terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Sociedade das Petições

A Chefe de Redacção, chamou-me a atenção para uma petição que está na Internet!

A dita petição refere-se ao escândalo dos ajustes directos de Projectos de Arquitectura feitos pela Empresa estatal Parque Escolar EPE.

Visitei o site pela primeira vez e fiquei, de certa forma, admirado e surpreso, ou nem tanto... este pobre País é mesmo o País das petições...há petições para todos os gostos...

Tenho alguma dificuldade em perceber este fenómeno das petições...julgo que, por este andar, o próximo Governo deve criar uma Direcção-Geral, ou mesmo uma Secretaria de Estado dedicada somente à análise das petições populares.

Eu não percebo este fenómeno peticionário, principalmente, tendo em conta alguns acontecimentos recentes:

Há uns tempos atrás umas dezenas de milhares de pessoas solicitaram um referendo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Eu não acompanhei o assunto, mas pelo que ouvi, parece-me que os políticos eleitos deitaram as assinaturas para o lixo ou para o triturador - na pior das hipóteses foram parar aos SSS (Serviços Secretos de Sócrates);

Há um ano atrás, cerca de um terço dos Arquitectos da CML queixaram-se da situação injusta que estão a viver. O que aconteceu? Nada!!! O Provedor de Justiça "chutou para canto", e o Presidente da CML assobiou para o lado...

Petições para quê? Será que pensam que vivem numa Democracia?

Sem comentários: