terça-feira, 25 de maio de 2010

O País "Zé Maria"


Há uns anos atrás, o "Zé Maria" de Barrancos, tornou-se uma figura nacional, após a participação num concurso televisivo.

O "Zé Maria" era um jovem "operário da construção civil", sem qualquer formação especializada, que de repente, e sem nada o fazer prever, se viu catapultado para as primeiras páginas de jornais e revistas. Muito se escreveu sobre o jovem de Barrancos.

A história é conhecida: "Zé Maria" tornou-se famoso... ganhou muito dinheiro... montou um Restaurante... deu a cara e o nome por tudo e mais alguma coisa... chegou mesmo a ter um programa de televisão com o seu nome... e depois?

E depois desapareceu! Veio a aparecer algum tempo depois todo nu (Julgo que agarrado a um peluche) nas ruas de Lisboa. Recebeu tratamento psiquiátrico e... mais não sei! Voltou a Barrancos ou foi para outro lugar qualquer regressando ao anonimato onde vivia anteriormente.

Falo deste caso porque julgo ser bem representativo deste País!

Tal como o "Zé Maria" fomos, durante muito tempo, um pobre país esquecido no extremo ocidental da Europa. De repente, e por vários motivos e interesses, entrámos para a Comunidade Europeia e posteriormente para o Euro. Ficámos deslumbrados!!! Sem sabermos bem como, ficámos ricos!!! De repente, passámos a fazer parte dos "ricos"!

Três ou quatro canais de Televisão? Nem pensar!!! Televisão por Cabo, quarenta canais, depois cinquenta... Cem, cento e vinte... fibra óptica é que é...

Habitação para todos! Alugar casa? Nem pensar!!! O Banco empresta e todos nós somos donos da nossa casa!

Bairros de lata? Nem pensar!!! As Câmaras pedem emprestado, constróem e os mais pobres passam a ter casa!

Educação para todos!!! Universidades!!! Independentes e sem ser independentes... Todos têm "Direito" à Universidade!!! O Estado paga!!!

Novas oportunidades para todos!!! Para os que merecem e para os outros também!

Vivemos na era tecnológica! Acesso à Internet para todos!!! Computadores para todos!!! Viva o Magalhães!!! Até o mais pobre e atrasado do interior do País tem que ter um Magalhães! O Estado pede emprestado e paga!!!

Estradas! Rotundas! Auto-estradas! Vias rápidas! Aeroportos ! TGV’s! Viva a modernidade!!!
Se tu tens um telemóvel, eu tenho dois!!! Comprei directamente da China com o Cartão de crédito.

Viagens, automóveis, enfim...
O crédito paga tudo!

Poderia falar aqui, de mais mil e uma situações de falta de consciência e de noção daquilo que se é, ou, daquilo que somos! Não o faço, porque iria ser cansativo e fastidioso.

Tal como o "Zé Maria" de Barrancos, vivemos tempos dourados e deslumbrantes, em que tudo era possível. Mas... parece que... o crédito e a fartura está a acabar-se...

Estamos desorientados! Tal como o "Zé Maria"...

O "Zé Maria" recebeu tratamento psiquiátrico e eu não sei qual foi o resultado!

Também, neste País, e tal como com o "Zé Maria", não estou a ver qual vai ser o "tratamento psiquiátrico", e muito menos, qual vai ser o resultado...

Sem comentários: