segunda-feira, 22 de junho de 2009

O HOMEM DO CHIP


Eu tenho um amigo, que dizia ter sido raptado por extra terrestres e que lhe colocaram um chip na cabeça.
Faltava frequentemente ao emprego e dizia que a causa era as perturbações que o chip lhe causava.

Escreveu cartas ao Presidente da Republica, ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da Câmara.
Nessas cartas solicitou a todos umas indemnização de milhares de contos (no tempo dos escudo), porque tinha o tal chip…que ouvia vozes dos extra terrestres…mais as vozes dos chefes e dos vereadores e assessores…que não o deixavam descansar quer de dia quer de noite…provocavam-lhe dores de cabeça e muitas perturbações…e por isto e mais aquilo…enfim, um rol de razões a justificar a indemnização.

Todas as cartas tiveram resposta e ele exibia-as com orgulho convicto de que a indemnização iria chegar mais tarde ou mais cedo. Essas cartas de resposta trazia-as religiosamente na carteira, sujas e rasgadas nas dobras de tanto as abrir e fechar.
Um dia, tive curiosidade em ler as cartas, até parece que tinham sido copiadas umas das outras, embora com ligeiras diferenças todas continham a mesma ideia chave.

"Caro Cidadão
Compreendemos os motivos da sua estimada carta, lamentando de imediato o sucedido, o assunto foi analisado com todo o respeito e atenção… (e terminavam da mesma forma) … Vai ser encaminhado para os serviços competentes a fim de solucionarem o seu caso.
Com os melhores cumprimentos
F………."

Eu fiquei a pensar, qual será o serviço público que tem capacidade e competência para resolver um assunto destes? Para onde terá sido enviada a carta?
- Para o Departamento de informática?
- Para uma Junta médica?
- Para o Hospital de Neurocirurgia?
- Para o Hospital Miguel Bombarda?
Até poderá ser um assunto de Estado e poderá ser enviada para o Ministérios dos Negócios Estrangeiros ou do Exército?
Ou então para o Tribunal da Comarca
Ou ainda para os Serviços Sociais ou Junta de freguesia, sei lá!

Isto é um assunto deveras complicado e sem solução à vista, se eu trabalhasse na entidade, onde uma carta destas viesse parar, o que queria era ver-me livre dela. Enviava logo para outro serviço, cartas dessas são como bombas, podem rebentar nas mãos de quem as tem. E ter que aturar um maluco que escreve estas coisas é complicado.

E depois tem um pagamento!... E pagar é coisa que o Estado não gosta, tudo tem que ser bem justificado…com recibo e descontos na fonte…acrescido de IVA.

- Já foste ao médico? Perguntava eu com insistência.
- Sim dizem que é uma doença esquisita….Camarite municipalissima aguda.
- Uma doença dessas não tem cura. Retorqui eu.

Mas ele continuava com a história do CHIP e a contar a história a este e aquele.

Recentemente encontrei o meu amigo no Centro Comercial Vasco da Gama, junto à minha casa na zona dos Olivais Norte.
Bem vestido, sapato de vela, roupa desportiva do "Quebra-Mar" perfume Montblanc e com uma companhia de se tirar o chapéu!

- Galego! Dá cá um grande abraço! Apresento-te a Fáfá . Tenho grandes novidades! Tu nem vais acreditar!?.
-Tiraram-te o CHIP?
- Não…nada disso…acabei de receber três indemnizações por causa do CHIP (milhões de euros) Vamos fazer um cruzeiro (olhando para a beldade) até às Ilhas Fiji.
Fiquei boquiaberto! Eu, que trabalhei a vida inteira, mal tenho dinheiro para comer e pagar a pensão de alimentos dos meus filhos e este fulano com um golpe de génio tem o futuro assegurado!
Fomos beber umas imperiais num bar do Centro Comercial e lá me foi contando como tudo aconteceu:
- Isto aconteceu graças ao SIMPLEX, e ao SIADAP que põem os contratados do Estado a limpar todos os processos antigos, e pegaram nas minhas cartas e processaram os pagamentos. Melhor ainda depositaram na minha conta por transferência Bancária. Um descanso!
- Eu dou razão ao Sócrates O Estado funciona mesmo bem!
- Olha rapaz! Espero que gozes bem o dinheiro! Diverte-te!

Despedimo-nos com um forte abraço. Aproveitei e abracei aquela brasa, ainda com os peitos em ponta, que até despertou a juventude que há em mim! Juro que até fiquei com ciúmes do meu amigo.
Passado algum tempo, recebi um postal do meu amigo.

"Caro Galego,
O cruzeiro fez escala nas lhas Caimão, de onde me encontro a escrever este postal. Depositei o dinheiro numa offshore, fiz o mesmo que os fulanos que se abotoaram com o dinheiro da aprovação do Freeport. Não tem nada que saber! Se a mãe do Sócrates tem uma conta destas, eu também não lhe fico atrás.
Temos que aprender com os nossos políticos. Olha o Dias Loureiro! E o Cadilhe!
A minha amiga recebeu um convite para ir à Campanha do Santana para a Câmara. Prometeram-lhe um lugar de assessora para as festas de casamento do Santo António e não quis perder…vai ganhar mais do que o Vítor Constâncio. E se o Santana ganhar, prepara-te! É desta que a Câmara vai à falência.
PS: ela tem um fraco por ti vê se a encontras na campanha e aproveita"

E eu sempre pensei que este fulano era maluco, mas afinal maluco sou eu que já tenho a cabeça à roda com a tal Fáfá. Vou ter que agarrar numa bandeira e ir atrás dela. Eu que até sou do Bloco de Esquerda. As coisas que um homem faz por uma mulher. Grito pelo Santana com uma mão e com a outra faço figas atrás das costas!

E ao abrir a caixa do correio encontro novo postal, das ilhas Fiji, uma praia deserta, com palmeiras e em primeiro plano uma morena com chapéu de palha na cabeça.

"Caro Galego!
Depois da Fáfá me abandonar, até pensei que o cruzeiro se podesse tornar enfadonho. Mas afinal o mundo é pequeno, encontrei uns colegas lá da Câmara de Lisboa, do Serviço GEBALOS ou GEBALES ou coisa assim parecida é que não conseguem prenunciar o nome sem se desmancharem a rir. Não percebo. Tenho pena de que não estejas cá também. Temo-nos divertido à grande e à Francesa…é caviar…é champanhe francês …é marisco…grandes farras e bebedeiras de caixão à cova. Faz lembrar a nossa juventude. Têm uns cartões dourados lá do serviço, que ainda não foram cancelados. Nem a Maria José Morgado sonha!
As ilhas Fiji são um espectáculo já corremos as ilhas todas. Têm nomes bem engraçados estas ilhas…è Matacu, Vanua Levu, Kandavu, quando estamos com os copos começamos a dizer uns aos outros …Vai à ilha do Matacu! é só rir! Deve ter sido descoberta pelos Portugueses! Com estes nomes só pode.
Um grande abraço"

Hoje tinha a PJ à porta, até tremi. Queres ver que a sindicância ainda mexe! Queres ver que inventaram alguma coisa a meu respeito? É que eu até já ouvi dizer que a policia até põe droga nos bolsos para nos incriminar! Eu já acredito em tudo.

Mas afinal andam à procura do meu amigo! Fizeram o cruzamento de dados e agora, o meu amigo, tem de devolver a massa toda.

- Eu conheço esse senhor, é meu amigo, mas já não o vejo há muito tempo, deve ter ido para a terra. É de uma aldeia de Trás os Montes.

Não tenho meio de o avisar o melhor é continuar em terras do oriente.

Lá diz o ditado " O sol quando nasce é para todos mas a lua é só para quem a merece"

2 comentários:

"O Arquitecto" disse...

Ó Galego, tu tens cada amigo?
Que história vais contar de mim?
Já estou com medo...não fales do meu casamento...por favor.

Anónimo disse...

Eu também gostava de ter um bocadinho da lua.
Mas não jogo no totoloto nem no Euromilhões.
O melhor é continuar a sonhar que os extraterrestres me ponham um chip igual ao do amigo do Galego