terça-feira, 14 de abril de 2009

Os sapatos sujos de Mia Couto (2)

“A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho”

Depois de mais de vinte anos a trabalhar no Município de Lisboa é difícil encontrar alguém que acredite que o sucesso profissional e económico nasce do trabalho.
Depois daquilo a que assistimos todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os anos...legislatura atrás de legislatura, leva-nos a acreditar que o sucesso não nasce do trabalho mas sim de outros factores chamados padrinhos, cunhas, interesses, conhecimentos, amigos, compadrios, etc...

E este é um grande erro que todos vamos cometendo sucessivamente geração após geração.

O facto de passarmos a acreditar (por vezes sem darmos por isso) que o sucesso não nasce do trabalho é o primeiro e, julgo eu, o principal factor, que leva a que rapidamente nos transformemos em profissionais medíocres.

O facto de pensarmos que o nosso trabalho não é apreciado e avaliado de forma honesta e que são outros os factores determinantes para o sucesso, retira-nos força de vontade, criatividade, imaginação e faz-nos baixar os braços.

Colega e amigo, descalça este sapato e valoriza o teu trabalho com dignidade e honra. Se o fizeres nunca te tornarás em mais um medíocre no meio de tantos outros.

Sem comentários: