quinta-feira, 18 de março de 2010

“Reflexões de um Geronte”

Já há algum tempo que tinha tido conhecimento deste texto, contudo tinha decidido não o publicar porque poderia ser mal interpretado por alguns dos visitantes deste Blog.

Porém vivi agora uma situação que me levou a mudar de opinião.

E a situação é esta: a minha mãe tem estado a sofrer imenso devido à chamada “dor ciática”! Acompanhada pela médica de família não tem sentido grandes melhoras. Este facto levou-me a falar com um médico amigo que além de alterar a medicação aconselhou a realização imediata de uma “ressonância” de forma a identificar a origem do problema. Nesse mesmo dia a minha mãe desesperada com dores recorreu às Urgências do Hospital de S. José onde depois de várias horas a médica lhe disse que era urgente a realização de uma “ressonância”!

No dia seguinte, a minha mãe dirigiu-se à médica de família solicitando aquilo que a médica do Hospital lhe tinha dito: a realização de uma ressonância! E a resposta que obteve foi a de que não estava autorizada a passar ressonâncias!

Esta visão economicista da saúde provocou-me alguma revolta e lembrou-me este texto publicado na Revista da Ordem dos Médicos em Outubro/Novembro de 2009.

O texto parece exagerado mas se calhar não é assim tão exagerado...

(Clicando na imagem obtém uma ampliação legível)


Sem comentários: