quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Revisão do PDM de Lisboa


Tive conhecimento da Boa-Nova pelo "Público": "Câmara de Lisboa aprova proposta de revisão do PDM"!

Há coisas que me tiram do sério! E, uma delas, é não chamar as coisas pelo nome!

Que notícia é esta? "Revisão do PDM"???

Por aquilo que conheço, esta proposta de PDM nada tem a ver com o PDM existente. O PDM de Lisboa, segundo aquilo que ele próprio estipulava, já devia ter sido revisto há uns anos atrás! Não o fizeram! Foram incompetentes e incapazes!

Decidiram fazer um novo PDM com outra filosofia e outros princípios completamente diferentes do PDM em vigor!

Aquilo, que se está a fazer, não é uma revisão do PDM!!!

Aquilo, que foi aprovado hoje, é um NOVO PDM PARA LISBOA, que nada tem a ver com o anterior PDM!

Fico triste! Não pela aprovação do novo PDM, antes pelo contrário... fico triste, porque tudo o que está a ser feito, a este nível, não teve a mínima participação dos Arquitectos camarários que ao longo destes últimos anos têm aplicado diariamente o PDM.

Os Arquitectos camarários foram completamente ignorados neste processo!
Os "espertos" e "inteligentes", que nunca aplicaram o PDM, é que decidiram...sem consultar aqueles que conhecem a Cidade e aplicaram o PDM diariamente durante todos estes anos.

Eu sei! Alguém irá aparecer a dizer que não! "Quem te manda a ti, Arquitecto, tocar rabecão?"
(Eu sei! Haverá alguns de nós que terão sido ouvidos. Não sei quem são, mas imagino que sejam aqueles mais servis e subservientes...aqueles que a única coisa que aprenderam na Universidade foi a abanar a cabeça na vertical...)

A minha única satisfação é que sei que a maioria dos visitantes deste Blog são exactamente os Arquitectos camarários que nunca são ouvidos e que diariamente aplicam o PDM, e são ignorados, e são desprezados, e são diminuídos, e são perseguidos, e são acusados, e são os que vão a tribunal todas as semanas responder a questões de que não são minimamente culpados...

Somos nós que conhecemos a Cidade e trabalhamos todos os dias com instrumentos de gestão urbanística que não dão resposta às necessidades desta Cidade! Mas, porque temos que ser nós, a pagar a factura de tanta incompetência política?

Até quando vamos continuar a ter medo? Até quando vamos aceitar a culpa de tudo o que está errado na gestão urbanística de Lisboa? Até quando vamos aceitar o ónus da corrupção que sistematicamente nos impõem? Até quando???

1 comentário:

rita silva disse...

Boa tarde,
gostaria de saber, como arquitectos que trabalham todos os dias com a realidade lisboeta, qual a vossa opinião sobre este tal novo PDM de lisboa. è que é dificil distinguir entre o que é real e o que é propaganda enganosa no discurso oficial...

obrigada!