segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Desqualificação do Espaço Público

Há uns tempos atrás saiu uma notícia no Público que afirmava:
«A Câmara de Lisboa quer travar a "desqualificação do espaço público" da Baixa e, para isso, definiu um conjunto de "critérios orientadores", segundo os quais as esplanadas devem ter toalhas de mesa "de cor única", chapéus de sol "em lona na cor branco-cru", menus que "não ultrapassem o formato A4" e porta-guardanapos "em aço inox".»
Agora, que vamos ter uma “nova” entidade de gestão do espaço público, vamos ver o que vão fazer a estas “inteligentes” directrizes de Sá Fernandes.
O texto continuava:
«No documento em que são enumerados esses critérios, diz-se que hoje existe na Baixa "um excesso de mobiliário e uma deficiente qualidade dos seus modelos", acrescentando-se que a sua implantação "dificulta a circulação de pessoas, prejudica a leitura dos eixos e desvaloriza o ambiente global do espaço público".»
Pois é… na verdade Sá Fernandes até tem razão. O que o “Arquitecto da CML” gostava de saber é a opinião de Sá Fernandes sobre os Quiosques que implantaram na Avenida da Liberdade… será que não dificultam a circulação de pessoas? Será que não prejudicam a leitura dos eixos? Pelos vistos, parece que não…

1 comentário:

Rosário Santos disse...

Fui hoje á Baixa e deparei-me com um espectáculo visual deprimente,nojento e mesmo miserável!A linda praça do Rossio,desde sempre a mais importante da cidade,está ocupada com tendas estilo árabe á volta da estátua.E o que há nessas tendas?Num dos lados vendem livros usados e até aí , talvez.Só que do outro lado as tendas vendem roupas!que estão penduradas ao estilo do mercado azul da praça de espanha!E ainda tem 2 bancadas com uns modelos com t-shirt e uns míseros balões,a bancada forrada com papel toda rota e um cartaz que diz:escola de comércio de lisboa!!!
e na base da estátua do imperador estão cartazes em cartão estilo sem abrigos,panos a fazer de tenda,colchões de campismo!!e tudo com c erteza para os estrangeiros verem o miserabilismo desta cidade!
no tempo do joão soares e do jorge sampaio nada daquilo estaria ali!