quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As Assessorias na Câmara de Lisboa

Não deixa de ser curioso que saia uma notícia destas no Público dois dias depois de ter sido escrito neste Blog um texto dedicado exclusivamente aos Assessores da CML onde o nome deste estava incluído.

Que fique bem claro: O Arquitecto da CML não tem nada a ver com esta notícia de hoje!

Dito isto, ficamos a aguardar a abertura do inquérito interno e da Sindicância a todos os assessores da CML, bem como, ao enxovalho público dessa classe tal como fizeram há dois anos atrás aos Arquitectos da Gestão Urbanística!

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro colega: cresce entre todos nós o sentimento de discriminação, de afastamentode logro!
As pessoas são tratadas na CML, não em função do seu valor profissional mas dos seus antecedentes político-pessoais. Não são só os arquitectos. São todos os profissionais desta casa.

Anónimo disse...

Penso que há aqui três questões distintas:

1) O subsídio do IEFP e a sua aplicação;
2) A contratação de uma pessoa com estas poucas qualificações para assessor com funções políticas;
3) O vencimento auferido por este assessor.

Só esse Pedro Gomes é responsável pela acumulação de subsídio e vencimento da CML, só ele deve responder por isso, não o Costa.

Neste ponto, quanto à CML, só uma nota: estranho que o Presidente da CML se disponha a pagar tanto por este colaborador sem lhe exigir exclusividade, quando paga tão pouco a tantos técnicos da CML e não os autoriza a acumular com outras funções a exercer fora de Lisboa nos tempos livres. Enfim, uma pequenina disparidade de critérios...

Quanto ao subsídio do IEFP nada tenho a dizer porque não sei mais. Não deixa de causar estranheza que o IEFP gaste tudo aquilo a criar 4 postos de trabalho numa área do mercado tão carente de concorrência como é a construção...

Quanto a 2), a contratação de pessoas sem qualificações para gabinetes de assessoria política, estamos perante uma prática corrente. O próprio Costa paga o mesmo desde 2007 ao coordenador do Núcleo do PS do Limoeiro, que desde então lá tem usado o seu dinheirinho a tirar um curso universitário de vão de escada (só me pergunto se também passou na cadeira de Inglês Técnico...).

Penso que esta contratação de gente sem qualificações técnicas (mas com muitas competências caciqueiras) diz mais sobre a falta de qualidade de quem contrata.

Terceiro e último ponto, 3), o vecimento auferido. As palavras escasseiam, claro. O que é que se pode dizer?...

Só para dar um termo de comparação: na CML, um técnico superior de 1.ª Classe colocado numa área como a da Gestão Urbanística (os tais que são regularmente vergastados como culpados da burocracia da CML, quando são é os primeiros a sofrer) ganha, líquidos, cerca de 1.200 Euros, para tentar dar andamento a cerca de 50 processos na secretária (quando não são 300, como no urbanismo comercial) ao mesmo tempo que tem de aturar os impropérios dos requerentes.

Para dar outro exemplo, um cantoneiro de limpeza, recebe pouco acima dos 600 Euros líquidos, para passar a noite a descarregar caixotes e a apanhar lixo da rua. Talvez este exemplo não seja justo: tanto o cantoneiro como estes assessores trabalham com o lixo, é verdade, mas o cantoneiro apanha, estes assessores mexem, remexem, e quando muito só o espalham mais.

Nota MUITO IMPORTANTE para os lisboetas que não sabem como funciona a CML: estes contratos têm de ser assinados pelo Presidente da CML. Todos os contratos de avença, TODOS. O António Costa não pode alegar desconhecimento. Ele está ao corrente disto a 100% - aliás, como é óbvio o Pedro Gomes não foi contratado para trabalhar na CML, mas no PS.

Anónimo disse...

A contratação deste assessor, altamente qualificado e habilitado nas técnica da colagem de cartazes e na distribuição de panfletos nas campanhas eleitorais dos socialistas, é revelador dos valores e princípios éticos da senhora vereadora Graça Fonseca, responsável pela proposta de reestruturação da CML.
Alguém votou nela, é verdade. Mas todos temos que a aturar.

Anónimo disse...

Porque é que o blog lisboalisboa do camarada Mendes anda tão caladinho sobre estes escândalos na Câmara? Ouvi dizer que o vereador Ruben de Carvalho tem 16 assessores. Será por causa disso? Alguém que nos esclareça, por favor.

Numerobis disse...

Pouco há a acrescentar ao que foi escrito nos comentários anteriores.

Mas da notícia retiro três frases significativas:

"Graça Fonseca disse que Gomes foi contratado por estar à altura das funções às quais foi adstrito e por ser um lugar de confiança política"

e

"O presidente da CML, António Costa, não respondeu às perguntas do PÚBLICO"

e

"O PÚBLICO perguntou ao PS ... mas não obteve resposta"

Que eles não respondam, é natural, é um procedimento já enraizado e generalizado...

Mas se o lugar é de confiança política, a última responsabilidade é sempre deles..

Anónimo disse...

o que eles mereciam era um ajuntamento silencioso dos funcionários da CML, na Praça do Município, em dia de sessão de câmara pública.
todos em silêncio. cada um trazia de casa o tacho mais velho e amolgado que por lá tenha e segurava-o na mão, silencioso.
à frente do ajuntamento, um modesto dizer: "os nossos tachos são assim."

Anónimo disse...

Honra seja feita a este blog, que após a notícia publicada, motivou a notícia do Público, e hoje a crónica referencial do JN, de Manuel António Pina - Profissão: "boy".
Ler em: http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?content_id=1713545&opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina

É uma vergonha termos de reconhecer que é a inactividade de cada um de nós, quando não participa nas eleições onde se decidem os nossos destinos e dos nossos filhos.

Alterar este estado das coisas começa pela participação cívica. Apelo à participação nas eleições para OA - Vota Lista B .