quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Corrupção que conhecemos ou não...


A notícia do Público começa assim:

"Portugal surge na 32.ª posição no quadro dos 178 países ...quanto à percepção da corrupção, quando em 2009 aparecia em 35.º lugar, que foi o pior ranking de sempre para o país desde 2000."

Mas, depois vem a explicação:

"Leis "herméticas", um aparelho de Justiça que "não funciona" e resultados "nulos" no combate à corrupção são as razões apontadas pela TI para explicar a má posição de Portugal no ranking anual sobre percepção da corrupção."

E nós que não sabíamos isto... afinal, pelos vistos, a culpa principal é das "Leis Herméticas"...

Sempre nos disseram que a culpa era do comportamento dos Arquitectos da Câmara...

A notícia continua:
«Paulo Morais, da representação portuguesa da TI, disse à Lusa que "nos últimos anos Portugal piorou muito", afirmando que "o ovo da serpente está na legislação confusa e que gera ela própria corrupção"»

Bom, esta é demais! Nunca nos tinham falado no "Ovo da Serpente"... disseram-nos que a culpa era nossa! Que nós é que éramos corruptos! Nós é que éramos os grandes culpados! Os maus da fita! E, agora, depois deste tempo todo dizem-nos que o "ovo da serpente" está na "Legislação Confusa"?

E, por fim:

«Paulo Morais classificou o Conselho Português para a Prevenção da Corrupção como um "organismo governamentalizado" e a Comissão Parlamentar Contra a Corrupção como "uma inutilidade absoluta", com "resultados práticos praticamente nulos".»

O Paulo Morais concerteza não ouviu falar da Sindicância e da Comissão de Boas Práticas da Câmara de Lisboa...se tivesse ouvido falar... o relatório ainda seria mais esclarecedor.

A notícia completa pode e deve ser lida no Público.

Nota: Infelizmente, esta constatação e análise sobre as causas da corrupção e o seu combate apresentadas por um organismo internacional já há muito foram descritas neste Blog, sem estudos nem especialistas, mas tão somente, pela observação da triste realidade da sociedade.

A determinada altura escrevi:

"A solução, quanto a mim, passa por uma educação e mentalidade diferente. A solução passa por outros valores sociais. A solução passa por outra valorização (económica) e exigência técnica dos intervenientes em processos de análise e decisão administrativa. A solução passa por uma clarificação e simplificação dos processos administrativos!"

Se não acredita, veja tudo o que foi escrito aqui em 18.10.2009 a propósito da corrupção.

Sem comentários: