domingo, 18 de outubro de 2009

A Propósito da Corrupção

Há uns séculos atrás tínhamos uns senhores que nos diziam como nos devíamos comportar! Nessa altura, ou nos comportávamos bem ou íamos parar à fogueira! Era o tempo da "Inquisição"! Eles é que determinavam a nossa conduta e pensamento!

Há umas décadas atrás tínhamos uns senhores que nos diziam como nos devíamos comportar! Nessa altura, ou nos comportávamos bem ou íamos parar a Caxias ou ao Tarrafal! Era o tempo da "PIDE"! Eles é que determinavam a nossa conduta e pensamento!

Esses tempos remotos mostram-nos que há uns séculos atrás o poder estava na Igreja e há umas décadas atrás o poder de controlar as condutas e o pensamento colectivo passou para o Estado!
Actualmente, nada disto acontece! Vivemos em Democracia! Vivemos uma época de liberdade de pensamento e conduta nunca atingido na história da humanidade.

Porém, neste momento, assisto com espanto e admiração ao esforço que está a ser feito por parte do Estado Democrático por exercer pressão sobre o cidadão comum na sua forma de pensamento e comportamento! Com a motivação ou desculpa do combate à Corrupção o Poder instituído cria Comissões e mais Comissões com poderes estranhos ou esquisitos que têm fundamentalmente como objectivo o controle sobre os comportamentos e a forma de pensar.
A Corrupção sempre existiu, existe e continuará a existir! A grande questão encontra-se na forma de a combater e atenuar.

O Poder actual (Maçónico?), pelos vistos, considera que a melhor forma de combater e atenuar a corrupção é a criação de Comissões, constituídas por Anjos e Santos que vão "aconselhando" os potenciais "pecadores" corruptos a não terem aquele tipo de comportamento "feio", muito feio! E a propósito desta boa causa vão vasculhando a vida privada e intimidade de toda a gente...
Há dias atrás encontrei num Blog que aconselho ( http://democraciaemportugal.blogspot.com/ ) esta frase ou pensamento que achei muito interessante:

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

A Verdade passa por aqui. O combate à corrupção passa por isto, e não pela comissões pidescas e inquisitórias.

Aquilo que era fundamental não está a ser feito, antes pelo contrário!
O combate à corrupção passa pela formação ética e moral dos cidadãos!!! E não pela repressão e controle dos ditos cujos!
A generalidade da nossa sociedade está a educar os seus "rebentos" numa perspectiva de optimismo, êxito, bem estar, conforto, realização pessoal e profissional, concorrência, competição, competência, a excelência é o objectivo...e, infelizmente tudo isto, apesar de bom e positivo, não é suficiente nem essencial!

Nesta formação que estamos a dar aos nossos filhos onde é que se encontram os valores morais e éticos? A exigência e a provação? As dificuldades e obstáculos? A verdade e seriedade? O conceito de justiça e honestidade? A solidariedade pessoal e a caridade?
Não!...estes valores não se encontram na educação e formação que estamos a dar.
Admito que isto não aconteça a todos os níveis sociais, mas ao nível da classe média, média-alta e alta, aquilo que se observa é uma educação e formação extremamente deficitária em termos morais e éticos! Estamos, fundamentalmente, a criar uma elite constituída por seres "potencialmente" corruptos!

Neste momento, tudo é facilitado! Nós ensinamos os nossos filhos a mentir a partir do banco da escola! Nós fazemos os trabalhos de casa dos nossos filhos! Nós contratamos especialistas para ajudar os nossos filhos! Nós colocamos e pagamos as melhores escolas para os nossos filhos! Nós arranjamos o melhor emprego para o nosso filho!
O nosso filho "tem que ser o maior e melhor" deste mundo! Ele, objectivamente, não é, nem queria ser, mas para nós tem que ser!!!

Infelizmente, não nos apercebemos que estamos a criar um grande grupo de pessoas que apesar da grande formação técnica, artística ou outra, que possam ter...não têm qualquer formação moral ou ética.
O problema da corrupção é no seu primeiro nível de análise um problema de formação ética e moral! E no seu segundo nível uma questão de grande desigualdade económica entre os promotores e investidores e os intervenientes e decisores em processos administrativos.
Como é que se resolve este nó gordio?
Asseguro que não é com "comissões de boas práticas" nem com "Comissões de prevenção da corrupção"!

A solução é mais complexa e implica outros meios e atitudes.

A solução, quanto a mim, passa por uma educação e mentalidade diferente. A solução passa por outros valores sociais. A solução passa por outra valorização (económica) e exigência técnica dos intervenientes em processos de análise e decisão administrativa. A solução passa por uma clarificação e simplificação dos processos administrativos!

Este é o meu pensamento sobre este assunto! Sei que é uma questão complexa e que muitos não estarão de acordo comigo, no entanto, é assim que eu penso!

Peço desculpa pela extensão deste "post" mas, a questão é séria demais para uma série de pessoas "inteligentes" continuarem a atirar-nos "areia para os olhos"!

A corrupção existe, deve ser combatida, mas não é assim!

Basta de mentiras! Ou será só incompetência?

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente abordagem do tema e visão sobre o problema e sobre a sociedade actual em geral.
Subscrevo inteiramente.
Os meus parabéns.