segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os sapatos sujos de Mia Couto (5)

“A vergonha de ser pobre e o culto das aparências”

A necessidade que a nossa sociedade actual tem de mostrar que não é pobre é verdadeiramente assustadora. O culto das aparências tornou-se uma obrigação.

Não ser rico tornou-se uma vergonha! Todos temos necessidade de ostentar sinais exteriores de riqueza. Seja o telemóvel, seja o automóvel, seja o LCD, todos temos de ter aquilo que os outros (ricos) têm.

Mia Couto dá um exemplo extraordinário da sua experiência que me chamou especialmente a atenção pelo facto de há um ano atrás me ter acontecido uma situação muito semelhante: a simples compra de um automóvel!

Eu decidi comprar um pequeno automóvel para uso urbano e dirigi-me ao concessionário, escolhi o carro e manifestei a minha intenção na aquisição daquele modelo naquela cor. Foi um escândalo! O vendedor nem queria acreditar...um Sr. Arquitecto camarário a comprar uma porcaria daquelas...ainda por cima daquela cor!!! Não era possível, não era compatível com o meu estatuto.
Não percebi...o meu estatuto? Qual estatuto? Uma pessoa com o meu “estatuto” tinha que comprar um Audi, Mercedes ou BMW e evidentemente, teria que ser cinzento! E havia tantos cinzentos bonitos...

Tive grande dificuldade em explicar ao senhor que queria mesmo aquela viatura. Por pouco tinha que ir a outro concessionário, tal foi a pressão a que fui sujeito para não comprar “aquilo”.

Que pobre sociedade esta em que os principais valores passam pela necessidade de parecermos aquilo que não somos, mesmo que seja, à custa do nosso endividamento, ou pior ainda, o endividamento dos nossos filhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

É o sistema que tem a culpa! Não a organização mas o que fazem dela.
O eleito tem obrigação de mudar tudo, foi para isso que foi eleito.
Então toca de mudar, mas mesmo tudo, até a maneira de pensar. Muda a organização e até o sistema mesmo que isso interfira com outras competências.
Agora são criadas novas regras incontornaveis e vitalícias.
Mas logo chega outro que vinha chamando a atenção para a distorção provocada ou incompatibilidades, e eleito que é cria o anti-sistema....
Porra não têm mais nada que fazer que se masturbar no poleiro?