segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Sentimento de Injustiça


Cada vez há mais Arquitectos a questionar a existência da Ordem dos Arquitectos nos moldes actuais.
O sentimento de injustiça e prepotência por parte da Ordem cada vez é mais evidente. Não são só os Arquitectos camarários a senti-lo. Estou convencido que a generalidade ou a esmagadora maioria dos Arquitectos deste País não estão de acordo com esta “Ordem” que diz representar a “Classe”.
Um colega nosso enviou-me, este fim-de-semana, um e-mail com um texto que diz ter sido escrito por um colega Arquitecto à Ordem. Não sei se é verdade ou se o texto é inventado pois não conheço o colega que o assina. Mas, uma coisa este texto revela: Existe um crescente e cada vez maior descontentamento em toda a classe! O sentimento de injustiça é cada vez maior…
Aqui vai o texto…
“Boa tarde excelentíssimos Colegas e demais funcionários da OA.
Venho por este meio apresentar o meu descontentamento face aos seguintes pontos:
1º Pago 190 euros de quotas anuais (a dos engenheiros cobra menos de metade!!!). Em 2008 apenas trabalhei para outros arquitectos, não tive nenhum projecto da minha autoria. NÃO PRECISEI da OA, mas tive que pagar!
2º Trabalho há mais de 10 anos a recibos verdes para outros arquitectos (alguns fizeram/fazem ainda parte da direcção da OA). Que é que foi feito pela organização profissional que me deveria defender para por fim a esta questão de falsos recibos verdes, e para a qual pago 190 euros anuais? NADA!
3º Por receber menos de 1000 euros e ter família para sustentar e casa para pagar, e dando prioridades dos bens essenciais, as quotas da OA ficaram em dívida 3 meses. Recebi em casa uma circular a ameaçar de tribunal, se entretanto não saldasse a minha dívida de 47,5 euros (duma Ordem que deveria defender os meus interesses...)
4º Já que cobram assim tanto anualmente, ao menos as formações deveriam ser em maior número, e a preços bem mais acessíveis, senão mesmo gratuitas.
5º Acham justo cobrar 190 euros anuais a arquitectos que fazem pelo menos 20 projectos por ano, e cobrar o mesmo valor a quem não faz nenhum da sua autoria, trabalhando para eles ou para outros? (e que como todos sabemos, pagam mal e a Recibos Verdes...)
6º Já que cobram o mesmo a TODOS os membros da OA, porquê a promoção de apenas meia dúzia? Os mais novos não têm oportunidade? Ou os outros mais velhos, que não têm amigos nem na OA nem nas revistas? Não terão direito a promoção por parte da OA, nomeadamente nos banners do site ou no JA??
7º Gostaria de saber porque razão acabaram com o Cartão de Arquitecto, que servia de cédula profissional (criaram uma espécie de "Cartão Modelo" para descontos, que na realidade não serve para nada!)
8º Penso que ao cobrar 190 euros anuais, o mínimo que poderiam fazer por nós é atender os telefones, uma vez que já por várias vezes, passei manhãs inteiras à espera que tal sucedesse! Podíamos também ser recebidos com um sorriso e boa educação à chegada à OA...
9º Apesar de não obrigarem a um estágio remunerado, cobraram-me 300 euros (!!!) para ingressar na OA ( a ordem dos Eng. cobra apenas 1/10 do que a OA cobra)
10º Gostaria de saber porque não usam o JA para promover arquitectos que não apareçam noutras revistas, apesar da qualidade do seu trabalho! Quando promovem exposições, concursos ou outras baboseiras, convidam sempre os mesmos arquitectos (ao ponto de já se conhecerem algumas obras melhor que quem a projectou!)
Com a perspectiva de trabalho que tenho, e visto que a OA não tem a mínima capacidade ou competência para me defender profissionalmente, informo que de ora em diante cancelarei os meus pagamentos.
Mais informo que será formada uma Sociedade Recreativa dos Arquitectos, apenas para esbanjar as quotas dos nossos associados a promover apenas os nossos amigos mais importantes (ou aqueles que mais gostamos), a promover concursos com vencedor já previamente decidido, a promover acções de formação sem interesse e pagas a peso de ouro e a perder tempo com discussões "Pseudo Intelectuais" filosóficas de cultura, história e teorias da superioridade da mente do Arquitecto (o Arquitecto como um DEUS, no centro do mundo, que gira à sua volta). Promoveremos partidas de golf para os nossos importantes e milionários associados! O show Off da nossa superioridade intelectual, cultural e económica estará sempre presente, quer nas nossas formações, acções e cobrança de quotas!
Peço desculpa se a nossa futura Sociedade tem alguma semelhança com as acções levadas a cabo pela OA, mas apenas somos uma Sociedade Recreativa!
Sem outro assunto de momento,
Arq. Lino Dias

4 comentários:

Jose Santa Clara (Eng.) disse...

Sejamos rigorosos: a Ordem dos Engenheiros cobra 120 Euros/ano.

E 120 não é "menos de metade" de 190...

Isto sem retirar o mérito ao fundo da questão.

Anónimo disse...

Precisamos de uma verdadeira operação "face oculta", que acabe com as listas de influências entre outros crimes...

"O Arquitecto" disse...

Obrigado ao Engº José Santa Clara pela sua oportuna intervenção.
O texto transcrito é de origem desconhecida e poderá eventualmente ter outras incorrecções como por exemplo o quantitativo de inscrição. Não sei se é verdade o que é afirmado.
Para mim, no entanto, o importante não passa pela quantia ser menor ou maior. O que eu considero grave é ser-se obrigado a pagar, para além dos impostos sobre o rendimento do trabalho, uma quantia à corporação profissional. Este facto lembra-me os Sindicatos do início do século XX. E viu-se o resultado...
O exercicio de qualquer profissão deveria ser isenta de quaisquer impostos ou taxas profissionais. Para existir igualdade de tratamento bastaria somente o imposto sobre o rendimento do trabalho efectuado.

Rui Santos disse...

Caro colega.
Tive conhecimento da sua carta á ordem através de um reenvio de email feito por outro colega nosso. Venho pelo presente manifestar o meu total apoio e concordância com o seu descontentamento.