quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Nossa Solidariedade


Estive eu aqui a escrever sobre as petições e esqueci-me do essencial: a petição sobre as adjudicações directas de Projectos de Arquitectura por parte da Empresa Parque Escolar EPE.
Chamaram-me a atenção sobre este assunto e eu não percebi porquê!
Perguntei de forma "cínica": Que tenho eu com isso? Eu nem posso concorrer! Nós nem podemos fazer Projectos! Que interesse temos nós, camarários, em que os Projectos sejam adjudicados directamente ou por concurso?"
Recebi como resposta que era uma questão de solidariedade para com os colegas!!!
Não foi a primeira vez que recebi esta resposta! Eu sou ingénuo e acredito! Nós, camarários somos muito solidários com causas que não nos dizem respeito. Pena tenho eu, que em outras causas que nos tocam bem mais perto não tenhamos a mesma solidariedade...
Pelos vistos, existem Arquitectos camarários solidários com as causas dos Arquitectos!
Sim! Não é erro! Existem Arquitectos camarários e existem Arquitectos!!! Os Arquitectos camarários não podem fazer Projectos nem concorrer a concursos e os Arquitectos podem!!!
Mas, nem tudo é mau! Sempre é bom ver que há alguma solidariedade (e contribuição económica) dos Arquitectos camarários para com os colegas não camarários...
No entanto, lamento que em mais de vinte anos de carreira nunca tenha visto a mesma atitude por parte dos Arquitectos não camarários...antes pelo contrário, sempre percebi que era considerado um ladrão, um concorrente desonesto, um inimigo, um ser desprezível e incompetente que só existe para criar problemas ao ARQUITECTO!

Sem comentários: