terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Educação e Corrupção


Há uns dias atrás, sabe lá Deus porquê, perguntei ao meu filho – que entrou este ano para a Universidade – quais as disciplinas e respectivos créditos. Ele, prontamente, ligou o computador e mostrou-me a informação.
Fiquei admirado ou não tanto.
Aquilo que vi e o leitor também pode ver em http://www.unl.pt/guia/2009/fe/c-482 é a "prova" daquilo que aqui escrevi, sobre a corrupção, em 18 de Outubro de 2009:
"O nosso ensino (e também as nossas famílias) não está vocacionado para a formação ética e moral das próximas gerações."
As três cadeiras do 1º Semestre com menor crédito (1/3 das restantes) são: "Competências pessoais"; "Ética e Responsabilidade Social" e "Pensamento Crítico"!
Este é o valor que a Universidade dá à ética, à moral e ao pensamento crítico!
Estou convencido que, sem formação ética e moral e sem espírito crítico não é possível combater a corrupção.
Neste momento uma das primeiras gerações oriundas deste "défice moral e ético" chegou ao poder e começamos a sentir os primeiros efeitos.
Não sendo, por natureza, um pessimista, estou convencido que tempos ainda mais difíceis se aproximam e que as nossas liberdades individuais, cada vez mais, vão ser postas em causa, por causa da nossa incompetência na formação dos nossos "rebentos"...
Como referi, no texto acima citado, não é só esta a causa da "corrupção", tão convenientemente falada pelos nossos políticos actuais...mas irá ser, sem dúvida, em termos de médio e longo prazo, uma das suas principais causas.

Sem comentários: