domingo, 21 de novembro de 2010

SINDICÂNCIA JÁ!!!


Perante as notícias, da última semana, publicadas no Público e no Correio da Manhã, quase que apetece gritar: SINDICÂNCIA JÁ!!!

Porque é que só os Arquitectos do Urbanismo de Lisboa foram alvo de uma sindicância interminável?

Porque é que sujaram os nossos nomes na imprensa, quando, no final, pouco ou nada encontraram?

Quando é que vão apresentar os custos e os resultados objectivos da Sindicância efectuada aos Serviços Urbanísticos da Câmara de Lisboa? Nunca...

Meus caros amigos, é tempo de exigir uma Sindicância aos Assessores e Vereadores desta Câmara! Refiro-me a todos eles: os do poder e os da oposição!

Aquilo que todos vimos (a quantidade e a forma de contratação, os valores envolvidos, as habilitações das pessoas, etc.) é de tal forma escandaloso que não tenho palavras...

E, já agora, podiam também fazer uma Sindicância aos Serviços Jurídicos desta Câmara. Há bem pouco tempo, vários dos Drs. desse Departamento exerciam a sua profissão de forma liberal, chegando mesmo a ser sócios de escritórios de Advogados, apesar de verem a quota da Ordem dos Advogados ser paga pela Câmara de Lisboa.

Mas, além disso, seria muito interessante saber, o que é que esses Serviços Jurídicos têm feito às cartas dos Arquitectos ao Sr. Presidente.

E ainda gostaríamos de saber, porque é que há já tantos meses o Sr. Provedor de Justiça aguarda a resposta do Departamento Jurídico da CML em relação à queixa apresentada pelos Arquitectos.

Uma vergonha!!! SINDICÂNCIA JÁ!!!

Afinal, quem é que tem medo da Sindicância?

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro: o que se passa no Departamento Jurídico desta CML com o aval do Senhor Presidente (sim, repito, com o aval e complacência do Presidente) é um escândalo. O Dr. António Costa escolheu para dirigir o Departamento o pior dos exemplos de conduta que alguma vez lá existiu!
Houvesse uma sindicância no DJ e poucos escapariam a um processo disciplinar! (a começar pela Directora)

Anónimo disse...

Gostava de saber quanto é que ganha um assessor da oposição (por ex. do BE) na Assembleia Municipal de Lisboa. Será que pode responder-me ou se me pode dizer onde posso obter a informação?

Sou jornalista e estou a trabalhar nesta matéria. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

Anónimo disse...

Lamento corrigi-lo, mas a sinsicância ao Urbanismo da CML não resultou em zero. 6 chefias demitidas, processos em curso...
Gosto dos seus textos, também sei muito do que se passa e não posso contar... mas não acho correcto que aqui reduza a Sindicância a uma perseguição aos Arquitectos sem resultados.

"O Arquitecto" disse...

Meu caro colega, como sabe não sou pessoa de meias palavras.
Diz-me: 6 chefias demitidas! E quantas acusadas e culpadas?

Falemos em nomes: Porque é que o colega José Guilherme Azevedo se manteve no lugar de Director de Departamento dos Projectos Estratégicos apesar da acusação de abuso de poder por parte do Ministério Público?

Porque é que esse colega saiu de Director pouco tempo antes do julgamento?

Sabe o que faz e onde está esse Arquitecto actualmente?

Sabe onde está e o que anda a fazer a antecessora do Arquitecto José Guilherme nos Projectos Estratégicos?

Meu caro colega, não sou adepto de teorias da conspiração mas não sejamos ingénuos...

Fundamentalmente, e pessoalmente, estou-me nas tintas para estas pessoas mas gostaria de ver esclarecida a questão económica: Quanto custou ou está a custar a sindicância? Qual o valor económico dos crimes descobertos? Para mim, seria fundamental conhecer estes dois valores para poder considerar positiva ou negativa a decisão da sindicância.

Como sabe, considero que foi uma mera manobra política para dominar o aparelho da gestão e planeamento urbanístico de Lisboa. Poderei estar enganado, mas ninguém, até agora, me provou o contrário. E para fundamentar esta opinião basta ver quem ocupou os lugares: todos são ex-colaboradores da Madre Superiora de Carnide!

Estou enganado?

"O Arquitecto" disse...

"Gostava de saber quanto é que ganha um assessor da oposição (por ex. do BE) na Assembleia Municipal de Lisboa."

O Jornalista deveria saber que este tipo de questões são muito delicadas e só se colocam em privado.
Para a próxima envie-me um e-mail.
Se lhe digo tudo aqui deixa de ser notícia!
Como já deve calcular não sei nada disso. Mas, se consultar os ajustes directos da Câmara de Lisboa deve encontrar alguma informação. Não será a verdadeira mas já é qualquer coisa.
Como jornalista, também pode telefonar directamente aos próprios. Estou convencido que lhe responderão de boa vontade.

Anónimo disse...

E que dizer de uma sindicância ao DAOM dos últimos anos? Quantos lambe-botas por lá passaram só para receberem o vencimento? Quanto trabalho extraordinário foi pago a quem não punha (e se calhar ainda não põe) lá os pezinhos? Quanto nepotismo e despesas sem qualquer interesse público? Mas essa sindicância jamais se fará. Porquê? Vocês sabem do que estou a falar!