segunda-feira, 8 de junho de 2009

A Legitimidade Democrática

Estive a assistir à divulgação dos resultados das eleições para o Parlamento Europeu!

Fiquei triste... O meu partido não ganhou! Que chatice...

Todas as semanas fico triste. Nunca mais me sai o Euromilhões! Nesta fiquei duplamente triste: Não me saiu o Euromilhões e o meu partido não ganhou as eleições europeias! Que chatice....

Estou triste porque houve mais de 60% dos portugueses que disseram que se estão nas tintas para a Europa e para este tipo de política. É um escândalo!

Todos dizem que este nível de abstenção é escandaloso. Já há quem peça o voto obrigatório!

Contudo, a realidade da Arquitectura é bem pior do que a da política europeia.

Eu estou a falar do escândalo que é a Ordem dos Arquitectos ter tido 86,7% de abstenção nas eleições para os seus órgãos sociais, e ninguém questionar o porquê dessa abstenção.

Em que planeta...em que democracia...é aceitável que 13,3% de profissionais submetam e determinem o exercício profissional de toda uma classe profissional à sua vontade, e aos seus delírios intelectuais?

Alguém me pode responder?

1 comentário:

Numerobis disse...

Caro Arquitecto, penso que como nos vamos habituando já à escravatura, o melhor seria aplicar o conceito em toda a sua plenitude, e tornar o voto obrigatório, como começa a discutir-se em alguns países.
Mas para já, e para evitar situações como a que descreves, seria de adoptar um critério semelhante a alguns referendos: se não houver uma percentagem mínima de votantes, a eleição não é válida!