domingo, 24 de janeiro de 2010

Aprender a Viver em Democracia

Esta notícia do Público e do Jornal I, deixou-me algo apreensivo!

Será que o "Arquitecto da CML" também está a precisar de um curso de ética?

Eu não sei o que os Pilotos da TAP andaram a escrever no Facebook...mas, parece-me que não agradou muito ao patrão.

No fundo estes Pilotos têm sorte em viverem na actualidade. Se fosse no tempo do Numerobis já tinham sido atirados aos crocodilos...se fosse no tempo da Inquisição já estavam na fogueira...se fosse no tempo do Hitler já estavam numa câmara de gás...se fosse no país de Mao já tinham ido parar a um campo de reeducação...se fosse na antiga União Soviética já estavam na Sibéria, enfim, como vivem aqui e agora, num país democrático, vão somente fazer um pequeno Curso de Ética.

Na verdade, quando leio ou ouço, histórias deste género, que cada vez estão a surgir com mais frequência, mais fico convencido que se está a tornar urgente dar uma formação à classe dirigente deste País sobre Democracia, Liberdade e Ética.

5 comentários:

FB disse...

Boa noite,

o mais grave nesta história dos pilotos da TAP e do facebook, é que aquilo que foi comentado por vários profissionais daquela empresa (não foram só pilotos!), foi o carácter e personalidade de dois outros colegas daquela mesma empresa, que por acaso são comandantes de avião.
As pessoas que usaram o facebook para fazer comentários, não gostam desses colegas nem das suas atitudes, e disseram-no.
Nunca em nenhum comentário foi posto em causa o bom nome da TAP como empresa ou entidade patronal. Aliás, nunca se fala sequer na TAP!
A empresa teve conhecimento destes comentários, que foram "roubados" de uma página privada do facebook de acesso restrito, e achou-se no direito de intervir.
Este caso é grave, porque atenta directamente contra a liberdade de expressão, e de opinião, de várias pessoas.

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que a liberdade de uns termina onde começa a dos outros. Os trabalhadores têm obrigação do sigilo perante a empresa. Os assuntos referentes a esta não devem ser discutidos assim em qualquer lugar. Se de facto escreveram o que não deviam e essa informação foi facilmente acedida por outros então... devem ser punidos com tal

FB disse...

Caro anónimo,

parece-me, que ou não leu, ou não percebeu o que escrevi no meu anterior comentário.
Ninguém falou no nome da TAP, nem pôs em causa o seu valor como empresa ou entidade patronal, durante o diálogo mantido no facebook.
Imagine que durante o seu fim de semana, vai a uma rede social qualquer, e mantêm com colegas seus, uma conversa particular sobre outros dois colegas da empresa onde trabalha. Só falam sobre o carácter dos colegas, mais nada.
A sua empresa tem conhecimento deste diálogo, e acha-se no direito de o punir.
Acha isto normal e correcto?
Se sim, um de nós está no país errado!
Temo ser eu...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Eu queria só saber, como é que todos os intervenientes nesta história sabem o que é que foi dito no Facebook e por quem. De onde vieram as informações? um passo do blog refere que as informações foram tiradas do Facebook, página privada e alta segurança. Como é que a TAP soube disso? Soa-me a vingança entre colegas... quem sabe, os comandantes viram os comentários e não gostaram, forma fazer quexinhas...
De qualque modo, fica a pergunta: como é que a TAP soube disso?

FB disse...

Exactamente! Queixinhas...
Só que a TAP, a sua administração, e a chefia da DOV (Direcção Geral de Operações de Vôo) nada têm a ver com isto.
É um assunto particular entre colegas.
Porque intervêm?
E quanto custa à TAP a realização de um curso, que não acrescenta nada à formação profissional dos referidos pilotos?