sábado, 11 de junho de 2011

Os vendedores de promessas e ilusões

Ciclicamente, somos confrontados com governantes que não são mais do que simples “vendedores de promessas e ilusões”.


No longínquo passado, do século XVI, tivemos El-Rei D. Sebastião que prometendo glória e riqueza… acabou por colocar o País numa situação de perda de independência com a crise de 1580.


No passado recente observámos como a teimosia e o irrealismo do Engº José Sócrates, sempre com promessas de que era possível irmos mais longe, levou o País à bancarrota…


Alguns pensarão que “o Arquitecto” está a delirar e a fazer comparações sem sentido. Não! Esta ideia que aqui expresso não é minha, nem original. Ela já foi publicada no “La Vanguardia” a 26 de Maio deste ano.


Mas, o mais grave, para aqueles que trabalham e vivem em Lisboa, é que na Câmara continuamos a ter outro “vendedor de promessas e ilusões”!


De promessa em promessa… de ilusão em ilusão… continuamos a ver o Povo a acreditar e a Instituição a afundar-se, sabe lá Deus até onde.


Há muito boa gente que já viu isso. Repare-se nas palavras de uma Deputada Municipal do PPM falando sobre as informações apresentadas por António Costa:


“É um pouco o que sinto em relação à sua informação escrita: provoca-me olheiras. Mas, em compensação, delicio-me ao lê-la. Principalmente porque aprendo algumas lições. Uma delas, que ser-me-á muito útil aquando, na minha vida profissional, corrigir trabalhos dos alunos, é perceber como, sem se fazer absolutamente nada, dá-se a impressão que se faz alguma coisa. Esta informação escrita diz respeito ao período entre 15 de Novembro e 31 de Janeiro, ou seja, a altura natalícia. Pelo volume de trabalho aqui adivinhado pergunto-me, para quê Pai Natal e a rena Rodolfo, quando temos o Sr. Presidente e as bicicletas do Sr. Vereador Sá Fernandes?”


Há dias atrás ouvia Morais Sarmento na SIC notícias a fazer o mais rasgado elogio ao trabalho que António Costa está a fazer na CML. E pensava com os meus botões: “Como é possível que António Costa tenha esta imagem no exterior? Como é possível que as pessoas venham falar para a Televisão daquilo que não sabem ou que desconhecem totalmente? Como é possível?”


Na verdade, como é possível que sem se fazer nada de positivo, se dê a impressão que se fez alguma ou muita coisa? Como é possível?


É triste! Mas, até quando iremos ter na Câmara de Lisboa este “vendedor de promessas e ilusões”?


El-Rei D. Sebastião levou o País a perder a independência. José Sócrates levou o País à bancarrota. Onde levará António Costa a Câmara de Lisboa?

4 comentários:

Anónimo disse...

É este o país que temos e a cidade que temos. Gostamos de viver de ilusões. Mas quando os problemas nos caem em cima já não gostamos. Até lá vamos cantando e rindo. É um país patético e uma cidade de patetas alegres...até ao dia em que abrirem os olhos e perceberem que Costa = Sócrates.

Anónimo disse...

http://www.ionline.pt/conteudo/129920-quer-fazer-praia-na-baixa-lisboa-vai-ter-esperar-so-mais-um-ano

Anónimo disse...

A devil's tongue!

Anónimo disse...

O sr vereador Sá fernandes lembrou-se de uma saída para os funcionários mais necessitados cavar nass horas vagas
como não tinha baldios na cidade resolveu por bem colectar esses bandidos que ocupavam por uma ninharia os terrenos da cml e que abusivamente cavavam em vez de ir pra taberna....
bem haja