segunda-feira, 8 de junho de 2009

"O Deputado" está vivo

É verdade, o nosso ex-colaborador "O Deputado" despediu-se e foi-se embora. Na altura, ninguém percebeu muito bem porquê. Mas...aqui está a explicação! Subiu na vida. Ele foi para Euro-Deputado lá para Bruxelas ou Estrasburgo.

Escreveu-me um mail com autorização para publicação.

Dou-lhe as boas vindas aproveitando para transcrever o seu mail.

O português é mesmo assim...vai para fora mas o coração fica sempre cá.

Um abraço do "Arquitecto" e escreva sempre que quiser.

"Meu Caro Colega.

Apesar de exercer, agora, a minha lide parlamentar em Bruxelas e Estrasburgo, gostava de partilhar, com o meu amigo, a notícia que me endereçaram dessa bela Cidade Europeia, cujas movimentações políticas e eleitoralistas converteram essa grande Praça da Europa, local de banhos semanais, de assassinatos, de revoluções e até de parque de estacionamento, numa alteração com cerca de 36000,00m2.

O facto meu Caro…

É que a história e a identidade dessa maravilhosa cidade, não é autentificada por indivíduos que hoje ocupam lugares cimeiros do panorama autárquico, e muito menos por indivíduos que consideram que valorizar essa grande superfície é por si só, e de uma forma gratuita e fortuita, retratar o padrão de rotas marítimas inspirado na cartografia portuguesa do tempo dos Descobrimentos.

E ainda bem, meu caro, que…

"O Igespar deu parecer negativo ao projecto do Bruno Soares para o Terreiro do Paço

05.06.2009 - Alexandra Prado Coelho

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) deu um parecer negativo ao estudo prévio para o Terreiro do Paço, em Lisboa, elaborado pelo arquitecto Bruno Soares, revelou hoje ao PÚBLICO o director do Igespar, Elísio Summavielle.

As objecções do Conselho Consultivo do Igespar, comunicadas terça-feira à Sociedade Frente Tejo, responsável pela obra, baseiam-se em "aspectos formais, sobretudo de impacto visual, a arrumação da placa central, o enquadramento da estátua", explicou Summavielle e não às propostas de Bruno Soares para "a organização do trânsito e a topografia".

O director do Igespar lembra, contudo, que se trata de um estudo prévio e que, numa próxima fase, o arquitecto deverá apresentar o ante-projecto, que será também analisado e objecto de novo parecer.

Num artigo intitulado "Terreiro do Paço é excepção?", publicado hoje no semanário Sol, Pedro Santana Lopes, candidato à Câmara de Lisboa, considerou "inadmissível" o que dizia ser a ausência de pareceres do Igespar relativamente ao Terreiro do Paço. "Chegou-se ao desplante de o vereador do Urbanismo responder aos jornalistas, com a obra já a decorrer, que 'um dia destes o Conselho Consultivo do Igespar há-de pronunciar-se...", escreve Santana Lopes. E continua: "Então agora é assim? A obra vai por aí fora, os contratos vão-se fazendo e ninguém impõe o cumprimento da lei?".

Uma das críticas mais insistentes durante a sessão na Ordem dos Arquitectos teve a ver com o facto de não ter existido concurso público para a obra no Terreiro do Paço, que foi confiada pela Sociedade Frente Tejo a Bruno Soares.
No seu texto, Santana Lopes toca num outro ponto, considerando "uma aberração política e jurídica" o facto de "ser uma sociedade do Estado [a Frente Tejo], sem qualquer participação da Câmara, a fazer tudo isto em Lisboa".

Concretizando, meu caro

Não me parece que a questão da sustentabilidade como critério nas adjudicações públicas, sendo fundamental a integração de objectivos ambientais e sociais nos concursos e contratos públicos, seja benefício valorizado nesta tamanha pretensão.

O eurodeputadodacml em Bruxelas e também em Estrasburgo sem passar pelo Luxemburgo."

2 comentários:

O Galego disse...

É com prazer que dou as boas vindas ao regresso do Deputado agora Eurodeputado. Parabéns pela promoção!
Pois é, o Santana diz destas coisas:
"cumpra-se de acordo com a lei" o pior são os telefonemas e as pressões por trás para a não cumprir.

Anónimo disse...

Muito bem Sr. Deputado.
Acontece que se está a esquecer do lema que vigora actualmente na CML, ou seja, do Sr. Vereador que é o seguinte:
Para os meus amigos - Tudo
Para os meus inimigos - Nada
Para os outros - Cumpra-se a lei!