sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

É NATAL!


Segundo a tradição, há mais de dois mil anos atrás, um ser humano nasceu na cidade de Belém e fez história...era somente mais um "sem abrigo".

Hoje, passados mais de dois mil anos, continuamos a ter centenas de "sem abrigo" na nossa cidade.

Nós temos leis, regras, normas, tratados, regulamentos...e temos seres humanos sem abrigo!
Nós temos justiça, advogados, juizes, tribunais...e temos seres humanos sem abrigo!

Nós temos Presidente, ministros, deputados, governadores, directores que são gerais e outros não...e temos seres humanos sem abrigo.

Nós temos professores, doutores abreviados e por extenso, nós temos cientistas, investigadores, especialistas e técnicos superiores e outros não...e temos seres humanos sem abrigo.

Nós temos organizações governamentais e não governamentais, temos a AMI, temos os médicos sem fronteiras, temos as misericórdias e o banco alimentar...e temos seres humanos sem abrigo.
Nós temos computadores, scaners, impressores, i-phones e i-pods, nós temos internet, telemóveis, portáteis e consolas, nós temos TVs, plasmas e LCDs, DVDs e CDs...e temos seres humanos sem abrigo.

Nós temos políticos, politólogos, filósofos e psicólogos...e temos seres humanos sem abrigo.
Nós temos quotas de produção e temos leite, fruta e legumes em excesso...e temos seres humanos sem abrigo.

Nós temos casa, ar condicionado, aquecimento central, automóvel, transportes públicos, viagens...e temos seres humanos sem abrigo.

Nós temos prisões, hospitais, escolas primárias, secundárias, superioras e temos universidades para a terceira idade...e temos seres humanos sem abrigo.

É verdade que poderia continuar a enumerar durante mais umas dezenas de páginas aquilo que temos...mas, continuamos a ter seres humanos sem abrigo!

Eu sei, que alguns do que lêem estas palavras pensam com os seus botões: "Mais um louco! Mais um poeta! Irrealista! Demagogo!"...mas continuamos a ter seres humanos sem abrigo!

Eu não sou poeta, e sei que muitos destes sem abrigo são fruto do alcoolismo, da demência mental, da toxicodependência ou somente do azar (ou destino) da vida.

Mas, (ingenuidade minha) continuo a não conseguir perceber como é que uma sociedade destas...tão evoluída, inteligente e com tanta coisa...continua a ter no seu seio seres humanos que não têm um simples ABRIGO!

2 comentários:

Ignorantão disse...

Enquanto as religiões continuarem a gastar milhões a construir Igrejas, Mosteiros, Sinagogas, Mesquitas e outras construções pintadas a ouro. Enquanto existirem crentes ricos lá dentro e miseráveis lá fora a morrerem de fome...

Pergunto eu:

Onde está a fé?

"O Arquitecto" disse...

Não tenho por hábito comentar comentários mas tendo em conta o teor do comentário feito pelo visitante “Ignorantão” decidi esclarecer o seguinte:

O problema da existência dos “sem abrigo” é um problema social!

Este, como outros problemas sociais, nada têm a ver com a existência de religiões! Esta confusão que se criou em muitas “cabeças” deve-se ao facto da maioria das religiões assumirem um papel preponderante na assistência e apoio social.
De facto, a religião, seja ela qual fôr, nada tem a ver com isso! Este é um problema exclusivamente político e de organização social. As religiões abordam e tratam (ou deveriam abordar e tratar) da realidade espiritual do Ser Humano e não da sua realidade material.

Sobre isto há muita coisa escrita e haveria muito a dizer, contudo, não é este o local para o fazer.
A questão é bastante complexa e estas breves palavras, como é evidente, não pretendem analisar profundamente a relação da Religião com a realidade social e material da sociedade.

Uma coisa é certa: Existem “sem abrigo” e a culpa não é das religiões! A culpa é nossa! A culpa é das nossas prioridades! A culpa é dos nossos políticos!

Fica apenas a nota de que o visitante “ignorantão” mostrou alguma ignorância sobre o assunto ou, pelo menos, alguma falta de reflexão.
E a Fé nada tem a ver com o assunto!!!