segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Maldita Arquitectura

A Maldita Arquitectura é um movimento de Arquitectos que anda por aí…


Lutam por direitos e pela dignificação da profissão e dos profissionais. Não estão na mesma situação dos Arquitectos camarários mas estão a mostrar-nos que há muito que trabalhar em várias áreas e sectores para trazer alguma dignidade ao exercício da profissão de Arquitecto.


Aqui fica o convite/apelo/desafio que nos fizeram via e-mail.



“Quais as alternativas? É o tema da próxima Tertúlia da OASRS, a decorrer no dia 9 de Junho no Auditório Nuno Teotónio Pereira, na Ordem dos Arquitectos.


O encontro, que começa às 21h, tem entrada livre e um crédito atribuído pelo Conselho Regional de Admissão do Sul. A reflexão sobre o tema 'recibos verdes' e a relação contratual tem por objectivo debater quais as razões e consequências do uso e abuso deste 'regime' de trabalho e quais as outras formas de contratualização.


Eis o texto de enquadramento do tema a debate: "Falemos de RECIBOS VERDES… …


dos arquitectos que exercem de facto a sua actividade liberal como trabalhador independente – os únicos que deveriam pertencer a este regime de prestação de serviços, que gozam de autonomia técnica, que actuam numa perspectiva de colaboração, sem subordinação hierárquica (jurídica e disciplinar) – os verdadeiros recibos verdes. …


de outros tantos arquitectos que vivem numa realidade falseada, com todos os deveres de um trabalhador dependente (com contrato de trabalho), mas sem nenhuma das suas regalias …e, muitas vezes sujeitos a estas condições durante tempo in(de)terminável – os falsos recibos verdes.


O debate é moderado pelo arquitecto João Costa Ribeiro e contará com a presença de um representante do Movimento Maldita Arquitectura, um representante da Plataforma Precários Inflexíveis e um especialista em Direito do Trabalho.


Venham daí Arquitectos!!”

Sem comentários: