quarta-feira, 29 de junho de 2011

O PREC no Urbanismo da CML

O PREC (Processo Revolucionário em Curso) aconteceu, neste País, há mais de trinta anos.


Mas, para quem não viveu esse período histórico, pode agora revivê-lo no Urbanismo da Câmara de Lisboa.


Há trinta anos atrás, parecia que o poder tinha caído na rua… a propósito de uma revolução que trazia a liberdade ao povo oprimido, um vasto conjunto de pessoas sem preparação, nem formação, ocupou os lugares de decisão de empresas e propriedades arrastando o País para uma situação de extrema dificuldade.


Estávamos no “Verão quente de 75”…


Hoje, temos a sensação, que também na Câmara de Lisboa, se aproxima um Verão bastante quente…tal como em 75, também agora, e a propósito da aproximação ao Povo, assistimos a um vasto conjunto de pessoas sem preparação, e sem formação, a ocuparem lugares de decisão na hierarquia do Urbanismo da CML…


Tal como em 75, a maioria, assustada e com medo, assiste aos acontecimentos sem saber bem o que fazer ou dizer… em 75, qualquer palavra de bom senso era imediatamente intitulada como "fascista"... e agora? Será que somos "os velhos do Restelo?"


Em 75, a confusão, desorientação e desordem era mais que muita… ninguém sabia muito bem quem efectivamente mandava e tinha poder… ninguém sabia a quem recorrer. Aqueles que pareciam ter o poder não eram pessoas de confiança… Exactamente aquilo a que hoje assistimos na CML! Não se sabe quem manda e não há a quem recorrer…e, tal como em 75, aqueles que parece deterem algum poder, não são pessoas fiáveis ou credíveis…


Afinal, quem manda hoje no Urbanismo da CML? É o Vereador Manuel Salgado? Há quem diga que sim… mas, há quem diga que quem manda agora é o Presidente António Costa… e há quem diga que Sá Fernandes também manda numa parte… um Arquitecto do Urbanismo recebeu processos com Despachos da Vereadora Helena Roseta… afinal quem é que manda em quê??? Alguêm, neste mundo, considera estas pessoas como fiáveis ou credíveis?


Em 75, o regabofe terminou a 25 de Novembro… será que o Urbanismo de Lisboa se vai “aguentar” neste estado de PREC até 25 de Novembro de 2011?


E, por fim, aquilo que é mais importante: “Quem é que vai pagar a factura do que está a acontecer no urbanismo da CML?”


Eu diria que vai ser o mesmo que pagou a factura dos anos 70…a população que trabalha e paga impostos, como sempre…

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou a ver... a Câmara agora é uma República!
É o reino dos incompetentes!

"O Arquitecto" disse...

É mais ou menos isso... mas, as generalizações nunca são muito correctas...
Há muita gente - eu diria mesmo: a maioria - têm competência e qualidade!
O verdadeiro problema não está nos funcionários e nas suas qualidades.
O verdadeiro problema está na "organização" e na "Direcção política" que é profundamente incompetente e populista.
E, mais não digo...

Anónimo disse...

Ao ver os curriculum publicados, das novas chefias, fico perplexo... não haverá na Câmara ninguém mais competente??? Além de não ter um curriculum académico por ai além, não tem curriculum profissional... E é isto na Câmara da capital do país!!! É chocante.
Há até quem tenha tirado cursos na extinta Universidade Moderna, que agora diz que tirou noutro lado.

Pergunto-me vocês deixam-se ser chefiados por essa gente?

Anónimo disse...

Tu és mesmo um granda urso, oh Arquitecto. Continua a arrastar a tua miséria. Boa sorte

Anónimo disse...

Pois o nosso grande problema é a incompetência das chefias, são os boys que aparecem, não têm a minima noção de nada, mas a soberba não lhes falta!Depois claro as atitudes de insegurança....não falam com os técnicos não sabem gerir os recursos er claro as persseguições às pessoas são uma constante! que tristeza! Até ao dia em que nos vai saltar "a tampa"....!

Pedro Patrício disse...

Alguém me explique a razão do anonimato. Do que é que têm medo?