terça-feira, 30 de junho de 2009

FUI À BRUXA


Fui à bruxa, lá prós lados de Campolide, na Rua Conde das Antas, num rés-do-chão, muito húmido, com cortinados nas janelas e nas portas, velas, altares, santinhos por todos os cantos e fotografias nas paredes, a agradecer o salvamento das maleitas deste mundo.

Quis saber, quem vai ser o futuro Presidente da Câmara de Lisboa.

A vidente, uma senhora idosa, levou-me para uma sala interior, escura.

Num dos móveis velhos tinha diversas velas acesas, fruto de alguma promessa.

Debruçada sobre a sua secretária, com a bola de cristal, mandou-me sentar em frente e começou a divagar sobre a minha pessoa.

- Vejo aqui na minha bola de cristal…que costuma ter dores de barriga e muitos gases?
- Sim é verdade.

- E dores nas costas e azia.
- Sim realmente tenho dores nas costas especialmente quando estou muito tempo de pé e azia quando bebo uns copos.

- Vejo também aqui, na boa de cristal, que tem frequentemente dores de cabeça.
- É verdade, de vez enquanto tenho dores de cabeça.

- Vejo ainda que a sua vida amorosa está doente, uma espada está cravada no seu coração, morre de amores por alguém mas não é correspondido.
- Sim, realmente fui casado, mas agora estou divorciado e a minha vida amorosa já teve melhores dias.

- Mas, agora vejo uma mulher vestida de branco, como um anjo, que o leva direito ao altar, mas cuidado!... Tem uma faca escondida no vestido… ela afinal representa a traição.
-Eu não pretendo casar outra vez… (vim para aqui por brincadeira e agora já estava a tremer, que nem varas verdes, eu nem acredito nestas coisas…mas que palerma, em me ter metido nesta brincadeira)

- Alguém que lhe quer mal, lançou-lhe mau olhado…tenho que fazer uma reza e benze-lo com uma mistura de azeite, pelo de macaco, ramo de alho queimado, pelo de gato, gafanhotos saltitões, dente de alho e rabos de sardaniscas.

E lá começou uma ladainha:

- "Sarapico… carrapito, tira daqui o bico…olho de cobra…olho de boi…
Arreda Satanás …cruz canhoto… arreda lá para trás……………………………"

Depois do mau-olhado continuou:

- Vejo um futuro muito negro, vejo um mendigo a pedir esmola, à porta de uma igreja … e uma quantidade de notas andam no ar…desespera, mas não consegue lá chegar e elas voam…voam para bem longe. Agora moedas correm ladeira abaixo, vai atrás delas e só consegue apanhar uma moeda, das mais pequenas.

- E quem vai ser o Presidente da Câmara? Consegue dizer-me?
- Vejo uma pessoa muito bem vestida, com fato e gravata, que fala muito bem, que leva todos no coração, rodeado de uma multidão de pessoas todas cegas. As pessoas andam ás apalpadelas e levam o presidente ao colo. Batem com a cabeça nas paredes. Pisam os calcanhares uns dos outros.

- Mas quem é o Presidente? É o Santana Lopes? É o António Costa? É a Helena Roseta?
- Vejo, uma nuvem muito escura, aproximar-se de Lisboa… os pássaros fogem em bandos da cidade… até os cães desatam numa correria direitos a Odivelas, Loures e Amadora. Os gatos lançam-se desesperados ao Tejo. A tempestade vai cair sobre a cidade… um vendaval, raios, faíscas e mais faíscas. As pessoas estão magras, com má cara e descontentes. Os funcionários andam em volta do edifício dos Paços de Concelho com bandeiras pretas e com cartazes a dizer:

"Queremos trabalhar"

"A Câmara é nossa".

Na porta da Câmara, vejo um letreiro que diz:

"Fechado para balanço"

E outro ainda mais abaixo:

"Esta casa e todo o seu recheio foi penhorada por dívidas ao BES"

Os cofres da Câmara foram arrombados, as portas estão abertas e papéis esvoaçam do interior dos cofres, mas dinheiro nem cheirá-lo.

- Mas quem vai ser o Presidente da Câmara? Perguntava eu insistentemente.

Lá tive que pagar 50€ pela informação e pela consulta.
A Vidente, não me deu autorização a divulgar o nome do Presidente, a menos que me paguem o dinheiro da consulta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bela história, infelizmente não tem fim feliz.

Qualquer que seja o presidente será mais um desastre para Lisboa.

Numerobis disse...

Ó Galego, deixaste-me com água na boca!
Vou propor que se faça uma colecta para te pagar a consulta.
Tenho de saber quem vai ser o próximo Governador de Província, para instruir Alfamix quanto à táctica subversiva a adoptar!