quarta-feira, 14 de julho de 2010

O (des)governo da Câmara de Lisboa

Hoje, decidi dar uma vista de olhos pelo que se dizia, da Câmara de Lisboa, nos Jornais!

Tal como ontem, as grandes manchetes referiam-se ao litígio entre a Câmara e a Bragaparques a propósito do Parque Mayer e da Feira Popular:

Ontem, no Público, António Costa ameaçava a Bragaparques com a expropriação... hoje, também no Público, a Bragaparques desafiava António Costa a expropriar... e a Cidade, parada, a ver e a pagar a factura que, segundo diz o Diário Económico de hoje, não vai ser pequena.
Mas, havia outras "pequenas" notícias muito interessantes:

No Destak uma pequena notícia diz-nos que "O Tribunal de Contas visou o empréstimo de 120 milhões de euros do Programa de Investimento Prioritário em acções de Reabilitação Urbana de Lisboa"! O Diário Económico, Público e Jornal de Notícias dizem o mesmo.

Também no Destak, bem como no Sol, no Expresso, no Diário de Notícias e muitos outros é noticiado que a Câmara vai contrair um novo empréstimo de 39 milhões por "dificuldades de tesouraria expectáveis para o corrente ano"...

Quem diria...

Não há dinheiro para nada mas, na verdade, há vontade de fazer...dividas...

Bom, "não há dinheiro para nada" é uma forma de dizer... não há dinheiro para pagar as quotas aos Arquitectos da Câmara nem para pagar a exclusividade a que estão obrigados! Mas, há dinheiro para muitas outras coisas...

Veja-se a notícia da "Time Out" de hoje: "A Câmara de Lisboa decidiu avançar com o restauro da Casa dos Bicos, para ali instalar a Fundação José Saramago..." – afinal, há dinheiro!

Veja-se a notícia do Público de hoje: "Rock in Rio 2012 não pagará três milhões de taxas – A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem, por maioria, a isenção de taxas no valor de três milhões de euros à organização do Rock in Rio 2012..." – afinal, há dinheiro!

Afinal de contas...há dinheiro para algumas coisas... é tudo uma questão de prioridades e, infelizmente, não de estratégia.

Por falar em estratégia, vejam só esta notícia que saíu no "Metro" de ontem (terça-feira). Também a encontrei no Jornal de Notícias de ontem. Refere-se ao Plano da Baixa. É referido em caixa que "700 milhões é o valor investido pela Câmara no Plano de Pormenor da Baixa." Também é referido que "a discussão pública termina Quinta-feira pelo que as pessoas podem intervir e lançar ideias."

E agora vejam a notícia publicada no "Metro" de hoje (no dia a seguir – Quarta-feira). A mesma notícia foi publicada no Jornal de Notícias, no Destak e concerteza em muitos outros.
Aquilo que ontem era verdade, hoje já não é bem assim. Hoje (Quarta-feira), "A Câmara de Lisboa vai prolongar o prazo de consulta pública do Plano de Pormenor da Baixa Pombalina até 15 de Setembro, mais dois meses que o previsto. A autarquia admitiu ainda que a crise pode implicar dificuldades de financiamento e uma maior demora no Plano."

A isto chama-se estratégia e planeamento...à portuguesa!

Enfim... a estratégia e o planeamento estão, mais ou menos, ao mesmo nível das prioridades...

1 comentário:

O Deputado disse...

Meu Caro oarquitectodacml.blogspot.com

Neste link,

http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=email

ofereço-lhe a oportunidade de visionar como funciona a assembleia estadual do Rio de Janeiro

O Sr. Sérgio Cabral è governador do estado do Rio de Janeiro.

Meus Caros, Deputados

As ilações serão de livre arbítrio