terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Estado da Câmara Municipal de Lisboa


Tendo sido hoje aprovada a reestruturação dos Serviços da Câmara de Lisboa é momento para fazermos uma reflexão global sobre o estado desta Instituição.

...................

A “Parque Expo 98, S.A.” (Estado) administra, em termos urbanísticos e não só, toda a zona do Parque das Nações, futura Freguesia do Oriente.

A “ANA - Aeroportos de Portugal, SA” (estado) administra, em termos urbanísticos e não só, toda a zona do Aeroporto e envolvente.

A “Administração do Porto de Lisboa SA” (estado) administra, em termos urbanísticos e não só, uma grande parte da zona ribeirinha de Lisboa.

A “Frente Tejo SA” (estado) administra, em termos urbanísticos e não só, outra grande parte da frente ribeirinha de Lisboa.

A “SGAL - Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, S.A.” (Stanley Ho) administra, em termos urbanísticos e não só, toda a zona da Alta de Lisboa confinante com o Aeroporto.

A “Reitoria da Universidade de Lisboa” (Estado) administra, em termos urbanísticos e não só, toda a área ocupada pela Cidade Universitária e Estádio Universitário. Logo ao lado encontramos o grande quarteirão do Hospital de Stª Maria onde o mesmo Estado faz o quer, e como quer, sem a intervenção ou opinião da Câmara.

A “SIMTEJO” (estado), gere o tratamento de esgotos da Cidade.

A "Gebalis" gere a grande maioria (70) dos bairros sociais da Câmara de Lisboa.

A "EMEL" gere praticamente todo o estacionamento da Cidade.

A EDP já gere parte da iluminação pública da Cidade preparando-se a Câmara para lhe entregar o restante.

A EPAL assegura o abastecimento de água preparando-se a Câmara para lhe entregar a chamada rede de saneamento em baixa.

A "EGEAC" gere grande parte da animação cultural promovida pela Câmara preparando-se para gerir também os Museus e Palácios que ainda estão na posse da Câmara.

Os "Serviços Sociais da CML" vão receber a gestão dos refeitórios, infantários e creches da Câmara.

A manutenção de grande parte dos espaços verdes da Cidade já é realizada pelas Juntas de Freguesia e/ou Empresas privadas.

Muitos dos Planos de Pormenor em execução foram entregues a entidades externas à Câmara.

As responsabilidades da Câmara a nível de Escolas do 1º Ciclo já estão em grande parte entregues às Juntas de Freguesia.

A generalidade do licenciamento urbano, gestão de equipamentos, tratamento de espaço público e espaços verdes vai ser entregue (não para já, mas proximamente) às Juntas de Freguesia através do chamado “urbanismo de proximidade” previsto na reestruturação dos serviços.

As grandes decisões internas da Câmara como a reestruturação hoje aprovada é preparada e decidida por Assessores externos à Câmara muito bem pagos.

A segurança dos edifícios da Câmara, o controle de entradas e os serviços de portaria são assegurados por empresas privadas.

O serviço de limpeza dos edifícios da Câmara é realizado por empresas privadas.

Perante esta situação, é caso para perguntar:

Para que servem e o que fazem ou vão fazer os dez ou onze mil funcionários da Câmara Municipal de Lisboa?

11 comentários:

Anónimo disse...

Está bem...Isto era destruição da Câmara e a Reestruturação?

Anónimo disse...

Isto é a destruíção da CML.
Acabaram com o resto...

Anónimo disse...

Nao servem nem nunca serviram para nada!

Anónimo disse...

Um pequeno reparo...O Estádio Universitário de Lisboa é um Organismo Autónomo sobre a tutela directa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Não é administrado pela Reitoria da Universidade de Lisboa.

Anónimo disse...

Tamanha quantidade de disparates só pode vir de quem desconhece por completo o que a CML faz. Apetece perguntar o que é que este arquitecto faz na CML? Nada. tamanha ignorância demonstra que não deve ir ao serviço à muito ou se vem deve passar o tempo no café em frente. Vejamos porque digo isto: A Parque Expo, a Ana, a Frente Tejo, A SGAL e a Reitoria não administram em termos urbanísticos 1 cm2 da área da cidade. A Parque Expo gere o património que é sua propriedade. Quem aprova Planos e projectos é a CML. A Ana idem. Quem aprova Planos e projectos é a CML. A Reitoria idem. A SGAL executa as infraestruturas, equipamentos e espaços verdes de Planos e projectos aprovados pela CML e emtroca a CML paga-lhe em lotes para construção. A GEBALIS, EMEL EGEAC são empresas municipais e os seus funcionários também.
Os serviços sociais também são CML.
Alguns dos Planos (a maioria) foram feitos fora. Porquê? Será que sabem?
Todas as outras referências são tontas. Sabem porquê? Porque todos sabemos que a CMl tem pelo menos 3 vezes mais funcionários do que é necessário...

Anónimo disse...

Esta reorganização é o exemplo perfeito do desprezo que os políticos têm pelos trabalhadores. Mas é também muito merecida pelos trabalhadores e seus sindicatos que ao longo dos anos se puseram a jeito, submissos e cordeirinhos e acomodados com a esmola do subsídio ou das horas extraordinárias,felizes com o regabofe do incumprimento dos horários, etc, etc. O meu consolo é que quando elas começarem a doer já estarei bem longe a gozar a minha reforma. Espero...

Anónimo disse...

Se a CML tem 3 vezes mais funcionários do que necessita é porque as máquinas partidárias foram consecutivamente infiltrando os seus afilhados à revelia, sem concurso, prova de mérito ou de experiência profissional.
São os gestores e decisores que temos, a exemplo do resto do país.

Anónimo disse...

O comentário anónimo que antecede tem toda a razão.
É incrivel a quantidade de funcionários competentes que, nessa e noutras câmaras municipais, são colocados à margem do serviço em que são especialistas e onde produziam de facto... só para colocar no seu lugar "boys" subservientes, muitas das vezes incompetentes e improdutivos, mas que "assinam" quando lhes mandam e onde lhes mandam...
E depois acusam esses funcionários competentes de inactividade... Quem consegue produzir, desmotivado e humilhado por desdém, a ver a incompetência singrar ao seu lado?
Há que exigir qualidade a quem gere e manda, pois se não o sabe fazer, torna improdutiva toda a instituição e todos os seus trabalhadores.
Os serviços públicos não têm maus trabalhadores; têm é a dirigi-los pseudo gestores incompetentes ou oportunistas.

Triste sina a deste país, gerido por políticos de carreira que não sabem o que é ter uma profissão onde têm que ser produtivos! Estão a levar-nos a todos à ruína!

CHEGUE-LHES ARQUITECTO.

Anónimo disse...

pois neste país quem baixa a cabeça, tem amiguinhos e engraxa os chefes tem uma nuvem, no paraíso do emprego,garantida.
É assim... Já dizia o outro "habituem-se"´

MF

ou manifestem-se cara a cara

Anónimo disse...

tema para um próximo post:

http://blasfemias.net/2011/02/11/ver-para-crer-2/#more-35306

Anónimo disse...

Perdoa-lhes ArquitectodaCML que eles não sabem o que dizem