quinta-feira, 7 de abril de 2011

Chegou “Entre cacos e pedaços”

Não é mentira! Finalmente este Blog vai ter uma voz diferente. O anónimo que deu origem ao post anterior aceitou o nosso convite/desafio de escrever alguns textos neste Blog.


Vai ser, com toda a certeza, uma voz diferente.


O Arquitecto da CML gostou do nome escolhido: “Entre cacos e pedaços”!


É mesmo isso! Por aqui só costumam andar uns cacos e pedaços de nós próprios.


Aqui fica o nosso obrigado e… bons textos.


Seja bem-vindo


O texto seguinte é da autoria de “entre cacos e pedaços” e foi enviado por e-mail. Os próximos já serão colocados directamente pelo seu autor.



"Sem dúvida que se avizinham tempos difíceis. O pedido de ajuda externa, ontem proferido pelo Sr. Primeiro-ministro é o primeiro passo para a austeridade económica que se irá sentir no nosso país.


Certamente os media passam a mensagem que mais lhes convém e também, de certa forma a mais tenebrosa. Mas é preciso estarmos alerta. É preciso que nos consciencializemos dos apertos que aí virão. E como refere, a redução de ordenado poderá ser uma realidade a curto prazo. Assusta-me, sem dúvida. E assusta-me mais por também saber que há milhares de pessoas em condições mais precárias.


No entanto considero que nesta fase tão tumultuosa que atravessamos, e olhando para o caso da Grécia e Irlanda, julgo que temos que ser positivos e encontrar formas de não ser parte do problema, mas sim da solução (peço desculpa pelo cliché, mas adapta-se na perfeição).


É nesta óptica que acredito que a mudança que está a decorrer na CML pode ser positiva para todos se, naturalmente, excluirmos as politiquices, como referi e acreditarmos que seremos parte da solução. Acredito que é preciso reanimar os funcionários, voltar a pensar que o serviço público é válido e demais importante para a vida das cidades e do país.


Temos que nos auto-valorizar, já que anda tanta "gentinha" a desvalorizar o nosso trabalho. O descrédito é total e porquê? Naturalmente porque tivemos má gestão governamental, despesismo, etc... Mas nós funcionários, não deixamos de ser pessoas de valor, pessoas que têm vontade de empenhar-se por uma cidade melhor e com uma qualidade de vida acima da média. Não só financeira, mas no seu espaço público, no parque habitacional, na integração social, nas questões de mobilidade e acessibilidade, segurança, entre todas as outras valências que nos compete acompanhar enquanto funcionários públicos.


Desta forma, continuo a ser positivo e acreditar, mesmo com os problemas que refere. Quero empenhar-me por uma Lisboa mais justa e equitativa. Uma Lisboa onde apeteça vir à rua conhecer o vizinho, onde as pessoas queiram viver.


Nos tempos que correm é um desafio herculiano, mas com o empenho de todos nós, lá chegaremos...


Bem hajam e mantenham-se positivos.”



"entre cacos e pedaços"


4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Bem vindo "entre cacos e pedaços".
Espero que consiga acompanhar O arquitecto da CML, pois só com a sua atitude e perseverança dele é que este blog continua activo.
Parabéns.

Anónimo disse...

"Entre cacos e pedaços", pode ser que a sua motivação seja contagiante!!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que com as re-estruturação ficam 2000 funcionários excedentários. O que nos irá acontecer?