segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SIADAP, a quanto obrigas...

No final do Mês de Novembro recebemos o nosso recibo de vencimento reforçado com o 13º Mês! Nada mau! Mas este ano ele vinha acompanhado com outro presente...a 1ª "nota" do famoso SIADAP!

Pela primeira vez os nossos Digníssimos Chefes tiveram a honra e gentileza de nos darem a nossa primeira "nota" no âmbito do SIADAP!

A "nota" comunicada no final de Novembro de 2009 era referente ao nosso desempenho durante o ano de 2008! Isto é que foi pensar!!! 11 meses a reunir e reflectir sobre o desempenho de cada um de nós! Pela minha parte só posso agradecer tanta consideração...

Eu, por mero desinteresse sempre estive de fora destas coisas da "avaliação". Constatei agora que os Dirigentes máximos da função pública juntamente com os Sindicatos e outros inteligentes, decidiram inventar uma escala de avaliação deveras interessante: Cinco níveis que começam no –1 e sobem até ao 3!

Pelos vistos os níveis 2 e 3 têm "quotas"! Os outros níveis não...Isto de ser empenhado e trabalhador não pode ser para todos, mas somente para aqueles que se enquadram nas quotas pré estabelecidas.

Na verdade, e agora a sério, fico triste quando vejo este País a funcionar desta forma. Tantas horas gastas...tanta reunião...tanto "trabalho"...para sair este autêntico "aborto" que é o SIADAP?

Porquê tanta mentira? Que avaliação é esta? O que tem ela de diferente da que já era feita?

Enquanto este País continuar a ter dirigentes desta laia não terá qualquer hipótese de evoluir de forma sustentada aproximando-se dos nossos parceiros europeus.

Pelo que tenho visto à minha volta, julgo que o SIADAP não é o Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública mas sim o índice de Subserviência Instalado e A Desenvolver na Administração Pública.

Espero que existam excepções, mas por aquilo que vejo a regra geral é: quanto mais subserviente maior a "nota"!

Pobre Portugal...pobre CML...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois...parece que assim é.
Foi preciso quase 30 anos de Câmara Municipal de Lisboa e após ter tido sempre a Classificação de Muito Bom (sem qualquer favor), que agora fiquei a saber que tive a Classificação de Regular (0) em 2008. Com esta Classificação, e se a mesma se repetisse, nunca mais progrederia na Carreira. Era estagnação garantida. Ao que parece, necessitaria ainda de desenvolvimento (?!).
VIAGRA é que não tomo... mesmo que a isso me queiram obrigar.
É triste, mesmo muito triste.
Ao que este País chegou.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, era difícil terem feito pior.
Tudo o que conseguiram "melhorar" foi a subserviência (já tão caracteristica no povo português)aos chefes ranhosos e poupar uns dinheirinhos nos ordenados miseráveis dos ainda funcionários...