quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os novos quiosques da Avenida

Só hoje tive conhecimento, que já estão a funcionar os novos quiosques da Avenida da Liberdade.
Parece que já estão a gerar alguma polémica devido à sua localização, beleza e dimensão.

Dentro em breve irei fazer uma visita à Avenida… venham também… e digam qual a vossa opinião, sobre mais esta intervenção patrocinada pela CML, no coração da nossa querida Cidade de Lisboa.

4 comentários:

marialisboa disse...

É simplesmente bizarro pelas seguintes razões:
1- Localização e escala – afasta as pessoas do passeio central retirando o principio da Avenida que supostamente seria o passeio. Além do mais sem essas pessoas no passeio central o negocio será um fracasso, como é óbvio.
2- Segurança- segundo as minhas analises empíricas as pessoas ao aproximarem-se dos quiosques desviam-se para a estrada, muitas delas levaram com buzinadelas dos carros que passavam. Uma desgraça devido á localização dos quiosques não será certamente positiva para a CML. Imaginem um turista abalroado junto dos quiosques dos crepes! Ou até mesmo junto do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo! De quem será a culpa?
3- Uniformização- não existe distinção entre eles, não se sabe o que têm para oferecer. A cidade não é um shopping e portanto o que faz sucesso num shopping (a uniformização) pode ter o efeito oposto na Cidade.
4- Os quiosques não são e não devem ser “evento”, são elementos urbanos que servem os citadinos no seu quotidiano. Estes quiosques foram concebidos com o intuito de serem “quiosques-evento” e como é sabido tudo o que é evento é efémero. Será portanto necessário sincronizar, incessantemente, a população espalhada pelo território através de eventos extraordinários difundidos pelas Timeouts, Tvs, facebooks, etc, muito custosos e que nem sempre compensam.
É preciso perceber a cidade para fazer negocio na cidade, não basta transplantar a lógica da tão mencionada “cidade alargada, difusa, metropolitana, etc” que tanto apaixona os nossos estudiosos e que, por sua vez, influenciam os Zé’s das câmaras municipais.

Anónimo disse...

Nao concordo em nenhum ponto acima referido, e antes de mais devo dizer que achei a abertura destes quiosques uma óptima iniciativa da CML, e a sua localização nao é de todo perjudicial, até porque nao é pelo facto de estarem na Avenida da Liberdade que proibem que as pessoas por lá passeiem. A questão da segurança já nem comento de tão absurdo que me parece. Estes quiosques, independentemente da função original de um quiosque, foram abertos como espaços de cultura e lazer, uma boa esplanada onde se pode ouvir música ao vivo. O que têm para oferecer? um óptimo espaço de convivio, criado no centro de Lisboa, mas fora dos núcleos noturnos que são o Bairro Alto e Alfama sempre tao cheios. Na minha opinião, uma óptima iniciativa, que acredito venha a ser bastante rentável a julgar pela sua afluêcia! E deixo aqui o convite para aparecerem por lá!

Anónimo disse...

É óbvio que a localização destes monstros é a pior possível. E vai contra as regras que a própria Câmara têm para a localização de esplanadas em que obriga a deixar 3 metros livres entre a esplanada e a via pública.
Não seria mais lógico localiza-lo na zona da relva? Ou existem problemas com a percentagem de área permeável?

Anónimo disse...

Que mania de andar sempre a falar mal... acho que é uma excelente iniciativa, já lá estive e é bastante agradável, e não vejo problemas de passagem... Se têm melhores ideias, façam um projecto e apresentem na CML.
MG