sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Eu nunca vi a Igreja Católica a escrever assim...


Quem acompanha este Blog sabe que sou Católico!!! Exacto...Católico Apostólico Romano!!! Isso mesmo. Eu sei que não está na moda, mas eu sou mesmo assim.
Há uns tempos atrás, um Padre amigo fez-me chegar um "Boletim Paroquial" das Paróquias da Baixa-Chiado chamado "Ao Largo"! Juro que nunca tinha visto tal coisa!
Por educação, li o dito Boletim Paroquial, e...nem queria acreditar...
Nunca vi os Padres da Igreja Católica a escreverem desta forma...depois percebi...trata-se do Cónego Armando Duarte...amigo de outras guerras...guerras com mais de vinte anos...
Quem lê este texto, pode não acreditar, mas a verdade é que este Padre (agora Cónego) foi um bom amigo dos meus tempos de juventude! Nunca mais o vi, e se passar por ele na rua, provavelmente não o reconheço...mas este texto é escrito por ele ! Aí eu ñão tenho dúvidas, reconheço-o perfeitamente!
Sei que muitos dos leitores deste Blog não estão de acordo com aquilo que está expresso no texto do Cónego Armando Duarte mas,...há sempre um mas,...para um Cónego escrever isto...desta forma...e neste tom...alguma coisa se passa, ou passou!!!

Texto integral escrito pelo Cónego Armando Duarte no Boletim Mensal das Paróquias da Baixa-Chiado "Ao largo":

"As próximas autárquicas em Lisboa"

Ao ritmo que o "Ao Largo" vem sendo publicado, a próxima edição cairá em cima das próximas eleições autárquicas. Que nos reservará o voto dos lisboetas?
A vida desta cidade tão cheia de encantos, não se esgota na conservação do património, e, muito menos, na reabilitação das nossas igrejas. Todos o sabemos... mas deixem que puxe a brasa á nossa sardinha!!
Embora sejam vários os candidatos e candidatas, merecendo-nos todos a maior consideração e apreço, tudo indica que a escolha do próximo presidente se decida entre o Dr. António Costa e o Dr. Santana Lopes.
Sorte, a de Lisboa... quer um, quer outro, há muitos anos na cena política, já exerceram cargos no Governo e nas Autarquias. Ambos tiveram oportunidade de mostrar quanta valem no exercício do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Sempre se mostraram, nomeadamente neste cargo, homens honestos, competentes com espirito de serviço ao Povo e à Cidade.
Como párocos do Centro Histórico - falo também pelo Padre Mário Rui e pelo Padre João Seabra - se de nós dependesse, com quem preferíamos voltar a trabalhar? Como a Igreja é mais estável, já conhecemos ambos... O juízo que fazemos sobre eles passa pelo crivo dos nossos interesses paroquiais, portanto algo subjectivo, reconhecemo-lo à partida...
Em 2002, mal tomou posse, o Dr. Santana Lopes recebeu-nos e aproveitou para nos dizer que queria ajudar na reabilitação das nossas igrejas.
Este homem ama a Cidade! Qual o lisboeta de gema, mesmo sendo católico quanto baste, que possa permanecer indiferente ao estado de conservação das igrejas das suas devoções? Na altura, já lá vão sete anos, estavam todas num estado de quase ruína depois daquele terramoto que começou com o incêndio do Chiado e se prolongou por 15 anos...
Este homem é um homem de palavra! Prometeu ajudar e ajudou... quanto o tempo lho permitiu! Tudo se foi fazendo segundo um plano e com critérios previamente delineados, de acordo com os organismos da tutela. Pena que nem tudo se tenha feito. Aliás, se tudo estivesse feito, este artigo não teria oportunidade.
Este homem tem visão! Quero dizer, sabe investir. Olha ao custo-beneficio das obras em que se mete! Percebeu que tudo o que iria investir ajudando a reabilitar as igrejas, seria rentabilizado, depois da obra feita, proporcionando gratuitamente aos lisboetas, aos turistas, a toda a gente, excelentes museus, com horário alargado, sem custos de conservação, manutenção e guardaria para o erário público.
A mais valia do investimento reflecte-se também numa maior produtividade laboral... Os católicos que trabalham no centro da Cidade, por razões óbvias; mesmo os que não são lá muito católicos, entram numa igreja e experimentam a paz e confrontam-se com o belo que lhes dá asas para render mais no resto da Jornada de trabalho.
Este homem tem vergonha! Como autarca percebeu quanto seria desprestigiante para o nosso País, que se quer europeu, civilizado, respeitador da sua História, manter a vista de quem nos visita, no coração da Capital, tão valioso espólio artístico-cultural num estado de tanta degradação. Por isso arregaçou as mangas e agiu. A sua obra é visível na maior parte das igrejas.
Este homem tem o sentido de justiça! A degradação das igrejas foi fortemente agravada pela campanha de obras públicas - indispensáveis para o progresso da Cidade, seria escusado dize-lo... - que decorreram a partir de 1985: reconstrução do Chiado, prolongamento do Metro, construção dos parques de estacionamento. É justo que quem estraga, faça a gestão dos estragos, arranjando de seguida. Santana Lopes fê-lo, quanto o tempo lho permitiu.
O crivo que usamos no juízo sobre os mandatos de Santana Lopes e António Costa, desfavorece o actual Presidente. É certo que o dinamismo do Executivo liderado por Santana Lopes já havia tropeçado na pasmaceira daquele que lhe sucedeu. Contudo, a nosso ver, em dois anos de mandato, António Costa nada alterou, antes agravou o impasse, tratando as Paróquias e as Irmandades, umas vezes como se fossem perigosos especuladores imobiliários, e, outras vezes, como se fossem travões obscurantistas da cultura que interessa a uma Lisboa moderna e progressista.
Apesar de tudo, se o Povo de Lisboa julgar com uma bitola diferente da nossa e escolher António Costa, cá estaremos para, com ele, recuperar o tempo perdido. É um homem inteligente, pode mudar!

Conº Armando Duarte

Sem comentários: