nada é claro e tudo é muito complicado! Apesar dos esforços do Simplex, do Simplis e outras coisas do género... o que vigora é o Complex e o Complis!!!
Mesmo perante a evidência das injustiças e desonestidades a que estão a ser sujeitos os Arquitectos Camarários... as "autoridades" eleitas, e nomeadas, desta República, dão respostas destas...
Enfim,... é este o País onde tivemos a "infelicidade" de nascer e viver...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sempre a mesma conversa

Na verdade, passam os anos, e a conversa é sempre a mesma!

Um simpático amigo enviou-me um e-mail com este texto de Eça de Queiroz:

“Estamos perdidos há muito tempo...
O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada.
Os caracteres corrompidos.
A prática da vida tem por única direção a conveniência.
Não há princípio que não seja desmentido.
Não há instituição que não seja escarnecida.
Ninguém se respeita.

Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
Alguns agiotas felizes exploram.
A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
O povo está na miséria.
Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
O Estado é considerado na sua ação fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo.
A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.”

(Eça de Queiroz, em 1871)


Fiz uma breve pesquisa no Google e constatei que há vários anos que este texto é citado em Blogues e sites da Net.

Na verdade, passam os anos, e o Eça (azar o nosso) continua a manter-se actual... até quando???

Abaixo o Eça!!!

Portugal e os portugueses merecem outra realidade!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Admirável Tecnologia

Será que somos assim tão diferentes?



Com um agradecimento muito especial ao "Galego"...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O (des)governo da Câmara de Lisboa

Hoje, decidi dar uma vista de olhos pelo que se dizia, da Câmara de Lisboa, nos Jornais!

Tal como ontem, as grandes manchetes referiam-se ao litígio entre a Câmara e a Bragaparques a propósito do Parque Mayer e da Feira Popular:

Ontem, no Público, António Costa ameaçava a Bragaparques com a expropriação... hoje, também no Público, a Bragaparques desafiava António Costa a expropriar... e a Cidade, parada, a ver e a pagar a factura que, segundo diz o Diário Económico de hoje, não vai ser pequena.
Mas, havia outras "pequenas" notícias muito interessantes:

No Destak uma pequena notícia diz-nos que "O Tribunal de Contas visou o empréstimo de 120 milhões de euros do Programa de Investimento Prioritário em acções de Reabilitação Urbana de Lisboa"! O Diário Económico, Público e Jornal de Notícias dizem o mesmo.

Também no Destak, bem como no Sol, no Expresso, no Diário de Notícias e muitos outros é noticiado que a Câmara vai contrair um novo empréstimo de 39 milhões por "dificuldades de tesouraria expectáveis para o corrente ano"...

Quem diria...

Não há dinheiro para nada mas, na verdade, há vontade de fazer...dividas...

Bom, "não há dinheiro para nada" é uma forma de dizer... não há dinheiro para pagar as quotas aos Arquitectos da Câmara nem para pagar a exclusividade a que estão obrigados! Mas, há dinheiro para muitas outras coisas...

Veja-se a notícia da "Time Out" de hoje: "A Câmara de Lisboa decidiu avançar com o restauro da Casa dos Bicos, para ali instalar a Fundação José Saramago..." – afinal, há dinheiro!

Veja-se a notícia do Público de hoje: "Rock in Rio 2012 não pagará três milhões de taxas – A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem, por maioria, a isenção de taxas no valor de três milhões de euros à organização do Rock in Rio 2012..." – afinal, há dinheiro!

Afinal de contas...há dinheiro para algumas coisas... é tudo uma questão de prioridades e, infelizmente, não de estratégia.

Por falar em estratégia, vejam só esta notícia que saíu no "Metro" de ontem (terça-feira). Também a encontrei no Jornal de Notícias de ontem. Refere-se ao Plano da Baixa. É referido em caixa que "700 milhões é o valor investido pela Câmara no Plano de Pormenor da Baixa." Também é referido que "a discussão pública termina Quinta-feira pelo que as pessoas podem intervir e lançar ideias."

E agora vejam a notícia publicada no "Metro" de hoje (no dia a seguir – Quarta-feira). A mesma notícia foi publicada no Jornal de Notícias, no Destak e concerteza em muitos outros.
Aquilo que ontem era verdade, hoje já não é bem assim. Hoje (Quarta-feira), "A Câmara de Lisboa vai prolongar o prazo de consulta pública do Plano de Pormenor da Baixa Pombalina até 15 de Setembro, mais dois meses que o previsto. A autarquia admitiu ainda que a crise pode implicar dificuldades de financiamento e uma maior demora no Plano."

A isto chama-se estratégia e planeamento...à portuguesa!

Enfim... a estratégia e o planeamento estão, mais ou menos, ao mesmo nível das prioridades...

A Casa Arrumada de António Costa


É quando vejo estas notícias que me sinto indignado!!!

"Nos meses seguintes foram desenvolvidos contactos entre o Ministério da Saúde e várias autarquias, como Lisboa e Oeiras, com vista à localização do novo edifício, tendo a Câmara Municipal de Lisboa (CML) destinado um espaço no Parque da Bela Vista.
Contactada pela Agência Lusa, fonte da CML confirmou que a autarquia "reservou uma área para a respectiva localização, no âmbito do Plano Director Municipal (PDM) e iniciou um Plano de Pormenor onde se equacionou a respectiva localização". "
Afinal de contas em que ficamos?

Plano Director? Plano de Pormenor?

Mas que grande estratégia...

Quando será que o povo de Lisboa terá direito à VERDADE?

É vendo e ouvindo estas notícias que vemos, e percebemos, que a casa estava arrumada e que a Cidade de Lisboa tinha, e tem, uma estratégia de desenvolvimento e expansão!!!

Tudo isto é triste mas, pelos vistos, é este o nosso Fado...ou será destino?

Chegou o J.A 238 (4)

Vá lá...uma coisa positiva...

A Redacção do J.A percebeu que não era muito positivo colocar uma página dedicada aos textos que uma série de idiotas (como o Arquitecto da CML) publicam na NET a elogiar e/ou a criticar o JA.

Enfim...mesmo os loucos têm breves momentos de lucidez...

Pela parte que nos toca agradecemos a ausência de publicação dos nossos textos. Não somos, nem nunca fomos, dignos da presença nas páginas de tão ilustre Jornal...ou Revista!

(e, há que dizer, não nos pediram autorização para publicar aquilo que escrevemos!)

Por favor, agradecemos à redacção da JA que não torne a publicar qualquer texto publicado neste Blog, porque se tal vier a acontecer, vemo-nos obrigados a accionar todos os meios legais ao nosso dispor de forma a ver ressarcidos os nossos legítimos direitos de autor.

Chegou o JA 238!!! (3)


Por vezes, isto pode parecer só vontade de dizer mal, mas na verdade, quando olho para a J.A, que a Ordem faz questão de me "oferecer", só me apetece dizer mal!

Qual a necessidade de fraccionar a palavra "IMIGRANTE" desta forma?

"IMIG
RANTE"

(Queria colocar aqui a imagem da Capa mas a digitalizadora decidiu não colaborar! Visitei o site da ordem na esperança de encontrar a imagem mas,...a revista ainda não chegou lá! A última capa da JA que encontrei é aquela do palhaço vestido de hindu a levitar...uma tristeza...)

É só para ser diferente ou é de acordo com o novíssimo "acordo ortográfico"? Ou será simplesmente analfabetismo? Não acredito! Estou crente que é só a necessidade de ser diferente...

Mas que triste forma de ser diferente e original...

Chegou o JA 238!!! (2)


O Tema deste trimestre...desculpem!

O Tema do trimestre passado...desculpem!

Não sei bem como dizer...

Assim é que é...: O tema da JA 238 que tem data de Janeiro a Março de 2010 mas que só saiu em Julho de 2010, é "SER IMIGRANTE" e em Inglês, para quem não sabe português: "BEING AN IMMIGRANT"! (Bonito! Não é?)

Eu, olhei para o tema da capa e...senti um arrepio! Estes tipos da "Ordem" conhecem-me mesmo bem! É exactamente isso: "Ser Imigrante"!

Eu já tinha tido a mesma sensação nos anteriores temas...eu reconheço-me naqueles temas: "Ser Populista"; "Ser Rico"; "Ser Pobre"; "Ser Português"! E, agora, "Ser Imigrante"!

Eu sou tudo isso! Mas aquilo que sinto ser, é mesmo, "Imigrante"!

Cada vez mais, sinto, que nada tenho a ver com esta sociedade e com esta classe profissional!
Sou um "Imigrante", na minha própria terra!

Chegou o JA 238!!! (1)


Para quem não sabe, o J.A é o "Jornal Arquitectos"! Aquele Jornal que é uma revista!

Desta vez, disse que chegou mas, não chegou! O Arquitecto, apesar da caixa de correio generosa, teve que o ir buscar aos Correios!

A coisa prometia... mas afinal, era só o embrulho! O embrulho e a "caixa arquivadora" dos números do ano 2009!

Como sempre, a Ordem dos Arquitectos tem que ser original e diferente!!! Normalmente a caixa arquivadora de uma colecção é oferecida no início e juntamente com a primeira entrega... na Ordem dos Arquitectos não é assim!

Na Ordem dos Arquitectos a Caixa Arquivadora dos números de 2009 é enviada em Julho de 2010!!!

E que falta me fazia esta Caixa Arquivadora!!!!!!!!!

Era mesmo isto que estava a fazer falta aos Arquitectos Portugueses: uma caixa arquivadora dos números do J.A do ano de 2009!!!

Não sei o que seria de nós sem uma "Ordem" destas...

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Parque e a Feira ou o Idiota e o Prepotente?


O "Arquitecto" não ficou espantado com a decisão!

Sá Fernandes veio cantar vitória! Não sei porquê! E, não sei porquê, porque não percebo os objectivos do "homem"... será amor e dedicação à Cidade de Lisboa? Duvido...

Julgo que não passa de necessidade de protagonismo! Tem cura!

Eu conheci Sá Fernandes pessoalmente e uma coisa eu sei: o homem precisa de acompanhamento psiquiátrico urgentemente!!!

Sá Fernandes prejudicou de forma evidente a Cidade de Lisboa no que disse respeito ao Túnel do Marquês e nunca teve a coragem de assumir o erro e a responsabilidade!!! E, neste negócio do Parque e da Feira fez o mesmo...

Até agora, o que ganhou Lisboa em ter estes dois espaços no estado em que estão?
Mas, Sá Fernandes não é o pior! O Pior é mesmo o Presidente António Costa!

Não é aceitável, num estado de Direito e Democrático o tipo de afirmações que fez:

"António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, expressou "total disponibilidade" para dialogar com a Bragaparques sobre o futuro do Parque Mayer, mas afirmou que a autarquia avançará com a expropriação caso a empresa não mostre a mesma abertura."

Isto não é democrático nem digno de um Estado de Direito! Quem diria que este homem foi Ministro da Justiça...

A pessoa que diz isto não respondeu ás várias cartas dos Arquitectos da Câmara de Lisboa!!!
"- Não falas comigo exproprio-te as tuas propriedades!"

Logo, "Não falas connosco... olho da rua!!!"

Será que António Costa sabe o que são Democracia, respeito, propriedade privada e outras coisas do género?

Tenho sérias dúvidas...

Pela parte que nos toca... educação, democracia, cultura e respeito não fazem parte do seu vocabulário.

Desconfio que, se fosse um dos meus subordinados, seria o mais subserviente e lambe botas de todos!

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mais do mesmo...

É verdade, mais uma vez, sinto-me incapaz, e sem tempo e disposição, para partilhar as muitas reflexões sobre os temas da actualidade.

Tantas coisas e tanto para dizer e partilhar...mas não é possível!

Sobre o objectivo deste Blog e sobre as injustiças a que os Arquitectos camarários estão sujeitos... nem uma palavra!

A revista Visão desta semana tem como titulo: "Reclamar em tempo de crise".

Sem dúvida, interessante...

"Como fazer valer os nossos direitos junto de Empresas, Bancos e Estado. Os passos para recuperar o seu dinheiro. Histórias de consumidores que não se rendem."

É esta a primeira página da Visão! Ainda não li o texto mas, tenho a certeza que não fala dos Arquitectos camarários!!!

Mas nós também não nos rendemos!!! Vamos fazer valer os nossos direitos e vamos recuperar o dinheiro e a dignidade que a Ordem e a Câmara nos têm "roubado"!

As boas notícias estão quase a chegar...

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A verdade do Senhor de La Palice


Eu tive sérias dúvidas em comentar esta notícia do Público!

Isto provoca-me náuseas! Nojo! Vómitos!!!

Este País e estes dirigentes não têm vergonha na cara!

Na altura deste acontecimento eu escrevi qualquer coisa neste Blogue... já não sei o que disse! E não interessa!

Sei que, na altura, havia um comentário no Jornal on-line que me fez muita impressão: um qualquer cidadão afirmava que deviam era ter morrido todos...

Não sei... fez-me impressão...mas se calhar o cidadão anónimo tinha razão!!!

O culpado foi o motorista??? Por favor... La Palice teria dito o mesmo! Claro que o culpado só poderia ser a pessoa que conduzia a viatura!!!

Aqui na Câmara vivemos a mesma situação: o dirigente e decisor nunca tem culpa... a culpa é do técnico que não soube informar de forma "conveniente"...

Definitivamente, este País está a transformar-se numa anedota..

Mea culpa, mea maxima culpa


Hoje, deparei-me com esta notícia no Público!

Não queria acreditar!!! Então, depois de tanta discussão, Cuba assume que tem presos políticos???

E, pensava eu, que aquilo era um regime sério... e democrático.

Há uns anos atrás, também eu, participei nesta farsa, ao financiar a ditadura, visitando a ilha de Cuba!!!

Aqui fica o meu sincero pedido de desculpas a todos aqueles que sofreram e sofrem... em Cuba!!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Ex-Presidente esteve na SIC


Não tinha intenção de escrever hoje... está muito calor!!!

Mas, estive a ouvir o nosso ex-presidente da CML e de Portugal na SIC Notícias... e não resisti a escrever um pouquinho...

Ouvindo a entrevista do Sr. Dr. Jorge Sampaio, dá para perceber porque é que este País está onde está!!!

O Sr. Dr. Jorge Sampaio, ex-presidente, gosta de falar de tudo mas, infelizmente, não consegue dizer nada!!!

Estupidamente, como sempre, ainda tive a secreta esperança de que nos explicasse alguma das suas atitudes e decisões, mas... nada!!!

O indivíduo julga-se inteligente e mais esperto que um cantoneiro de limpeza... esforça-se imenso por dizer umas larachas delirantes, mas... nada sai! Nasceu "Chico-esperto" e "Chico-esperto" irá morrer.

Dirão os leitores e visitantes: "Porque será que "O Arquitecto" não gosta de Jorge Sampaio?"; "Este Arquitecto deve ser de Direita ou do Bloco de Esquerda!"

Nada disso!!! Estais enganados!!!

Na verdade, este "Arquitecto" está cansado! Muito cansado! Cansadíssimo destes "Chicos espertos" que só fizeram merda na vida e que estão convencidos que são os maiores.

No caso deste ex-presidente da CML e de Portugal o que gostaria de ver era o indivíduo explicar direitinho, na barra do Tribunal, porque é que inviabilizou a construção das duas Torres (depois de aprovadas) que estão a ser construídas, actualmente, e dez ou quinze anos depois, no Centro Comercial Colombo em Lisboa.

Quem é que vai pagar o prejuízo dessa decisão?

Isso, é que eu gostava de saber! O "Chico esperto", ex-presidente, não é de certeza!!! Porque se fosse... isto não era Portugal!!!

terça-feira, 6 de julho de 2010

A saída da Argentina vista pelos Brasileiros

 
"don´t cry 4 me arghhhentina"
 
"perder e humano,perder de 4 e hermano"
 
"Foi triste sairmos antes que eles, mas vê-los sair com aquela goleada de 4×0, foi um prato que comi frio, mas com sabor de vitória."

Brasileiro é mesmo assim...

Dá gosto ver...

Aqui vos deixo alguns comentários e um site brasileiro "imperdível"!!!

Coisas que me tornam uma "pessoa triste"


Por vezes sou uma pessoa bastante triste!

Eu sou, normalmente, e por feitio, uma pessoa alegre mas, por vezes, transformo-me numa pessoa bastante triste devido àquilo que vejo acontecer.

E esta iniciativa do nosso Presidente de Câmara – Dr. António Costa – é uma delas! O Senhor Presidente decidiu retirar do Júri de um concurso as pessoas nomeadas pelo Senhor Vereador Manuel Salgado por... nada! Não explica, mas está implícito que não lhes reconhecia independência!

E, vai daí, nomeia dois Arquitectos independentes!!! Manuel Graça Dias e o Egas de sempre!!!

Mas... eu não gosto de ser malcriado... que MERDA é esta???
Afinal está a gozar com quem???
A paciência e o fazer figura de parvo tem limites... o Sr. Dr. que já foi Ministro e agora é Presidente está a começar a pisar o risco...

Será que o Senhor Presidente da CML, Dr. António Costa, se esqueceu que o Arquitecto Manuel Graça Dias (a quem gosto de chamar Manuel Dias sem Graça) é o Director da JA, da Ordem dos Arquitectos, que rouba e ameaça os Arquitectos da CML???

Será que sabe que este indivíduo foi um dos redactores da Carta Estratégica de Lisboa???

Será que sabe, quantos projectos este Senhor Arquitecto tem na Câmara de Lisboa???

PORRA!!! Que raio de independência é esta???

Começa a ser tempo de mandar esta gente para outro lado ou sair daqui...

O "Arquitecto" não está para se "chatear" e, portanto, o melhor é mesmo ir para outro lado...

Boa noite.

Onze milhões de euros

Toda a população de Lisboa e arredores anda há vários anos preocupada com o Parque Mayer e os terrenos de Entre Campos. O negócio da Braga Parques, a contestação do actual Vereador Sá Fernandes e a demanda em Tribunal, têm enchido páginas e páginas de Jornal...

Afinal de contas, depois de tanta coisa e de tanta discussão, vejo que o caso tem, "somente", o valor monetário da transferência do jogador de futebol João Moutinho... "onze milhões de euros"!
É por causa destas e de outras, que cada vez sinto mais a necessidade de sair deste País... felizmente,... já não falta muito!!!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Coisas que correm na NET...

Os burros, o mercado de acções e a crise:

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que compraria burros a 5 euros cada.
Como havia muitos burros na região, todos os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros.
Quando os habitantes diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por cada burro.
Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e a caça foi diminuindo.
É então que o homem aumenta a oferta para 25 euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já não compensava o esforço de ir à caça.
O homem anunciou então que compraria os burros a 50 euros.
Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.
É então que, na ausência do homem, o assistente faz esta proposta aos habitantes da pequena vila:
- Sabeis dos burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar, vós podeis vendê-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de massa!!! Que acham?
Toda a gente concordou.
Reuniram todas as economias e compraram as centenas de burros ao assistente por 35 euros cada um.
Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente.
Somente burros por todo o lado!
Entendem agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

As Incompatibilidades


Para um técnico Superior da Câmara Municipal de Lisboa na área da Arquitectura, que ganha aquilo que sabemos, tudo é incompatível com excepção do exercício de funções docentes!

Mas, o nosso colega Manuel Dias, sem Graça, que ganha aquilo que não sabemos, pelos vistos não tem qualquer incompatibilidade!

O Manuel Dias, sem graça, está ligado à Ordem! O Manuel Dias, sem graça, é o Director do famoso (???) e polémico JA! O Manuel Dias, sem graça, tem projectos em Lisboa! O Manuel Dias, sem graça, é... uma série de coisas que eu não quero dizer!!! E ainda por cima é nomeado para aquele júri??? Com o seu sócio de sempre??? O Egas???

Não sei que dizer... começo a estar convencido que sou mesmo incompatível... com esta gentinha, e com estas "gracinhas"!!!

A Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Lisboa

A CML actual tem "Divisões" para tudo!

Sendo um serviço público e estando preocupada com o bem estar dos munícipes, e dos funcionários, o que fazia mesmo falta era uma Divisão de Comunicação e Imagem!!!

É incrível, mas é verdade!!!

Nos dias que correm, não basta fazer o bem! Também se torna necessário saber comunicá-lo à populaça!

O "Arquitecto" compreende perfeitamente... e por isso mesmo, divulga os comunicados desta Divisão "generosa" que todos nós pagamos com os nossos impostos e taxas!

Para rir, porque esta tem "Graça"

A Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Lisboa solicita a divulgação e anotação em agenda da seguinte
Informação

Correspondendo ao convite formulado, pela APL (em Dezembro 2010???), para participar como júri do Concurso de Concepção para a elaboração do projecto do Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, a CML indicou o Arqt. Pedro Dinis (Chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano da Direcção Municipal de Planeamento Urbano) como membro efectivo e o Arqt. Eduardo Campelo (Chefe da Divisão de Coordenação de Instrumentos de Planeamento da Direcção Municipal de Planeamento Urbano) como membro suplente.


Estes representantes integravam, assim, o júri composto também por: um membro do Conselho de Administração da APL, S.A; um Arquitecto, designado pela APL, S.A; um Arquitecto com reputação internacional, convidado pela APL, S.A; um Engenheiro, designado pela APL, S.A; um Paisagista, designado pela Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.


Decidiu agora o Sr. Presidente da Câmara de Lisboa fazer substituir os seus representantes por 2 arquitectos externos à CML, designando então o Arqt.º Manuel Carlos Sanches da Graça Dias (membro efectivo) e Arqt.º Egas José de Vidigal Vieira (membro suplente).

A farsa da "vistoria conjunta"


Há dias na vida que, sem terem nada de importante, nos mostram muito bem a realidade em que vivemos.

Hoje, foi um deles... o dia em que o Arquitecto da CML, a trabalhar na Gestão Urbanística, é "obrigado" por decisão superior, a participar numa farsa intitulada "vistoria conjunta" com a fiscalização!!!

Para quem não trabalha no Urbanismo de Lisboa e não conhece a estrutura camarária esta conversa parece estranha... e, na verdade, tudo isto é estranho, até para quem por aqui vai "trabalhando"...

A realidade é difícil de explicar e ainda mais difícil de perceber, mas vou tentar...

A Câmara de Lisboa, a nível do Urbanismo, organizou-se em termos funcionais, e há uns anos atrás, com uma divisão, em termos territoriais, da Cidade em quatro partes (Divisões) em que cada uma das Divisões tinha equipas multifuncionais que faziam Gestão e Fiscalização Urbanística!

O modelo estava errado e o Arquitecto da CML nunca o aceitou muito bem... mas, quem manda são os políticos...

Com a chegada dos novos dirigentes e a subida ao poder da Madre Superiora de Carnide, o modelo foi alterado, apesar de oficialmente se manter tudo na mesma... uma ilegalidade que até hoje ainda não consegui perceber porque é que ninguém reparou... nem funcionários, nem técnicos, nem requerentes, nem promotores, nem oposição... ninguém!!!

Ninguém reparou que há vários anos o Urbanismo de Lisboa vive e é gerido na maior das ilegalidades com nomes e funções trocadas e sem qualquer sentido!

As quatro divisões de Gestão que tinham equipes multidisciplinares para fazerem Gestão e Fiscalização passaram a Duas Divisões de Gestão e Duas Divisões de Fiscalização! Os nomes mantiveram-se mas as funções mudaram!!!

E, como se não bastasse, inventaram a figura das vistorias conjuntas!!!

A paranóia da corrupção atingiu o seu máximo: "como a fiscalização é corrupta e temos que a controlar, vamos ordenar vistorias "conjuntas" com técnicos da Gestão e técnicos da Fiscalização!"

Bom... não vou escrever mais... a estupidez atingiu limites inimagináveis: antes a organização era má e não funcionava porque havia equipes multidisciplinares e meses depois mudam-se pessoas e serviços... mente-se à opinião pública, falsificando funções, e para terminar, ordenam-se "vistorias conjuntas" com os mesmos técnicos que as faziam anteriormente...

Enfim... a "vistoria conjunta" com a fiscalização, que o Arquitecto da CML fez hoje, correu bem e deu para falar e lembrar muitas outra vistorias que eu fiz com a simpática Engenheira da CML que foi, durante vários anos, minha colega da tal equipe multidisciplinar.