segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades

Em 1992 - nos tempos de Jorge Sampaio (1989-1995) - a Câmara Municipal de Lisboa organizou o 1º Encontro de Técnicos da Câmara Municipal de Lisboa. O evento decorreu de 1 a 3 e de 6 a 10 de Abril de 1992 nas instalações da Universidade Católica.

Em 1993 a CML organizou o IIº Encontro de Técnicos da CML (18 a 20 Outubro na Univ. Católica).

Em 1994 a CML organizou o IIIº Encontro de Técnicos da CML (10 a 12 Outubro no Teatro Maria Matos).

Que eu saiba, ou me lembre, este tipo de encontros nunca mais foi realizado.

Nestes Encontros, os técnicos camarários das mais diversas áreas, podiam apresentar os seus trabalhos e ideias de forma escrita, através de painéis ou na forma de exposição oral. Os trabalhos, projectos e ideias podiam ser fruto da actividade profissional na CML ou fora dela (que escândalo!). O encontro era organizado com exposições públicas dos painéis, apresentações, mesas redondas e debates.

Era sem duvida um espaço de valorização e motivação dos quadros técnicos da Autarquia.

Com a entrada do Dr. João Soares entrou-se noutra era. A valorização e motivação dos funcionários e técnicos passaram para segundo ou terceiro plano.

Actualmente, passados 17 anos, a CML tem mais interesse em "denegrir" e desvalorizar a imagem dos seus técnicos do que em valorizá-la.

Só desta forma a classe dirigente pode justificar perante a opinião pública a aberração da existência das inúmeras Empresas Municipais e do recurso sistemático e continuado ao "Outsourcing"...como se a CML não tivesse quadros técnicos competentes e habilitados para o desenvolvimento dos projectos delineados pelo poder político.

Hoje, infelizmente, outros valores se levantam...e estes, não são a valorização dos Técnicos do Município, nem o próprio Município.

Outros tempos virão e outras vontades também...assim espero!

Sem comentários: