quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A APL e as OVPs de Lisboa

Tal como o comentador (da Holanda) da notícia afirma, eu também não entendo muito bem este tipo de transacções.

Uma determinada área do Porto de Lisboa passa da jurisdição da APL para a CML...e a CML paga à APL 14,5 milhões de euros! Qualquer coisa como 2,9 milhões de contos na linguagem "antiga"!

A sério que gostava de perceber! Mas para perceber era preciso que alguém me explicasse!

A Câmara tem os problemas económicos que todos sabemos (será que sabemos?) e a APL também? Alguém me poderá esclarecer?

A APL é uma empresa estatal que detém uma das maiores Quintas de Lisboa!

A APL, quanto a mim, é uma aberração completa em termos democráticos, ou seja, a partir do momento em que foi instituído um poder autárquico neste País, a APL deixou de fazer qualquer sentido. Os nossos governantes não estão de acordo com isto e mantiveram a aberração durante todo este tempo. Fizeram bem, porque desta forma proporcionaram e irão continuar a proporcionar o bem estar – uns Audis e BMWs – a mais um significativo conjunto de gestores e administradores!

Por outro lado os 14,5 milhões de euros fazem pensar...é muito dinheiro para quem deve tanto!

Será que as taxas urbanísticas que estão a ser implementadas, na CML, desde o dia 8 de Agosto já estavam a ser pensadas tendo em conta este negócio?

Hoje, disseram-me que uma OVP (Ocupação de Via Pública) de um projecto em curso, iria custar ao requerente, pelo cálculo anterior a 8 de Agosto, 90.000 Euros. Calculando a mesma OVP pelas novas taxas o valor passa a 500.000 euros!!!

Na minha modesta opinião eu julgo que a CML deveria considerar a ocupação do seu território por parte da APL desta forma. Não sei, mas acredito que os seus problemas económicos ficariam resolvidos...

Sem comentários: