quinta-feira, 12 de maio de 2011

A reestruturação do País e da Câmara de Lisboa

A Câmara de Lisboa é, em muitos aspectos, a imagem deste País. E, dentro da Câmara, a área do urbanismo é uma das áreas mais sensíveis e também ela, imagem da própria Câmara.


Neste momento, como todos sabemos, a nível do País, temos um Governo que já não governa. Aquilo a que chamamos, um governo em gestão.


E, no Urbanismo da Câmara de Lisboa, estamos mais ou menos na mesma…


Temos Chefes e Directores que já não chefiam nem dirigem! Também eles estão em gestão corrente, aguardando a chegada de novos chefes e directores.


Temos um Plano Director Municipal que também já não é director de nada e aguarda a chegada do novo Plano Director…


E, se a escolha de um novo Governo para o País é complicada e demorada… o que dizer das escolhas e decisões no Urbanismo de Lisboa…


Infelizmente, esta lentidão não tem sido sinónimo de bom senso e ponderação nas escolhas e decisões.


Ouvimos, sem qualquer admiração ou espanto, os contínuos boatos e especulações. Assistimos ao desenvolvimento das intrigas, das invejas e das ambições pessoais. Observamos, com tristeza, as terríveis consequências negativas para os serviços e para quem neles trabalha.


Mas, pelo que parece, os altos responsáveis políticos pela Câmara de Lisboa não estão, nem muito nem pouco, preocupados com a situação e, tal como os políticos a nível nacional, continuam, alegremente, a delapidar os nossos serviços e o nosso património.


Tendo em conta aquilo que se passa actualmente nos serviços de urbanismo (e não só) desta Câmara Municipal, achámos por bem ter alguma contenção e não participar na difusão de boatos, nem alinhar numa critica sistemática às muitas coisas ridículas, e por vezes caricatas, a que diariamente vamos assistindo.


Por tudo isto, não há como ouvir aquilo que o nosso Presidente nos diz. Foi ao fim da tarde do dia 7 de Abril passado, na Reitoria da Universidade de Lisboa, que o Dr. António Costa explicou o que pretende fazer na Câmara de Lisboa e nos arredores, incluindo, especificamente, as Unidades de Intervenção Territorial (UITs) que tanto preocupam tanta gente… António Costa explicou tudo!


Quem tiver curiosidade e interesse pode ver a intervenção aqui:


http://centenario.ul.pt/ensino/videos-100-licoes

Sem comentários: