quarta-feira, 5 de agosto de 2009

As Mentiras da Função Pública


Eu já me referi a isto há uns tempos atrás. Agora, alguém com mais protagonismo mediático veio falar do assunto.

Na verdade é um escândalo o que se passa com as Chefias da Função Pública e a forma como se promovem. O problema não é de agora!
Os nossos governantes para justificarem o SIADAP, intoxicaram a opinião pública com falsas verdades.
"O funcionário público é um bandido preguiçoso, tal como os professores, que não querem ser avaliados! Eles – funcionários públicos – estão habituados a ser promovidos automaticamente, ao fim de três anos!"

Eu, que sou funcionário público, nunca fui promovido ao fim de três anos! Os únicos que vi serem promovidos ao fim de três anos foram as chefias – e algumas com muito pouco – ou nenhum - mérito!
Agora, o incrível, é que se faça uma reforma desta dimensão e não se tenha reparado no essencial: Quem sempre foi promovido automaticamente continua a sê-lo!
É VERGONHOSO, mas é verdade!

Mas outras verdades idênticas e escandalosas existem actualmente com as Chefias da Função Pública.
Há uns anos atrás (no tempo do Cavaco) o actual partido no Governo fez uma guerra enorme a exigir concursos públicos para os cargos de Chefia! E conseguiu aprovar a Lei! O que fez até hoje? Onde é que a Lei foi aplicada? Na Câmara de Lisboa não foi! Na Câmara de Lisboa o que se passou é absolutamente escandaloso!

Durante os últimos anos esforçaram-se por colocar todos os seus "jovens" em cargos de chefia! Concursos? Nem pensar!

Primeiro, é preciso que estes "jovens" tenham o curriculum, depois o concurso chegará e os mesmos estarão totalmente "legalizados" como Chefes– UMA VERGONHA!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade tudo o que vem mencionado neste artigo.
O mesmo se passa na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Eu vi-me forçada a ensinar aqueles que actualmente têm cargos de chefia, dei-lhes a papinha toda feita e no final quem levou o Muito Bom não fui eu, foram eles. Eu ganhei uma depressão causada pela Directora de Serviços. Na época ainda nem no quadro estavam, hoje já são Técnicos Superiores de 1.ª. E é verdade, como "chefias" são mesmo uma vergonha.
Alguém veio dizer que, com a saída de 2 FP para a reforma entraria um novo FP. Na FEUP é ao contrário, com a saída de 1 FP para a reforma entram 3 ou mais FP. Não sei onde o Governo tem tanto dinheiro para pagar vencimentos a Técnicos Superiores que entram para a FEUP. Sim, porque agora só entram Técnicos Superiores e quem são eles? Pois, são os conhecidos dos dirigentes e chefias, são os amigos dos amigos destes e por aí fora.Nós trabalhamos e eles levam o dinheiro. São uns incompetentes.