domingo, 28 de novembro de 2010

Mais do mesmo...


Ao criar-se um Blog surgem-nos imensas alternativas na sua apresentação e composição. Uma delas é a gestão dos comentários.

Neste Blog, e por opção, os comentários sempre foram totalmente livres. Temos sempre a possibilidade de os eliminar posteriormente, mas até hoje, e já lá vai mais de um ano, nunca sentimos a necessidade de apagar seja o que fôr.

Já fomos duramente atacados... já nos chamaram nomes... mas, até hoje, as coisas nunca ultrapassaram o limite que levasse à eliminação de qualquer comentário. Nós não temos medo nem receio da crítica daqueles que pensam de forma diferente da nossa.
Mas, nem todos pensam como nós. Há inúmeros Blogs que na sua gestão de comentários optam pela censura prévia, ou seja, o leitor comenta e o comentário só será visível após a análise do gestor do Blog que permite a sua publicação ou não.

Este simples facto, para mim, demonstra que quem está por detrás destes Blogs não tem a frontalidade nem a abertura necessária para ouvir tudo aquilo que os outros lhe querem dizer.
Têm medo da exposição a opiniões diferentes.

(Os Blogs que visitei até hoje e em que esta censura aconteceu, nunca mais mereceram a minha visita ou atenção)

Esta conversa vem a propósito de um facto que aconteceu hoje.

O Blog da Lista B, candidata derrotada à Ordem dos Arquitectos, publicou um texto em que é feito um link para um texto publicado neste Blog que de alguma forma poderia levar a crer que "o Arquitecto da CML" era apoiante da Lista B ou da votação nas eleições da Ordem. Como tal não era verdade, fiz um comentário a tentar clarificar a nossa posição. Mas, lá apareceu a censura prévia!

Não sei se vão publicar o comentário ou não! Não sei, nem me interessa! Tal como, não me interessa nada que diga respeito à Ordem! Mas, fiquei com a sensação amarga de que, afinal, estes eram a outra face da mesma moeda...ou seja, mais do mesmo...

Porque será que têm medo de ver os comentários publicados imediatamente?

Sem comentários: