terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Um Estranho Plano


"O Arquitecto da CML" teve, hoje, acesso ao "PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO, INCLUINDO OS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS".
É um triste Plano!
É um triste Plano em todos os sentidos!
Este Plano revela inconsciência, irresponsabilidade, incompetência e mesmo desonestidade!
Não é clara nem transparente a forma como foi elaborado e basta ver o site da CML para se perceber o caos instalado e o trabalho feito à pressa e de forma descuidada. Não é de todo aceitável que a prática da realização e elaboração do Plano seja em tudo contrária ao proposto no seu conteúdo.
Não consigo perceber porque é que o Plano não foi imediatamente colocado à disposição dos visitantes do site da CML!
Antes pelo contrário, é colocado um pedido de desculpas porque parece que nem sabiam (por lapso) que o Plano já tinha sido entregue no Tribunal de Contas. E para provar que estão a falar verdade colocam em anexos os dois ofícios da entrega do documento...não será tudo isto um pouco ridículo demais?
Mas, ultrapassando estas questões formais, o documento em si não deixa de ser revelador. Quem o fez ou é ingénuo ou é parvo! Ou será somente ignorante? Não sei! Sinceramente, julgo que não seja nada disto...concerteza deve ser inteligente, astuto, intelectualmente evoluído e deve pensar que todos nós somos estúpidos, parvos, ignorantes e intelectualmente inferiores! Não há paciência!!!
Quando um grupo significativo de pessoas Inteligentes e Dirigentes "pensa" que se alteram comportamentos e formas de estar e viver por Decreto Lei ou Regulamento ou Plano de Prevenção...algo está errado.
Quando esse mesmo grupo de pessoas (que faz estes Planos) é o principal responsável e provocador das irregularidades e corrupção existente...algo está muito errado!
O cinismo tem limites! E este documento é um dos documentos mais cínicos que eu vi até hoje!
Não vou escrever aqui, hoje, sobre o conteúdo deste Plano! Vou aguardar a sua publicação para posteriormente, eventualmente, fazer uma análise mais detalhada. Não quero de forma alguma "revelar informação para o exterior sem prévia autorização". Eu desejo e tenho como intenção "salvaguardar a confidencialidade da informação nos termos legalmente previstos".
É certo que "a transparência na difusão da informação, transmitindo a posição institucional com isenção e objectividade, abstendo-se de emitir opinião individual" é só uma obrigação enquanto funcionário público e dentro do meu horário de trabalho! Mas aqui o Plano esqueceu-se da minha LIBERDADE como pessoa e cidadão porque eu pago impostos e tenho o direito constitucional a ter OPINIÃO INDIVIDUAL!
Por fim, é incrível, como é que um documento destes tenha esquecido a Direcção Municipal que maiores riscos corre em termos de corrupção!!! Terá sido esquecimento? Não sei não!
E a troca de nomes dos Dirigentes?
Não! Definitivamente, não há paciência para estes Santos de pau carunchoso!!!

1 comentário:

Markus Wolf disse...

Um dia destes alguém aconselhou-me a visitar o partal do sindicato dos magistrados do ministério público, a propósito do Departamento Jurídico da CML.
Vejam:
www.smmp.pt/?p=2172

Fiquei a saber que o Ministério Público está bem informado.
Não sabia que a directora daquele departamento é sócia da Edifer.
Como é isto possível?
Por muito menos houve sindicãncia e várias pessoas foram constituídas arguidas.
Então os guardiões do templo, violações à lei deste tipo?
Estas pessoas como aquela jurista da CML que "oarquitecto" encontrou num tribunal por certo já fizeram instrução de processos disciplinares por acumulação ilegal de funcões de técnicos do urbanismo! É o descrédito total.