quinta-feira, 23 de abril de 2009

A responsabilidade que nunca existe.

Este Blog tem a decorrer uma votação aqui do lado direito. Mas, pelos vistos os nossos visitantes não gostam muito de votar.
Até este momento, só votaram vinte e duas pessoas.
É um escândalo! Não o facto de só terem votado 22 pessoas. O escândalo é que destas vinte e duas, já houve cinco que votaram a dar razão à atitude da Ordem.

É inaceitável! Vou ver-me obrigado a entrar em campanha eleitoral pelo NÃO!

Não consigo perceber como é que alguém pode defender a ideia de que uma Ordem Profissional tem o Direito de contratar Advogados para cobrarem quotas em atraso a um profissional!

Os caros leitores sabem o que é uma Ordem profissional?
Uma Ordem profissional é uma organização corporativa com poderes delegados pelo Estado português para gerir o exercício profissional de determinada profissão.

Como tal, a competência de uma Ordem profissional passa pelo reconhecimento e certificação dos profissionais habilitados ao exercício profissional na sua área. Desta forma, meus caros, a Ordem dos Arquitectos ou qualquer outra ao detectar que um profissional não tem habilitações, não está certificado, não cumpriu as suas obrigações ou cometeu qualquer ilegalidade profissional a única coisa que deve fazer, e tem obrigação de o fazer, é através de um processo disciplinar retirar ao profissional em causa a sua “carteira profissional” inibindo-o do exercício da profissão.

As situações existentes de quotas em atraso são um dos grandes atestados de incompetência passados pelos próprios membros da Direcção da Ordem a si próprios. E não sei mesmo se não virão ainda a ser responsabilizados judicialmente por isso.

Eu como membro da Ordem, que sempre tive as quotas em dia, considero ofensivo o desleixo das várias Direcções que passaram pela Ordem dos Arquitectos, que nunca actuaram, que nunca fizeram aquilo que era o seu dever. Se havia Arquitectos que não pagavam as quotas, deveriam ter sido inibidos do exercício profissional da Arquitectura. Porque é que não foram retirados, na devida altura, os direitos de exercício da profissão aos Arquitectos que deixaram de pagar as suas quotas?

É uma vergonha que durante anos e anos não se tenha feito aquilo que devia ser feito, para agora vir resolver um erro, com outro erro ainda maior.

Como é que vão cobrar as quotas aos Arquitectos devedores que entretanto faleceram? Vão penhorar a família?

Quem são os responsáveis pela situação criada? Quais os danos que provocaram à Ordem e aos Arquitectos envolvidos?
Como sempre em Portugal, e também na Ordem dos Arquitectos, não deve haver responsáveis.

Sem comentários: