terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os Serviços Sociais da CML no seu melhor


Os Serviços Sociais da CML são, actualmente (e já há algum tempo), o exemplo acabado daquele tipo de Serviço que se esqueceu dos fins para que foi criado.

Há já muito tempo que tenho esta sensação, e hoje, tive mais uma prova desta convicção.

Dirigi-me ao seu magnífico edifício das Olaias para solicitar uma “credencial” para uma consulta no Dentista (eu sei que agora se chamam médicos odontogistas mas eu gosto de lhes chamar “dentistas”). Foi com agrado que percebi que a modernização tinha chegado: Agora, a “credencial” já não é em papel!!! Agora, é enviada informaticamente para o “Consultório do Dentista”!

Quando a funcionária me deu a novidade fiquei satisfeito! Já não era sem tempo!!! Até que enfim que estas Instituições começam a utilizar as potencialidades das novas tecnologias!
..............
Há uns anos atrás as credenciais para os “Dentistas” não eram pagas. O utente deslocava-se aos Serviços Sociais (Caixa de Previdência da CML), solicitava a credencial pretendida e ia à sua vida... eu, considerava a situação absurda, pois achava que bastaria o utente apresentar-se no Dentista com o seu Cartão de Identificação válido para se encontrar “credenciado”!

De repente, e sem nada o fazer prever, as “credenciais” passaram a ser pagas. Ou seja, para além do absurdo da sua existência, passámos a ter que pagar o absurdo.

Na altura, perguntei no balcão a que se devia aquela mudança de atitude. Foi-me dito que havia muitos “abusos”!!! Uns utentes muito “malandros”, que se deslocavam lá a pedir “credenciais”, que depois não utilizavam! Era grave! Tinha que se responsabilizar esta “malandragem” pelo gasto do papel!!! Daí o pagamento...
Não acreditei na razão da mudança...
................
Hoje, quando soube que o papel da “credencial” tinha deixado de existir, pensei que era para meu benefício e que já não tinha que pagar a credencial. Afinal, a razão do pagamento deixou de existir!

Qual não foi o meu espanto, quando a funcionária me disse: “São 7,50 €!”

Mas, são 7,50 € para quê?

Manifestei a minha insatisfação à funcionária e observei o seu ar estupefacto pela minha insatisfação: “Então? É uma consulta!” – afirmou.

Disse-lhe que há uns anos atrás aquilo não era pago e recebi como resposta que já devia ter sido há muitos anos.

Esta é a triste realidade! Primeiro que tudo, não foi assim há tantos anos atrás! E depois, é o facto da generalidade das pessoas achar absolutamente normal que se cobrem “taxas”, “quotas”, “credenciais” e outras coisas que tais, sem qualquer sentido ou fundamento, e mais grave ainda, sem se saber bem para quê e com que fim.

Por muitas histórias que me contem – e hoje, já ouvi algumas – este, é um dos casos evidentes das instituições que se esqueceram dos fins para que foram criadas... e, como gastam demais e vivem acima das suas possibilidades, têm que inventar receitas, como esta das credenciais, sem qualquer justificação, sentido ou nexo.

Lá chegará o dia, em que irão perceber esta realidade de que falo. Quando a generalidade dos utentes dos Serviços Sociais da CML bater com a porta de um dia para o outro, talvez percebam a razão da sua existência... ou inexistência...

5 comentários:

Anónimo disse...

O SSCML actualmente só serve para alimentar os boys e as girls que por lá andam a sacar o dinheiro dos Beneficiários.
Veja-se como são concorridas as eleições para os Orgãos da Serviços Sociais! Não é pelo trabalho!
A maior parte dos médicos a mesma coisa, só pensam em sacar consultas.
Para fazer exame paga consulta.
Para levantar paga consulta.
E o valor destas são mais caras que no próprio hospital da Luz.
É uma roubalheira.
Eu já assisti ao Director clínico dar os parabéns, a um médico, em plena consulta, por ter sido o médico que mais facturou no mês anterior.

Anónimo disse...

Estes serviços servem os associados mas também e muito os interesses, vaidades e as incompetências de algumas chefias e administradores, a começar pelo presidente. Estes serviços são, cada vez mais, espero, uma espécie em via de extinção, neste panorama português, que é reflexo da politiquice, da falácia e da vaidade, mas também acho que as coisas vão mudar...

Abraço

Anónimo disse...

Os comentarios anteriores levam-me a dizer aquilo que já tenho opinado com alguns colegas da CML, e que agora venho tornar público. Vem a direcção dos SSCML defender aguerridamente os SSCML, os seus funcionários e os direitos dos trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa. Outra coisa não seria de esperar. Eu sou funcionário da CML, mas a justiça e a verdade deve imperar num estado de direito. As associações, mesmo que para fins tão nobres como as dos SSCML, não devem depender tanto dos dinheiros públicos, para se substituirem, precisamente, ao direito público e ao estado português, e com isso ainda conseguirem alimentar interesses pessoais, pouco nobres e pouco altruistas. 4000,00 euros para o Presidente e Director Clinico? Mais de 3000,00 euros para a restante direcção? Concursos para a aquisição de material clinico, com dinheiros publicos, sem serem cumpridas as regras para a aquisições de bens e serviços públicos? E isto tudo rematado com relatos de casos de adultérios??

Assim, não queremos SSCML. Prefiro a saudosa Caixa de Previdência!

Anónimo disse...

Não sei nada de concursos públicos ilicitos ou de casos escaldantes dentro dos Ss, mas também me pareçe que se é verdade que os adminstradores ganham assim tanto e se os Serviços Sociais dependem assim da CML, alguma coisa devia mudar.

Anónimo disse...

Pois é, parece que de facto os lugares aos Órgãos dos SSCML, são muito apetecíveis. Para o Câmara Lisboa Clube, concorreram apenas duas listas [sabendo-se que os que lá continuam auferem 120€/mês a titulo de ajudas de custo(??)], para os SSCML concorreram quatro listas [recebendo 4.000€/mês (??)]. Contudo uma das listas candidatas declarou serem apenas remunerados pelo valor do lugar de origem, Marketing eleitoral? Pelo menos o compromisso de honra é público, vejam em: http://sscmlistad.wordpress.com/
Estes ficaram em terceiro lugar. Ingénuos...