terça-feira, 3 de novembro de 2009

A nossa Razão e Indignação

No início deste ano, um pequeno grupo de Arquitectos da CML, do qual faço parte, iniciou um processo de manifestação da sua indignação perante as atitudes da Ordem dos Arquitectos e perante o seu estatuto profissional.

Recorremos às instituições oficiais que julgávamos terem a obrigação e dever de responder às questões por nós colocadas. Infelizmente, como muitas outras coisas neste País, as respostas não foram dadas e aqueles que nos responderam, fizeram-no de forma esquiva e inconsequente.
Neste momento, temos uma nova Vereação, da qual fazem parte dois ilustres Arquitectos, Helena Roseta e Manuel Salgado. Agora, temos que ter respostas!

Não queremos fazer nenhuma revolução ou criar mal-estar na instituição em que trabalhamos mas, custe a quem custar, as respostas, (sejam elas quais forem) vão ter que ser dadas.

A situação profissional dos Arquitectos camarários não é sustentável! O poder político tem que ter consciência deste facto objectivo. Inevitavelmente, a situação tem que ser alterada!

A demora na resposta à nossa indignação só tem vindo a aumentar a nossa razão e motivação.

Este Blog tem sido a face visível do nosso descontentamento. Tem sido…e vai continuar a ser!

Apelamos a todos os que nos visitam que divulguem a sua existência aos amigos e conhecidos. O pequeno movimento dos Arquitectos camarários de Lisboa deveria ser também de todos os outros Arquitectos camarários do País.

2 comentários:

Numerobis disse...

Caro Arquitecto:
Eu sei que é uma tarefa pesada, mas talvez com uma dose de poção mágica e outra de paciência, seja possível enviar uma espécie de circular às câmaras do Império, como forma de divulgação do blog, através deste site:

http://www.ciberjunta.com/municipios.html

Numerobis disse...

Não tem muito a ver com esta questão, mas os colegas sabem quanto cobra a Ordem para inscrição dos novos arquitectos? 200 euros... Além da cobrança de quotas logo a seguir...
E quanto cobra a Faculdade de Arquitectura por um certificado de habilitações, hã? 275 euros...
Considerando que os recém-licenciados, quando têm a sorte de arranjar qualquer coisa que fazer, não recebem mais de 6 ou 7 euros à hora, convenhamos que esta é uma bela ajuda por parte das entidades oficiais...