segunda-feira, 1 de março de 2010

O Centenário da República


Pensei bastante, antes de escrever este texto! Sei que pode ser polémico mas, afinal, é aquilo que eu penso!
Porquê tanta festa no Centenário da República?
O País encontra-se à beira da banca rota e os nossos governantes fazem questão na exaltação do Centenário da República! A Câmara de Lisboa que se encontra económica e tecnicamente falida segue o mesmo rumo! Porquê? Não consigo perceber!
Eu não sou monárquico, nem nunca fui, mas não consigo perceber o porquê desta masturbação republicana!
Afinal de contas, vendo bem as coisas...o que deu a República a este País?
Em Outubro de 1910 de forma revolucionária e violenta é implantada a República!
De 5 de Outubro de 1910 a 28 de Maio de 1926 o país viveu a 1ª República! 16 anos de confusão, assassínios, lutas, golpes e contra golpes que levaram o país ao caos e à banca rota! Neste período de dezasseis anos o país teve oito Presidentes:
Manuel de Arriaga; Teófilo Braga; Bernardino Machado; Sidónio Pais; João de Canto e Castro; António José de Almeida; Manuel Teixeira Gomes e novamente Bernardino Machado.
A 28 de Maio de 1926 Gomes da Costa revolta-se, toma conta do poder e abre a porta à entrada, em 1928, de Salazar, que manteve o País em Ditadura durante mais de quarenta anos...
A 25 de Abril de 1974, mais uma vez, os militares acabam com o regime fascista de forma revolucionária e implantam o regime em que nós vivemos depois de vários anos de confusão que levaram, mais uma vez, o país à ruína económica.
O país "estabilizou" a partir dos anos 80, com a entrada na Comunidade Europeia e...passados alguns anos, encontra-se, novamente, confrontado com a eminência da ruína económica.
Não sei! Mas será que perante este historial, reduzidíssimo, do último século, haverá tantos motivos para festejarmos o Centenário da República?
Duvido...tenho sérias duvidas que a realidade actual fosse pior se sempre tivéssemos vivido em Monarquia.

1 comentário:

Numerobis disse...

Nem república, nem monarquia!
Isto só lá vai voltando ao regime das galeras..
Sem chicote não há produção!!!