segunda-feira, 22 de março de 2010

As Confusões e Trapalhadas da Câmara de Lisboa

Já há alguns anos que a Câmara de Lisboa vive assim. Confusões e mais confusões! Trapalhadas atrás de trapalhadas!!!

Desde que, pessoas como o actual Vereador Sá Fernandes, se “interessaram” por Lisboa que não saímos disto. São só confusões e trapalhadas! Veja-se o túnel do Marquês (lá continua inacabado), veja-se o Parque Mayer (lá continua ao abandono), veja-se a Feira Popular (lá continua a mato), vejam-se os Serviços de Urbanismo da CML (lá continua a maior anarquia).

Tudo isto vem a propósito de um texto do Blog “Cidadania LX” que cita o “Público” e que podem ler aqui.

Mais uma vez uma gigantesca confusão por causa de um projecto para um edifício junto ao Largo do Rato. Aprova, não aprova, aprova novamente...revogação em revogação a Câmara dá o dito por não dito e... a Cidade vai morrendo!

Tudo isto é triste! Triste demais para ser verdade!

Sem orientação, sem objectivos, sem critérios...a Câmara vive das “cunhas” e influências, dos homens do avental e das facções e interesses políticos e económicos.

O compadrio tornou-se mais que evidente! Veja-se o caso de Saramago: Militante fanático do PC apoiou para espanto de todos nós, António Costa. Por coincidência a CML está a gastar milhões na casa dos Bicos para a instalação da sua Fundação que nem sequer ainda foi reconhecida como de interesse público!

A Câmara, segundo consta, deve muito a muita gente. Por isso pediu o máximo de empréstimos, que podia legalmente, para pagar as dívidas. Agora constatamos que a Câmara não sabe quanto deve, nem a quem!

E a confusão dos aviões? Voa, não voa, afinal vão voar no Porto e depois em Lisboa!

Confusões e mais confusões! Trapalhadas e mais trapalhadas!

António Costa afirmou insistentemente, durante a campanha eleitoral, que tinha arrumado a casa! Agora vemos que a casa continua a estar um autêntico caos! O licenciamento reparte-se por vários serviços e Direcções Municiais diferentes! Os técnicos não são formados nem informados! Não existem critérios uniformes de avaliação de projectos! A fiscalização desapareceu num atoleiro de papeis e confusões! A incúria, incompetência e desresponsabilização reina de forma esplendorosa!!!

Para esconder e ocultar tanta incompetência criam-se (e anunciam-se) Comissões atrás de Comissões! Bons costumes e outras que tais...sindicâncias e castigos...

O funcionário treme e tem medo...

O povo aprecia e corre na Ponte sobre a Ordem do Presidente eleito...

No meio deste mundo complexo de interesses obscuros todos nós cidadãos que vivemos e/ou trabalhamos em Lisboa vamos pagando a factura! Até quando?

Será que vai aparecer alguém que arrume esta casa?

Por aquilo que assisto todos os dias, não só de fora, mas principalmente dentro dos Serviços, parece-me que a tarefa vai ser praticamente impossível...ou, pelo menos, muito difícil...

2 comentários:

Anónimo disse...

Aconselhava a dar uma olhada mais atenta a esse blog cidadania lx, que é estranhamente politizado. Digo isto pois, há uns anos atrás uns colegas foram pressionados para modificar um projecto...devido às criticas desse blog. Achei bastante estranho, pois como poderia um blog pressionar chefias e até presidência a modificar um projecto que implicava avultados gastos? Existiam já versões impressas da página do blog que vinham desde a vereação ao director municipal e de departamento....Alguns meses depois, e após eleições, apercebi-me que o dito blog tinha um novo colaborador....o próprio vereador entretanto de saída!...a somar a este senhor estavam vários elementos de juventude partidária....

Parabéns pelo seu blog, que deveria, este sim obrigar a uma diferença de pensamento e conduta não só no municipio como no país!

"O Arquitecto" disse...

Obrigado, pelas suas simpáticas palavras.
Sinceramente, não acompanho muito o Blog Cidadania LX. Vou tentar dar uma vista de olhos para perceber melhor aquilo que me diz.
Mas, o tempo não estica e... a coisa não está fácil.
Um abraço do "Arquitecto".