quinta-feira, 23 de junho de 2011

A centésima décima primeira reunião

Foi com grande agrado e satisfação que tivemos o privilégio de assistir à centésima décima primeira reunião da Comissão de Coordenação, Instalação e Implementação da Unidade de Coordenação Territorial e das Unidades de Intervenção, também elas territoriais, desta nossa Câmara Municipal de Lisboa.


Nesta reunião foi feito o ponto da situação, e o balanço do trabalho efectuado nestes primeiros trinta dias de acção.


Ficámos a saber que o objectivo principal, deste primeiro mês - a Desestruturação dos Serviços - foi alcançado com grande êxito.


Para este êxito, em muito contribuiu o facto de não existirem instalações para as UITs, o que levou a sucessivas mudanças de funcionários no interior do Edifício do Campo Grande, com a consequente desintegração das redes instaladas, incluindo a rede telefónica e informática. Um exemplo do êxito desta acção, é bastante visível no número de impressoras, telefones e computadores que se encontram inoperacionais.


É certo, que ainda existem pequenos focos de resistência que consistem no facto de alguns técnicos persistirem, teimosamente, em realizar algumas informações técnicas, licenças e outros actos administrativos sem qualquer interesse… mas, são casos muito pontuais, que rapidamente irão ser absorvidos pela nova mentalidade de maior proximidade entre a Câmara Municipal e os Munícipes, que se pretende seja generalizada a todos os colaboradores das UITs, os quais de forma integrada irão intervir ao nível do planeamento, coordenação, gestão do espaço público e equipamentos, do urbanismo e intervenção comunitária, com vista à valorização da Cidade e à melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.


O corpo redactorial deste Blog andava bastante preocupado com a situação… pensávamos nós, que estávamos a assistir a uma situação de descontrole total…de caos generalizado… afinal, estávamos enganados!


Tudo estava planeado! A primeira fase da Reestruturação consistia, exactamente, na Desestruturação! Agora, tudo faz sentido…


Para se fazer uma Reestruturação, tem que se fazer, em primeiro lugar, uma Desestruturação! Nós é que somos ignorantes, e não sabíamos nem tinhamos percebido…


Passámos à segunda fase... já só faltam sessenta dias, e mais umas centenas de reuniões.

3 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente! Eu´também pensava que esta reestruturação iria ser o caos, mas verifico que estou enganado, as coisas são mesmo assim, tem de se desestuturar os Serviços, para serem reestruturados! Só assim se compreende uma restruturação na CML!Posto isto ninguém se entende nos extintos departamentos/divisões,os funcionários ou fazem parte dos novos Serviços ou foram para o DGRH,para aguardarem colocação...mas como estamos na silly season tudo isto é normal, aguardemos portanto as novas "Runiões" das UITs para sabermos as próximas orientaçõs!

Anónimo disse...

Nas escadas do metro da estação está escrita uma frase filosófica
"...É preciso muito caos interior para parir uma estrela..."
Tenham esperança porque desse caos só pode sair uma pérola!

Anónimo disse...

Neste momento em lisboa não existe fiscalização. O Dr. António Costa ordenou que a fiscalização fosse toda para a Policia Municipal.
A Policia Municipal aproveita os fiscais e coloca-os na secretaria. Diz o Comandante que é para poder colocar os policias na rua. Afinal que foram os fiscais fazer para a PM??? Fiscalizar no foi com certeza... Será que ninguém vê o que se está a passar??? Afinal o perfil de funções serve para quê???
É uma vergonha a forma como tratam os funcionários que tanto deram pelo município.
Será que o comandante da PM se rege por leis próprias, fazendo com que os funcionários tenham medo de falar... voltámos à PIDE.
Já para não falar nos horários, que pelos vistos, na PM não existem... os colegas do já conhecido "colete" que são os unicos que andam nas ruas (feiras) nem sequer um cacifo para guardar os objectos pessoais têm. E quando têm de entrar de madrugada (6h), enquanto aguardam pelas ordens superiores, têm de o fazer no banco do jardim (por acaso não tem chovido nem tem estado frio)

Desculpem o desabafo... espero que alguém acima do comandante tenha coragem para lhe fazer frente.