segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O VENDAVAL

Ventos ciclónicos passaram por esta cidade!

E a devastação aconteceu… telhas voaram… inundações provocaram estragos nas caves e garagens dos prédios. As árvores, arrancadas pela força do vento, danificaram carros. As estufas foram destruídas. Nas ruas, a água corria calçada abaixo, bisbilhotava as lojas que encontrava, subia aos balcões, aos frigoríficos e nada deixava de pé.

Depois, vieram os balanços dos comerciantes e os prejuízos foram avultados.

É nessa hora que aparece um Secretário de Estado, o Governador Civil e a Protecção civil a prometer ajudas e linhas de crédito e outras coisas que tais aos infortunados, mas estas ajudas nunca chegam ao destino. O que importa é dar boa imagem na rádio e nas televisões …As promessas leva-as o vento.

Este acontecimento podia até ter sido agora, mas não. Isto passou-se há muito tempo atrás e as marcas do que escrevo estão visíveis, por ironia do destino, no próprio quartel dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, em Benfica. Mesmo junto ao Centro Comercial Colombo.

Com tanto dinheiro a correr nas Empresas Municipais será que não sobrou nada para colocar as chapas da cobertura do Quartel? Ou os empreiteiros já não vão em cantigas?

Foram muitas vezes escaldados!

Eu sei que a Câmara anda entretida em inventar coisas para fazer, como o orçamento participativo. Os munícipes dão ideias… toda a gente sabe…as Juntas de Freguesia são envolvidas… os jornais dão noticias, as televisões também… Esquecem-se é de olhar para o próprio umbigo.

Um perfeito Circo com palhaços e votos nas urnas. Porque é do espectáculo que o povo gosta!
Um dia destes já estou a ver o filme no "youtube" com o título:

"Telefonema do quartel dos Sapadores de Bombeiros de Benfica para os Bombeiros Voluntários da Amadora."

"- Está lá? …. É dos Bombeiros Voluntários da Amadora?
Estamos aflitos…. Entrou água na cobertura…. Está tudo inundado!.

- Donde é que fala?

- É do Quartel dos Sapadores de Benfica, Junto ao Colombo!

- Oiça!... Está a gozar comigo?

- Ó colega, não é a gozar, é mesmo a sério! Temos o quartel inundado! ... O sistema eléctrico não funciona! Os carros não andam!... a falta de verbas deixou-nos nas lonas.
Estamos encurralados no interior do Quartel com água até ao pescoço!!
E não temos alternativa senão recorrer aos Bombeiros Voluntários!
Gloglo-glooooooo!!!!

- Está lá????! Está lá???? Diga qualquer coisa!!!! Vamos já a caminho!!!!!!"

Será que o António Costa pretende que o quartel funcione como atracção turística? Tipo as Ruínas do Carmo em consequência do Terramoto de 1755.
E o quartel passa a ser a demonstração da força do vento em coberturas metálicas!

O problema é que não dá para cobrar bilhete pela visita. É que a cobertura vê-se do exterior.
Se o problema for só a falta de verbas, vendam o antigo quartel na Estrada de Benfica, junto à Escola da Quinta de Marrocos, que ainda vale bom dinheiro!

Aqui deixo a fotografia desta desgraça Municipal.
É uma imagem triste e cinzenta como a do tempo que se aproxima.

1 comentário:

Anónimo disse...

OLha a piscina do estádio Universitário, Já está neste estado? Mas também de quem é, não se esperava outro destino...ou não sabe que o projectissimo é do Arq.to Valss (assassino.
Não sei se alguma vez teve o (des)prazer de estacionar debaixo daquele Prolongamento de cobertura a atirar para o alpendre manhoso? Mas a chuva/água aumenta o caudal exponencialmente sem o desviar...caindo em cima dos desgraçados que desprevenidos estacionam debaixo daquela coisa...

a arquitecta a recibos verdes com deveres mas sem direitos