quinta-feira, 6 de maio de 2010

O PESADELO

Acordei a transpirar !!! Atabalhoado, acendi a luz da mesinha de cabeceira!

Afinal, foi um sonho! Um sonho mau! … Um pesadelo!

Sonhei que estava sentado à secretária, sem computador, sem papel, sem telefone e sem processos para informar!

Houve tempo em que tínhamos que passar por um corredor com resmas de processos com 1 metro de altura para chegar à secretária.

Agora a coisa está fraca! Muito fraquinha!!!!

Primeiro cortaram-nos a acumulação de funções e fechei o atelier. A maior parte dos ateliers que conhecia faliram também.

Depois as empresas de construção com quem trabalhava faliram todas. Com andares por vender, as dividas aos bancos a aumentar e a corda foi esticando até que rebentou!

Mas isto começa a ser um pesadelo. Destruíram a organização deste país. O país está parado!

Destruíram a educação, a justiça, a função pública, a organização, a moral, o sistema produtivo, o tecido empresarial e tudo o que lhes aparece pela frente.

Quem constrói ou fabrica não vende! Quem compra vai para o desemprego e deixa de pagar!
Quem trabalha não compra porque está por um fio.

Cada vez nos atolamos mais neste lodo!!!! Nesta lama!
O facto é que cada vez entram menos processos na Câmara...O País está parado! … A Câmara esta parada!... É um marasmo total!

- Só agora é que percebo o sofrimento de um amigo meu que entrou em litígio com a companhia de seguro onde trabalhava. Fazia projectos da instalação das filiais da empresa por todo o país e pagavam-lhe como administrativo.

A razão era tamanha que meteu a Companhia em Tribunal. Pior, pensou que não havia fuga possível para aqueles que lhe andavam a tramar a vida dentro da empresa e escusou-se a arranjar um advogado para defender a sua causa.

Perante o juiz, austero, e com tanta pergunta dos advogados da empresa que o enrolaram em papel pardo. Baralhou-se todo! Quis falar e as ideias e o raciocínio desapareceram.

Resultado, perdeu a causa e ainda levou um raspanete do Juiz.

- O Senhor pensa que os tribunais não têm mais nada que fazer? Vá trabalhar seu malandro!

De volta a empresa foi posto numa secretária vazia numa sala só para ele, sem computador, sem papel, sem telefone e sem trabalho.

E durante dois meses teve que cumprir horário. Tentou falar com o seu chefe, mas a resposta foi evasiva.

- A escolha foi sua, meu caro amigo!
Os colegas também o marginalizaram e ninguém podia ser visto a falar com ele.
- O meu amigo dizia-me :

- Estou a ficar doido! Não ter que fazer nada é de doidos! Um dia destes mato um cabrão!
Não conseguia perceber a situação.

- Então não fazes nada e estás chateado? Isso é uma vida santa! E pagam-te e tudo? O que é que queres mais? Conheço muito boa gente que gostava de estar no teu lugar!

- Isto é uma tortura! Nem tu imaginas o meu sofrimento!

- É a pior situação da minha vida!

Um dia… Foi chamado à direcção e apresentaram-lhe uma proposta … uma indemnização e sai da empresa! Ofereceram-lhe… a libertação!!!

Pois é… Eu também estou a ficar doido! …. A massa vai toda para os off shores dos gestores e um dia destes acaba-se! Vai o país à falência.

Participei na revolução do 25 de Abril de 1974 e dizia-se na altura que o país estava à beira de um precipício, precisava de um empurrão para ir ao fundo!
Agora estamos a ser empurrados por uma cambada de políticos corruptos, incompetentes e prepotentes que só sabem destruir.

Isto já lá não vai com futebois! É preciso uma Maria da Fonte ou um Emplastro que limpe uns quantos calhaus desta engrenagem!

Ufa! Afinal é sábado! E aos sábados não se trabalha! Já lá vai o tempo em que se trabalhava meio-dia. Salto para o banho, visto uma roupinha desportiva, porque hoje é dia de passeio… e pego na Maria e vamos até à Praia das Maçãs espraiar as vistas sobre o mar!

Quero esquecer, rapidamente, este pesadelo … Pode ser que me saia uma ideia brilhante para sair da crise!

1 comentário:

"O Arquitecto" disse...

Tens toda a razão, meu caro Galego!
Na verdade isto é um verdadeiro pesadelo!
Mas, o verdadeiro problema é que aquilo a que estamos a assistir é só o início... o que vem aí é bem pior e bem mais assustador... a sociedade do conforto, bem estar e segurança, está a acabar...
O Pesadelo só está no início...