O texto que se segue pode ser encontrado na página dos recursos humanos da Câmara de Lisboa.
Nele se relata uma "Avaliação do Encontro de Dirigentes e Técnicos"!
Infelizmente sou muito distraído e nem sequer ouvi falar de tal coisa! Mas foi há pouco tempo... 8 de Outubro de 2010.
Se repararem, o texto chega mesmo a ser contraditório:
Começa por afirmar:
"Avaliação do Encontro de Dirigentes e Técnicos: O Optimismo e a criação de Equipas Poderosas!"
Para, logo a seguir dizer:
«A Divisão de Formação promoveu o I Encontro de Dirigentes de 2010 sobre o tema "O Optimismo e a criação de Equipas Poderosas".»
Afinal o encontro era de Dirigentes ou de Dirigentes e Técnicos?
O texto, as conclusões ou a mensagem, são de tal forma cínicas, ridículas e caricatas que, muito sinceramente, nem sequer merecem o meu comentário.
Mas, adorei esta frase:
"...saborear a vida e aumentar os níveis de bem-estar pessoal e profissional"
Nem queria acreditar! Foram as nossas Chefias que a escreveram!!!
É por estas e por outras que são Chefias, há tanto tempo, colocadas ilegalmente nos lugares que ocupam!
Saboreiem a vida caros chefes! Aproveitem e sejam felizes! Aumentem os vossos níveis de bem-estar pessoal e profissional!
Façam isso tudo, mas... NÃO INCOMODEM OS OUTROS!!!
Que cada um daqueles que trabalham nesta Instituição leia o texto que se segue e consiga pôr a mão na consciência e dizer se isto tem alguma coisa a ver com a realidade que se vive nos Serviços da Câmara Municipal de Lisboa.
Um último apelo:
Não se acomodem a "saborear a vida"! Não se acomodem no vosso "bem-estar pessoal ou profissional"!
Não se deixem transformar em mais um medíocre chefiado por medíocres!!!
Aqui fica o texto:
«Avaliação do Encontro de Dirigentes e Técnicos: O Optimismo e a criação de Equipas Poderosas!
Sexta, 08 de Outubro de 2010
A Divisão de Formação promoveu o I Encontro de Dirigentes de 2010 sobre o tema "O Optimismo e a criação de Equipas Poderosas".
No actual enquadramento, profundamente marcado por algum desânimo, é necessário imprimir optimismo nas pessoas e organizações. O optimismo é contagioso e constitui-se como um pressuposto que condiciona atitudes e comportamentos e que pode fazer a diferença entre viver em harmonia ou sobreviver de forma penosa. Este princípio aplica-se não só às pessoas mas também às organizações que podem ser avaliadas pelo empenho que imprimem na criação de um bom ambiente de trabalhos para os seus trabalhadores.
A iniciativa contou com elevada adesão de técnicos e dirigentes municipais, no total de 186 participantes e teve como mensagens chave que:
- "é possível mesmo em contextos profissionais stressantes, não só gerir as tensões, como "saborear a vida e aumentar os níveis de bem-estar pessoal e profissional";
- "é preciso que as pessoas acreditem que é possível crescer mesmo em tempos de recessão" partilhando valores, conhecendo os pontos fortes da organização e trabalhar em conjunto para alcançar as metas".»
4 comentários:
Independentemente do teor do texto e das suas considerações, importa dizer, em nome da objectividade: neste encontro praticamente não havia dirigentes (facto que até foi comentado pelo director dos recursos humanos), mas técnicos, sendo que, por coincidência, um arquitecto já maduro foi dos participantes mais activos e intervenientes.
Dizer mal só por dizer pode dar nisto: quem te manda a ti arquitecto tocar rabecão...
Meu caro colega, em primeiro lugar, o meu obrigado pela sua visita e comentário.
Mas, independentemente do teor do seu comentário e das suas considerações, importa dizer, em nome da objectividade que o texto que escrevi e os comentários que teci tiveram como única sustentação o texto publicado pelos Recursos Humanos, sendo que, por coincidência, sendo eu um Arquitecto desta Câmara, já maduro (diria mesmo, maduro demais), nunca tive conhecimento da realização deste Encontro que segundo os Recursos Humanos era: “...o Iº Encontro de Dirigentes de 2010”. Estarei enganado?
Nunca foi minha intenção dizer mal fosse do que fosse! Teci comentários e reflexões sobre um texto dos Recursos Humanos que considero cínico, ridículo e caricato por tentar dar uma ideia completamente diferente do ambiente que se vive nesta Câmara. Estarei enganado ou será que não posso pensar pela minha cabeça e partilhar as minhas reflexões?
Por fim, se é verdade que ninguém manda o Arquitecto tocar rabecão também não deixa de ser verdade que a festas e baptizados só vai quem é convidado. Pelos vistos, o colega foi “convidado”! Parabéns!!!
Aproveite a oportunidade, pois a reestruturação está aí e talvez ainda se arranje um lugarzito de chefia para si... por convite...
Caro Arquitecto,
1. Tive conhecimento deste encontro através de mail enviado pela minha chefia a todos os técnicos.
2. Quanto ao lugarzito... mesmo que estivesse interessado, confesso que não tenho curriculum para tal. É que, para além do cartão do cidadão e de uns cartões de débito, só o cartão de sócio do SCP me poderia valer. Mas até por aí parece que não me safo. E como nunca tive jeito para colar cartazes e me custa dobrar a espinha, vão ter que dar o lugarzito a outro. Bom nesta reestruturação era poder dizer adeus e partir. Mas esse ainda não é o meu fado!
Saudações leoninas.
Como vê, caro colega, há sempre coisas em que podemos estar de acordo!
Gostei da sua resposta e, deixe lá... mais ou menos dois em dois anos há sempre uma reestruturação... fica para a próxima.
Não tenho cartão do SCP porque sempre me recusei a alinhar em qualquer tipo de grupos, sindicatos, partidos ou clubes!
Sou simpatizante do SCP e agradeço-lhe a simpatia e boa disposição da resposta.
Foi uma resposta verdadeiramente leonina. Parabéns!
Um abraço.
Enviar um comentário