terça-feira, 12 de outubro de 2010

A reestruturação da Câmara de Lisboa


É verdade! Nos próximos tempos temos mesmo de falar deste acontecimento que vai mexer na nossa vida...e no nosso exercício profissional.

Hoje queria falar-vos de uma proposta "estranha" que está prevista na reestruturação dos Serviços: O "saneamento" passa ou é concessionado à EPAL!

Quando vi não percebi porquê, nem qual o sentido.

Hoje, deparei-me com uma notícia, no Jornal I, em que o Presidente António Costa afirma que espera encaixar cem milhões de euros com "a entrega das redes em baixa de saneamento à EPAL".

Claro, que mais uma vez, quando se fala de dinheiro na Câmara de Lisboa, tudo é opaco. Como nós gostaríamos de perceber este "negócio"...

A Câmara cobra uma taxa de conservação de esgotos absolutamente escandalosa!!! Segundo algumas notícias, esta taxa é a maior fonte de rendimento da CML!

"A taxa de conservação de esgotos é a que mais receita dá à câmara, foram 28,4 milhões de euros no ano passado." (Ver Económico de 26.04.2010)

No meu caso pessoal a taxa quase que atinge os 250 euros anuais!!! E, apesar disto, o Sr. Presidente diz isto:

"Actualmente, Lisboa enfrenta uma "situação de grande perigo que é a degradação da rede de saneamento", encontrando-se num "estado deplorável", explicou o autarca"! "

Mas, afinal de contas, o que anda a Câmara e o Sr. Autarca a fazer ao nosso dinheiro que diz ser destinado à conservação dos esgotos?

Não sei! Mas, imagino...
Com esta concessão à EPAL a quem vamos pagar a taxa ilegal que nos cobram? À EPAL ou à CML?

Será que vai deixar de haver taxa? A CML ganha cem milhões porquê e como?

O que é que a EPAL tem a ver com "saneamento"? Eu, ingenuamente, pensava que a sigla EPAL significava Empresa Pública de Águas Livres.

Bom...há uns tempos atrás encontrei um pequeno empreiteiro que fazia electricidade, águas e esgotos. Eu achei aquilo um pouco estranho e perguntei-lhe porque é que fazia trabalhos tão diferentes, ao que ele me respondeu que a sua área abrangia tudo o que envolvia "tubos" ou "canos"!

Pelos vistos a EPAL deve ser uma Empresa do mesmo género...

Só não percebo é porque é que não lhe entregam também a iluminação pública que vão entregar à EDP... afinal de contas é tudo uma questão de "tubos", ou será de "canos"?

PS: Uma última notícia do Público que explica melhor o negócio...porém, é referido que a receita da taxa de conservação de esgotos é cerca de 50 milhões por ano, quando na notícia do económico em Abril passado é referido que a receita desta taxa no ano anterior (2009) foi de 28,4 milhões de euros.

5 comentários:

Anónimo disse...

É caso para dizer:
Negócios de merda que valem milhões...

Anónimo disse...

Já se conhece a proposta de restruturação?

"O Arquitecto" disse...

Sim! Já se conhece! Mas, só em circulos restritos!
Só os inteligentes, competentes, motivados e tudo o mais que faz deles "Directores" é que estão dentro do assunto.
Neste momento o assunto em discussão é se a reestruturação proposta tem lugares de chefia para todos eles!

Anónimo disse...

O Sindicato tem explicado o que lhe tem sido mostrado (sempre fora de prazo) pelo António Costa.
Se calhar era importante o Arquitecto, ou o Engenheiro, ou seja lá o que for o meu "Colega" dar um pouco mais de importância ao STML, que é tratado neste blog como desprezível! O Arquitecto tem de pôr os pés na terra, cair do seu pedestal e compreender que na CML há trabalhadores e não ilhas! Farinha do mesmo saco!

"O Arquitecto" disse...

Não, meu caro colega (sem aspas) está muito enganado!
Mais uma vez não estou nem posso estar de acordo com o vosso tipo de sindicalismo!
O seu grande engano está no facto de eu ter os pés na terra e não me encontrar em nenhum pedestal.
Na verdade na CML há trabalhadores...uns que andam na rua e outros que trabalham na secretária. Uns com mais formação intelectual e outros com menos! Uns comunistas, outros socialistas e outros que não são uma coisa nem outra ou não têm opção política definida! Uns que são Chefes e Directores e outros que não exercem cargos de Chefia! Todos somos trabalhadores e colegas!!! SEM ASPAS!!!
O vosso grande problema é que não percebem ou não querem perceber esta realidade. Não sou eu que estou no pedestal nem o colega na plateia.
Todos somos trabalhadores e temos a mesma dignidade.