sábado, 10 de outubro de 2009

A Reflexão do Dia

Estamos em tempo de reflexão!
E, por isso, gostaria de partilhar com os leitores e visitantes a reflexão que faço sobre os últimos tempos deste Blog.

Este Blog nasceu em Março de 2009 com objectivos muito concretos:
Defender os Arquitectos camarários! Dignificar esta profissão! Denunciar as injustiças existentes e lutar pela reposição de alguma justiça e dignidade na profissão do Arquitecto que exerce a sua profissão nas autarquias deste País e principalmente na de Lisboa.

A relação entre os três elementos – Arquitectos, Câmara e Ordem – não é justa, não é fácil e nós estávamos conscientes que a "luta" dificilmente obteria resultados a curto prazo.

Neste tipo de questões é difícil separar a "política" da realidade social...os interesses pessoais por vezes superam os interesses de toda uma "classe" e por vezes o inverso também é verdade.
Nesta fase de eleições era difícil manter a imparcialidade...
Talvez por este facto (não sei se é verdade) alguns preferiram emigrar e outros manter algum silêncio.

O "Arquitecto da CML" expressou a sua opinião pessoal! Só isso! Como cidadão, não posso apoiar a candidatura do Dr. António Costa! Pessoas como o colega Arq. Manuel Salgado, Dr. Cardoso e Silva e Dr. Sá Fernandes não deveriam ter lugar como Vereadores da Capital do País! Com os dados e informações que tenho, a minha opinião não pode ser outra!

Contudo, o povo de Lisboa é que decide! E, a partir de 2ª feira seja quem for (e estou convencido que será António Costa) os Arquitectos da CML e os restantes funcionários da casa lá estarão a fazer o seu melhor para prestar um melhor serviço à Cidade!

Espero que quem venha (António Costa ou Santana Lopes), venha com espírito aberto ao diálogo e com vontade de trabalhar em conjunto com todos os funcionários. A CML é uma grande instituição e a esmagadora maioria dos seus funcionários tem valor!!!
Espero que termine a "caça às bruxas" que tem vindo a acontecer nos últimos tempos!
Espero que os dirigentes políticos da CML tenham a coragem e frontalidade de falar com os Arquitectos e com a sua Ordem de forma a rectificar as situações, existentes, de extrema injustiça!
Espero que a CML passe a mandar efectivamente no território do município!
Espero que seja possível definir critérios, objectivos e orientações justas e claras na forma do ordenamento e desenvolvimento da Cidade!
Espero que os Serviços de Urbanismo e Espaço Urbano se tornem eficazes e sejam uma mais valia para os habitantes da Cidade!
Espero que a CML reveja todas – TODAS!!! – as taxas e impostos, que impõe aos cidadãos, e que estão a provocar a desertificação completa da cidade!
Espero que passe a haver uma coordenação efectiva das concessionárias, por parte da CML, de forma a melhorar o espaço público!
Espero que o Simplis não passe de mera publicidade – como actualmente – e passe a existir efectiva e realmente uma simplificação administrativa dos processos camarários!
Espero que as decisões camarárias passem a ter como fim o interesse da Cidade e da Comunidade e não o interesse particular de alguns!
Espero que terminem com as Empresas Municipais ou, em alternativa, que nos expliquem a razão da sua existência! Porque não, Departamentos ou até simples Divisões camarárias?
Espero que a gestão das instalações da CML, nomeadamente o edifício Central do Campo Grande, passe a ser feita com vista ao bem estar de quem nele trabalha e de quem o visita!
Espero que a segurança, controle e limpeza das instalações municipais passe a ser feita por funcionários municipais!
Espero que os funcionários do município passem a ser tratados com respeito, educação e dignidade...

Espero!...Espero!...Espero!...Espero tudo de bom para quem vier...para quem trabalha na Câmara...para quem vive em Lisboa...para quem trabalha em Lisboa...

Caros amigos, não se assustem! Eu sei que vou ficar (só) com a minha Esperança...mas essa só morrerá comigo...

Até Segunda-feira! Votem bem e em consciência...

Um abraço do "Arquitecto da CML"!!!

1 comentário:

Numerobis disse...

Ó Arquitecto, se vais "esperar" assim tanto, é melhor sentares-te...