quarta-feira, 24 de junho de 2009

A LIMPEZA GERAL


Chegaram as empregadas da firma " Servilimpe", ás 5 da manhã, daquela 2ª feira, para procederem à limpeza do edifício, como era habitual, distribuídas por andares com os seus carrinhos tipo chá, café ou laranjada, panos do pó, esfregonas, baldes, enfim, tudo o necessário para engrandecer a firma de limpeza e pôr a brilhar tudo o que lhes passasse pela frente.

Os Vereadores estavam instalados, temporariamente, neste edifício da Rua do Ouro (Caixa Geral de Depósitos), enquanto as obras dos Paços de Concelho decorriam em consequência do incêndio, pelo que mais do que nunca era preciso mostrar brio e profissionalismo.
Espantoso!....O que é que aconteceu neste Gabinete? … Os móveis?... A carpete?...Os quadros? Isto não era assim!

Correu corredor fora, desceu as escadas e foi falar com a supervisora.

-D. Elvira! D. Elvira! Venha cá depressa…
-O que aconteceu rapariga? …viste algum bicho?...E sem dizer palavra pegou na mão da supervisora e levou-a ao gabinete… Olhe bem para este gabinete! …Esta abriu a boca de espanto e… fechou a porta dizendo:
- Aqui não entra ninguém!

Os móveis antigos, em pau-preto, todos torneados do Sec. XIX com puxadores dourados, originais, pertencentes às salas dos Vereadores nos Paços de Concelho, tinham desaparecido daquele gabinete e sido substituídos por outros tipo "IKEA".

As carpetes e os quadros também tiveram a mesma sorte, foram substituídos por outros comprados nalguma feira de ciganos ou armazém de qualidade duvidosa.
Pelas 8,30h da manhã chegou a responsável pelo Almoxarifado que foi posta ao corrente da situação.

Guardou as Chaves no bolso e ligou para a Polícia Judiciária, porque um crime daqueles tinha de ser investigado, e sendo ela a responsável pelo móveis, não poderia deixar impune este desfalque do Património Mobiliário Municipal.
Deixou indicação ao porteiro para quando a Sra. Vereadora chegar que a avisassem de imediato.

Muito embora tivesse sido pedido segredo dos acontecimentos, o facto é que a novidade se tinha espalhado, em surdina, por todo o edifício.

Quando a Vereadora chegou foi abordada pela responsável do Almoxarifado e… espantoso!
A Vereadora ficou indignada!

-Chamaram a Polícia Judiciária? Mas que disparate!... Quem deu autorização? ... Quem manda aqui?

E começou a dar raspanetes a torto e a direito!...

-Não deviam fazer isso sem me avisar! Eu é que mando! Eu é que decido o que deve ser feito. Eu! Fui eleita pelo Povo!...Percebeu?
- Sim Senhora Vereadora, percebi….Mas a responsável pelos móveis sou eu! E sou eu que tenho que prestar contas pelo seu desaparecimento. Estes móveis fazem parte do Património Municipal e eles têm que aparecer custe o que custar!

- O meu ordenado não chega, para as despesas de casa, quanto mais para pagar moveis daquele valor e roubados por outros!

- Dê-me a chave do meu gabinete. Solicitou a Vereadora

- Faça favor…Mas alerto que a responsabilidade é sua… e a destruição de provas é crime!
Depois de acalmada a contenda a Vereadora esclareceu … Os móveis não foram roubados por ninguém, fui eu que os mandei por no meu escritório particular nas Avenidas…É que ficam lá tão bem... E um silêncio sepulcral ficou naquela sala…. E agora?

A Almoxarifado, armou-se em padeira de Aljubarrota defensora dos móveis do Património Municipal e bateu o pé … Não queria responsabilidades ou eles regressavam ou então iria fazer uma exposição a justificar o seu desaparecimento…que iria ser desagradável para a Sra. Vereadora...E não admitia trocas daquela natureza!

Contrariada, lá teve que devolver os móveis, os quadros … quanto às carpetes disse:
- Como estavam velhas e rasgadas achei por bem deitá-las fora…já não estão na minha posse!
Propondo-se oferecer à Câmara as outras compradas nos armazéns do Conde Barão ou feira dos ciganos.

Eu não sei… mas já ouvi dizer que as carpetes estão dependuradas numa das paredes do seu escritório. Eu até já me ofereci, como empregado, a uma empresa de ar condicionado, para ir a esse escritório confirmar a existência das carpetes.

Há políticos que gostam de expor e demonstrar a sua habilidade e artimanha.
São os políticos da nossa cidade…

Não merecemos melhor!

Abençoada mulher do Almoxarifado a quem presto a minha homenagem!

2 comentários:

Numerobis disse...

Ó Galego, mas que história das arábias!!!
Ofereço-me para ir contigo ao escritório da senhora ver se as carpetes lá estão...
Até podemos ir disfarçados de Alfamix e Mourarix, e levamos o Carpex...

Anónimo disse...

A situação descrita é um crime de apropriação de bens públicos!
Onde está o Ministério Público?
Ainda não prescreveu e como tal denunciem a situação à P.J. Há testemunhas e a opinião píblica vai querer saber...

óbelix